Regulamento do Torneio
Categorias:
B, C, D e 70+ (Feminina, Masculina)
B, C e D (Mista)
ATENÇÃO:
- Os jogos das categorias 70+ (feminino e masculino) serão realizados na quinta-feira dia 23/05/2024;
- Os jogos das categorias D (masculina e feminina) serão realizados na sexta-feira dia 24/05/2024;
- Os jogos das categorias B e C (masculina e feminina) serão realizados no sabado dia 25/05/2024;
- Os jogos das categorias mista (B, C e D) serão realizados no domingo dia 26/05/2024;
VALOR DE INSCRIÇÃO
Primeira Categoria R$100,00
Segunda Categoria R$30,00
Terceira Categoria R$30,00
O reembolso das inscrições só sera realizado antes do sorteio dos grupos, após isso não será possível o cancelamento e a troca de parceiro só será autorizada se pertencer ao mesmo nivel da categoria e os jogos não tenham iniciado.
REGRAS DE DISPUTAS DAS CATEGORIAS
Cada atleta poderá realizar no máximo 3 inscrições, sendo uma de idade, uma por nível técnico e outra mista.
OBS: Será necessário no mínimo 6 duplas para que a categoria seja realizada assim como o pagamento integral da premiação, caso esse número não seja atingido o valor da premiação cairá em 40%.
INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas através do sistema LetzPlay e a baixa só será realizada mediante o pagamento do boleto/PIX que será gerado no instante da inscrição.
Lembrando que os dois atletas deverão estar com os pagamentos confirmados. O prazo para cancelamento da inscrição será conforme abaixo:
Após o sorteio do chaveamento não haverá nenhum ressarcimento.
Caso não haja quórum na categoria: o ressarcimento será integral.
SISTEMA DE DISPUTA
Categorias: B, C, D, e Mista:
• FASE DE GRUPOS: um set até 6 games, havendo empate 5-5 vai a 7 e empate em 6-6, joga-se um tie-break (até 7 pontos)
• SEMIFINAL : um set até 6 games, havendo empate 5-5 vai a 7 e empate em 6-6, joga-se um tie-break (até 7 pontos)
• FASE FINAL: um set longo até 8 games, havendo empate no 6x6 vai a 8 e empate em 8x8 joga-se um tie-break (até 7 pontos).
O formato de disputa das categorias, de acordo com o número de inscritos, seguirão conforme abaixo:
• 4 duplas: todos contra todos
• 5 duplas: todos contra todos (maior número de vitórias é o campeão)
• 6 duplas: 2 grupos de 3 duplas
• 7 duplas: 2 grupos (1 grupo de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
• 8 duplas: 2 grupos de 4 duplas
• 9 duplas: 3 grupos de 3 duplas
• 10 duplas: 3 grupos (2 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
• 11 duplas: 3 grupos (1 grupo de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
• 12 duplas: 4 grupos de 3 duplas
• 13 duplas: 3 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas
• 14 duplas: 2 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas
• 15 duplas: 3 gupos de 4 duplas e 1 grupo de 3 duplas
• 16 duplas: 4 grupos de 4 duplas
• VENCEDORES:
A) Até 5 duplas o campeão será o que vencer mais partidas (Round Robin).
B) De 6 a 16 duplas, classificam os 2 de cada grupo para jogar uma chave eliminatória.
5.3. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
5.3.1. Em caso de 3 (três) duplas empatadas:
1. Número de vitórias;
2. Melhor saldo de games (caso as três duplas tenham saldo de games diferentes, ficam definidas as posições no grupo, do melhor para o pior, 1º, 2º e 3º colocado);
3. Melhor saldo de games (caso uma dupla tenha saldo de games diferente das demais, esta dupla estará definida em 1º ou 3º, e o empate entre as outras duas será definido no confronto direto);
4. Sorteio (será aplicado no caso das 3 (três) duplas terem saldo de games iguais).
5.3.2. Em caso de 2 (duas) duplas empatadas
Em caso de 2 (duas) duplas empatadas será considerado o vencedor do confronto direto.
• Vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0;
• Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo.
• Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
• Nos grupos, a dupla que perder por WO ou desistência será automaticamente desclassificada e sua pontuação, zerada.
• Critério cabeças de chave eliminatória depois da fase de grupos:
• Desempate entre os primeiros colocados de cada grupo (se todos os grupos tiverem números iguais de duplas):
1. - maior número de vitórias,
2. - melhor saldo de sets,
3. - melhor saldo de games,
4. - sorteio.
• Desempate entre os primeiros colocados de cada grupo (se os grupos tiverem números diferentes de duplas):
1. - sets average,
2. - games average (games ganhos dividido pelos games perdidos)
3. - sorteio.
5.4. CABEÇAS DE CHAVE
Os cabeças de chave de cada categoria serão definidos pela organização do evento através do nível técnico das duplas, sugeridos pela organização do torneio.
5.5. W.O.
Uma equipe pode ser considerada vencedora por WO quando o time adversário chega ao jogo com atraso superior a 15 minutos após a chamada do seu jogo.
W.O. Na fase de grupos, caso haja um perdedor por WO, a dupla perdedora somente o jogo em questão.
CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a qualquer tempo.
Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao beach tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral.
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes.
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
PENALIDADES POR INFRAÇÃO
1ª penalidade: advertência
2ª penalidade: perda de ponto
3ª penalidade: perda de game
4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.
OUTROS PROCEDIMENTOS
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e deverá estar disponibilizada na página da Liga e através do site / app LetzPlay.COM até 24 horas antes do início da etapa.
A arbitragem do torneio ficará a cargo de um árbitro geral, podendo este ser assessorado por árbitros auxiliares ou não.
O árbitro geral poderá designar auxiliares para exercer a função de árbitros de cadeira. Neste caso, o árbitro não precisa ter sido aprovado em cursos, porém, deverá ter conhecimento das regras.
Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm, entre suas atribuições, o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
Em caso de WO, tão logo esteja esgotado o prazo de tolerância de 15 minutos, é obrigação do árbitro geral informar ao beach tenista presente, sua vitória por ausência do adversário. Em hipótese alguma, o árbitro geral tem o direito de solicitar ou obrigar o beach tenista presente a esperar mais do que previsto em regulamento. Após a aplicação do WO, não é permitida a realização do jogo mesmo que haja comum acordo entre os jogadores.
Em caso de WO será computado o placar de 6/0.
Somente cabe ao Árbitro Geral ou a Organização alterar a programação de jogos durante o torneio. Em nenhuma hipótese os atletas poderão remarcar, por conta própria, horários pré-divulgados de seus jogos. Caso haja necessidade extrema, esta alteração DEVERÁ SER AUTORIZADA PELO ÁRBITRO GERAL DO TORNEIO ou pela ORGANIZAÇÃO. Caso seja remarcado pelos atletas, sem autorização do Árbitro Geral, os jogos realizados perderão valor de resultados.
A arbitragem tem total autonomia para alterar o sistema de disputa, de acordo com as intempéries (intensidade de chuva, qualidade da areia, raios, etc) que possam acontecer durante a realização do evento.
USO DE IMAGEM
O atleta autoriza a Mirante Beach a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais.
Os casos omissos e não previstos nesse regulamento serão resolvidos pelo árbitro geral com prévia consulta ao regulamento oficial de beach tennis CBT 2023.