REGULAMENTO DO CIRCUITO ATJ DE TENIS
CAPÍTULO I - OS OBJETIVOS
Art. 1º. Os eventos de tênis de campo têm por finalidade incentivar a prática do esporte, promover a confraternização e a integração entre os tenistas, além de contribuir para o aprimoramento da qualidade individual e coletiva do tênis de campo praticado no clube.
CAPÍTULO II - O CIRCUITO
Art. 2º. O circuito interno de tênis de campo, levando o nome do patrocinador master, será disputado em 4 (quatro) etapas anuais, além da Etapa Master.
Art. 3º. Os tenistas deverão proceder a inscrição no Aplicativo LetzPlay, realizando o pagamento na mesma plataforma no prazo de 5 (cinco) dias antes do início de cada etapa.
Parágrafo único. Os tenistas poderão participar de uma única classe.
Art. 4º. Para que uma etapa do circuito seja realizada, o número mínimo de participantes por classe deverá ser de 3 (três) tenistas na Classe.
Seção I - A Forma e o Sistema de Disputa
Art. 5º. Todas as partidas do circuito serão disputadas no formato melhor de 3 (três) sets, sem vantagem, sendo que o terceiro set será um match tie-break (até 10 pontos).
Parágrafo único. Em caso de chuva ou qualquer outro fator que impossibilite a utilização de todas as quadras designadas para o torneio, bem como o excessivo atraso das partidas, a direção do torneio poderá optar pelo início dos set’s com o placar de 2x2, com exceção do terceiro set (match tie-brake).
Art. 6º. Para definição dos cabeças de chave, considerar-se-á o ranking e pontuação obtida no circuito.
Seção II - Categorias
Art. 7º. Na primeira inscrição do jogador, caberá a ele indicar a sua categoria/nível de jogo, dentre as seguintes categorias:
• 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Classe Masculino;
• 1ª, 2ª e 3ª Classe Feminino;
• 1ª e 2ª Classe Senior Masculino (acima de 50 anos)
• 1ª e 2ª Classe Infantil (até 12 anos).
Art. 8º. A ascensão de categoria, verificada ao final do circuito, será procedida da seguinte forma:
• Da 5ª Classe para a 4ª Classe: Ascendem todos;
• Da 4ª Classe para a 3ª Classe: Ascendem os 06 (seis) melhores colocados no ranking;
• Da 3ª Classe para a 2ª Classe: Ascendem os 04 (quatro) melhores colocados no ranking;
• Da 2ª Classe para a 1ª Classe: Ascendem os 02 (dois) melhores colocados no ranking;
Art. 9º. Eventual pedido de ascensão, além das hipóteses supracitadas, deverá ser encaminhado para a direção do circuito, que irá analisar a situação, pautada no nível técnico e eventual desconexão entre a atual classe do tenista.
Parágrafo único. Requerimento de rebaixamento ou manutenção de classe poderá ser solicitado pelos jogadores à direção do circuito, que deliberará sobre o assunto.
Seção III - A Chave Principal
Art. 10º. Os jogos serão realizados no sistema eliminatório, sendo que chave principal será disputada da seguinte forma:
I. Os confrontos da primeira rodada serão sorteados via Aplicativo.
II. Serão cabeças de chave os tenistas mais bem colocados no ranking do circuito, cuja quantidade será determinada pela direção do torneio, atentando-se ao número de inscritos. Para a primeira etapa, utilizar-se-á a posição do ranking do ano anterior.
III. Os cabeças de chave n. 1 (um) e 2 (dois) terão suas posições fixas na chave.
IV. Os demais cabeças de chave terão suas posições sorteadas entre eles (3/4, 5/6, etc.), salvo quando, em razão de avanço automático (bye), algum levar vantagem sobre o outro, caso em que o primeiro prevalecerá sobre o segundo.
Parágrafo único. Havendo número inferior a 5 (cinco) jogadores inscritos na Classe, os jogos serão disputados no sistema round-robin.
CAPÍTULO III — O RANKING ANUAL
Art. 11. A pontuação para as etapas do circuito será a seguinte:
• Campeão: 180 pontos
• Vice-campeão: 90 pontos
• Eliminado nas semi-finais: 45 pontos
• Eliminado nas quartas de final: 25 pontos
• Eliminado nas oitavas de final: 15 pontos
• Eliminado na rodada anterior às oitavas de final: 5 pontos
§1º. O tenista que avançar em razão de W.O. (walkover) e for eliminado do torneio sem vencer nenhuma partida subsequente receberá os pontos da rodada anterior.
§2º. O tenista que se inscrever no torneio e não jogar nenhuma partida, independentemente do motivo, não receberá nenhum ponto.
Art. 12. Caso a etapa seja realizada no sistema round-robin, em razão da hipótese do art. 10º, parágrafo único, a etapa será bonificada da seguinte forma:
• Campeão: 180 pontos
• Vice-campeão: 90 pontos
• Eliminação da fase de grupos: 45
Art. 13. O ranking anual contabilizará a pontuação das etapas do circuito realizadas e zerado no início de cada ano.
Art. 14. Sempre que algum tenista for promovido à classe superior durante o circuito, por critério técnico e devidamente autorizado pela ATJ, não levará consigo os pontos conquistados até então.
Art. 15. Em caso de igualdade na pontuação do ranking, são critérios de desempate:
I. Mais títulos de torneios;
II. Mais vice-campeonatos;
III. Mais aparições em semifinais;
IV. Mais aparições em quartas de final;
V. Mais aparições na eliminatória entre as quartas e as oitavas;
VI. Mais aparições em oitavas de final;
VII. Mais participações nos torneios;
VIII. Mais idade.
CAPÍTULO IV - ETAPA MASTER
Art. 16. A ETAPA MASTER será disputada após a quarta etapa, entre os 6 (seis) tenistas mais bem colocados do ranking interno de cada classe, da seguinte forma:
I. A forma de disputa será round robin, com duas chaves de três jogadores, classificando o primeiro de cada grupo para definição do campeão.
II. Serão cabeças de chave os 2 (dois) tenistas mais bem colocados do ranking interno.
III. Havendo indisponibilidade de um ou mais jogadores aptos à disputa, serão convocados os ranqueados subsequentes para a disputa.
IV. O campeão da ETAPA MASTER será bonificado com 360 pontos; o vice-campeão com 180 pontos; e os jogadores eliminados na fase de grupo receberão 90 pontos.
Parágrafo único. Os critérios de desempate para classificação na fase de grupo serão definidos antecipadamente no aplicativo LetzPlay.
CAPÍTULO IV - DISCIPLINA, INFRAÇÕES E PENALIDADES
Art. 17. A arbitragem do torneio ficará a cargo de um Arbitro Geral, a ser definido pela organização do torneio.
Parágrafo único. O Árbitro Geral, é a Autoridade Máxima competente para a direção da parte técnica e tem o direito de intervir (estando ou não dentro de quadra) em qualquer partida.
Art. 18. Constituem-se em infrações disciplinares passiveis de penalidade:
I. Não observar o silêncio durante as disputas ou praticar qualquer ato que possa perturbar o andamento das partidas ou a concentração dos atletas;
II. Proferir palavras de baixo calão, com ou sem o propósito de ofender terceiros;
III. Ofender moral ou fisicamente quaisquer pessoas nas dependências do clube;
IV. Praticar vandalismo que venha a causar danos às quadras ou qualquer patrimônio do clube;
V. Ocultar, simular, fraudar ou falsear a contagem de pontos da partida em prejuízo do adversário ou em conluio com este, para prejudicar outros companheiros;
V. Lançar raquete ou bola em qualquer direção de forma acintosa;
VI. Menosprezar o adversário;
Art. 19. As penalidades serão aplicadas como segue:
I. 1ª violação: advertência;
II. 2ª violação: perda do ponto;
III. 3ª violação: perda do game;
IV. A partir da 4ª violação, ficará a critério do árbitro se continua penalizando com perda de games ou com a desclassificação do tenista faltoso.
§1º. A possibilidade de uma desclassificação imediata, em caso de grave violação do Código de Conduta continua a critério do Árbitro Geral, que decidirá quando a falta é passível de desclassificação.
§2º. A gravidade das infrações poderá impedir o tenista de novas inscrições em Torneios da ATJ.
CAPÍTULO V - DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 20. A tolerância para o atraso das partidas ser á de 10 (dez) minutos. Após esse período, o tenista que não comparecer ao local do jogo será declarado perdedor por walkover — WO.
Art. 21. Ao inscrever-se cada participante cederá o direito à organização para desenvolver e executar ações como a divulgação de notícias, fotos para serem inseridas no site da ATJ e outras mídias de divulgação que sejam associadas à ATJ e aos patrocinadores.
Art. 22. Naquilo que este regulamento for omisso, caberá às normas da FCT – Federação Catarinense de Tenis, Código de Conduta e Ética da CBT e, se necessário, à deliberação da Presidência da Associação.
Jaraguá do Sul, março de 2024.