1. DESCRIÇÃO
A Copa HONDA SALDANHA BEACH TENNIS será realizada em 2 finais de semanas consecutivos. O
evento seguirá o formato e as regras oficiais da modalidade.
2. DATAS
1ª Semana – Arena Saldanha Beach Tennis – 18, 19 e 20 de agosto de 2023.
2ª Semana – Arena Saldanha Beach Tennis – 25, 26 e 27 de agosto de 2023.
3. INSCRIÇÃO
a) As inscrições serão realizadas através do aplicativo LetzPlay. Procurar pelo nome do torneio no
aplicativo.
b) É de responsabilidade do(a) atleta sua inscrição na Categoria correta (A, B, C, D e idades). Sendo
todas as inscrições conferidas pela Organização e passível, caso necessário, de exclusão e/ou alteração da
Categoria da dupla.
c) O(a) atleta pode participar de até 4 categorias, desde que não sejam no mesmo dia.
d) Atletas que desejarem também jogar em Categoria acima (Exemplo: joga na C e deseja também
jogar na B), terão as suas inscrições confirmadas apenas se houver disponibilidade de vaga após encerrar o
mês de julho. Com isso a Organização permitirá que atletas que normalmente joguem tal Categoria tenham
vagas para se inscrever.
3.1 Prazo de Inscrição e Pagamento:
O prazo limite para a realização das inscrições dos atletas será divulgado pelas mídias sociais do
evento (Instagram/Grupo WhatsApp) Caso as vagas se esgotem, adotaremos o seguinte critério para a ordem
da inscrição e garantia de participação da dupla:
a) Data da inscrição pelo Aplicativo.
b) Data do pagamento.
O pagamento será realizado via PIX conforme tabela abaixo e com ATENÇÃO ao desconto concedido
aos sócios do Clube Saldanha da Gama.
PIX para pagamento: 22999499379
Enviar comprovante para: (22) 99949-9379
SÓCIO(A):
Primeira inscrição: R$ 90
Segunda inscrição: + R$ 30
Terceira inscrição: + R$ 30
Quarta inscrição: + R$ 20
Inscrição Sub12: R$ 50
NÃO SÓCIO(A):
Primeira inscrição: R$ 110
Segunda inscrição: + R$ 30
Terceira inscrição: + R$ 30
Quarta inscrição: + R$ 20
Inscrição Sub12: R$ 70
3.2 Limite de inscrições
Cada atleta poderá inscrever-se em até 4 categorias, desde que não aconteçam no mesmo dia.
O evento não será cancelado apenas por mau tempo ou chuva. Entretanto, a poderá ser adiado em
casos extremos de mau tempo, conferindo risco para os atletas. Nesse caso o valor da inscrição será
considerado como crédito para uma nova data.
3.4 Substituições de atletas:
Serão permitidas substituições de parceiros após o término da inscrição, somente mediante envio de
atestado médico (CRM), atestado de trabalho, convocação e casos que forem comunicados a Direção do
torneio com justificativa plausível a ser avaliada pela organização do torneio.
3.5 Política de cancelamento e estorno:
a) Devolução integral do valor pago ou crédito para a próxima etapa, para cancelamentos realizados
em até duas semanas anterior ao evento.
b) Devolução de 50% do valor pago ou crédito para a próxima etapa, para cancelamentos realizados
entre duas semanas e uma semana anterior ao evento.
c) Na semana do evento não haverá estorno nem cancelamentos.
4. PREMIAÇÃO
Será oferecida a seguinte premiação:
a) Campeões: Troféu + Brindes
b) Vice-campeões: Troféu + Brindes
c) Terceiro Lugar: Medalha
5. CATEGORIAS E VAGAS
a) Duplas Femininas A, B, C e D: 15 vagas
b) Duplas Masculinas A, B, C e D: 15 vagas
c) Duplas Mistas A, B, C e D: 18 vagas
d) Duplas 40+, 50+ e 60+: 9 vagas
e) Duplas Sub12: 9 vagas
De acordo com a evolução das inscrições e conforme possibilidade dentro da programação de jogos
do dia, a Organização poderá acrescentar em até 3 duplas a categoria que tiver com grande procura.
6. REGULAMENTO GERAL DO TORNEIO
O regulamento seguirá como base o Código Internacional sancionado pela ITF Beach Tennis.
Disponível em:
http://cbt-tenis.com.br/arquivos/beachtenis/beachtenis_5ee38447d236d_12-06-2020_10-33-59.pdf
Com as seguintes alterações para transcorrência do torneio
6.1 Linha de 3 metros
Linha de 3 metros:
Tanto os recebedores, como o parceiro do sacador, deverão permanecer atrás da linha imaginária de
3 metros até o contato da bola com a raquete do sacador. A raquete poderá invadir a área desde que os pés
dos atletas não ultrapassem a linha imaginária da área. O atleta somente poderá adentrar a área depois que
a bola sair da raquete do sacador. Penalidades: Primeira penalidade: Advertência (não volta o ponto);
Segunda penalidade: Perda do ponto.
6.2 Número de Inscritos mínimos para realização da categoria
O mínimo para a disputa de qualquer categoria será de 6 (seis) duplas.
6.3 Sistema de disputa
a) Fase de grupos: As partidas serão organizadas no sistema de grupos, onde todas as duplas do
mesmo grupo jogam entre si sempre classificando 2 duplas. A ordem dos jogos será confirmada pela
Organização em até 24 horas antes do início da etapa.
Set de 6 games; Havendo empate em 5-5, o jogo vai a 7; Havendo empate em 6-6, joga-se um tiebreak (até 7 pontos); No tie-break, caso haja empate em 6-6, vai a 8, e assim sucessivamente até que se
obtenha uma vitória por dois pontos de diferença.
b) Fase eliminatória: Após a disputa da fase de grupos, as duas duplas melhores colocadas em cada
grupo, se classificam para fase eliminatória. Essa fase é mata mata, quem perder está fora, seguindo a
mesma contagem de set da Fase de grupos. Com exceção para o jogo da Final nas categorias que não
seguem critérios de idade.
No jogo Final será adotado Sets de 8 games nas Categorias A, B, C e D feminina, masculina e mista.
Havendo empate em 7-7, joga-se um tie-break (até 7 pontos); No tie-break, caso haja empate em 6-6, vai a
8, e assim sucessivamente até que se obtenha uma vitória por dois pontos de diferença.
c) Distribuição de duplas nos grupos de acordo com o número de inscritos:
6 Duplas: 2 grupos de 3 duplas
7 Duplas: 2 grupos (1 grupo de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
8 Duplas: 2 grupos de 4 duplas
9 Duplas: 3 grupos de 3 duplas
10 Duplas: 3 grupos (2 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
11 Duplas: 3 grupos (1 grupo de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
12 Duplas: 4 grupos de 3 duplas
13 Duplas: 4 grupos (3 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
14 Duplas: 4 grupos (2 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
15 Duplas: 5 grupos de 3 duplas
16 Duplas: 5 grupos (4 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
17 Duplas: 5 grupos (3 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
18 Duplas: 6 grupos de 3 duplas
6.4 Critério de desempate na fase de grupos
No caso de empate na pontuação da fase de grupos, a definição das posições será determinada,
observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
Empate entre 2 Duplas:
a) Critério único: Confronto Direto
Empate entre 3 ou mais Duplas
a) 1º Critério: Saldo de sets
b) 2º Critério: Saldo de games
c) 3º Critério: Aproveitamento % de sets
d) 4º Critério: Aproveitamento % de games
e) 5º Critério: Sorteio
6.5 Ordenamento das disputas
As disputas serão ordenadas de acordo com Chaveamento produzido pelo Aplicativo LetzPlay. Caso
seja, necessário haver duplas em espera (Bye) essas serão consideradas Cabeças de Chave e serão definidas
pelos melhores resultados da primeira fase (Fase de Grupos)
6.6 Desistência
Nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados aos sets os games faltantes para
término do jogo. Por exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o outro desiste, a contagem para efeito de
desempate será 6x1. Neste caso o vencedor acrescentará os games que faltariam para término do set
paralisado.
6.7 Tempo de tolerância / WO
Serão concedidos 15 minutos de espera antes da aplicação do W.O. O W.O elimina a dupla na fase de
grupos zerando todos os seus resultados.
6.8 Sorteio e divulgação das chaves
O sorteio das chaves dos torneios será de responsabilidade da Organização do torneio e será
divulgado em até 48 horas antes do início da etapa, nas mídias sociais do torneio (Instagram e WhatsApp).
6.9 Programação
A programação será divulgada no Grupo Oficial do torneio (WhatsApp) em até 24h antes do início dos
jogos. Serão 2 semanas de torneio: Sexta, Sábado e domingo.
6.10 Arbitragem
a) A programação de jogos, horários e informações sobre a etapa é de inteira responsabilidade do
árbitro geral e da direção do torneio, e deverá estar disponibilizada no Grupo Oficial em até 24 horas antes do
início da etapa.
b) A arbitragem do torneio ficará a cargo de um árbitro geral, podendo este ser assessorado por
árbitros auxiliares ou não.
c) O árbitro geral poderá designar auxiliares para exercer a função de árbitros de cadeira, e juízes de
linha, porém deverão ter conhecimento das regras.
d) Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas
competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm entre suas atribuições o direito de intervir (estando
ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras,
procedimentos e código de conduta.
e) O nome do árbitro geral será divulgado nas informações da etapa e pelo locutor oficial do evento.
f) Somente cabe ao Árbitro Geral alterar a programação de jogos durante o torneio. Em nenhuma
hipótese os atletas poderão remarcar, por conta própria, horários já divulgados de seus jogos.
6.11 Jogos
a) Jogos
- Os jogos serão realizados a partir do horário divulgado na Programação.
- O tempo de aquecimento não poderá ultrapassar os 5 minutos.
- A troca de lados não poderá ultrapassar o tempo de 1 minuto e 30 segundos.
- Não é permitido receber instruções na quadra, ou fora dela, em nenhum momento durante a
partida.
b) Intervalo entre os jogos O período mínimo de descanso para a próxima partida de um atleta
disputando mais de um jogo no mesmo dia, será de:
- 5 minutos, em disputa de fase de grupos.
- 15 minutos entre a fase de grupos e eliminatórias.
c) Atendimento Médico: Os atletas poderão receber atendimento de fisioterapeutas ou médicos, da
seguinte forma:
1ª necessidade de atendimento:
- Podem paralisar o jogo e usar até 10 minutos para atendimento
- Usar o(s) tempo(s) de intervalo entre os games para atendimento (1 minutos e 30 segundos)
2ª e demais necessidades de atendimento:
- Usar o(s) tempo(s) de intervalo entre os games para atendimento (1 minutos e 30 segundos)
d) Acidentes durante a partida
Se a lesão do atleta for ocasionada por objetos pontiagudos, pedras ou outros detritos encontrados
na areia da quadra ou no local de realização, ele terá um tempo maior, mas limitado em 20 minutos para sua
recuperação e atendimento médico, mas se mesmo assim permanecer impossibilitado para prática do
esporte, a dupla será eliminada do torneio.
e) Chamada de jogos
Os jogos serão chamados pela “Mesa da Organização”, através de sistema de som, e todos os atletas
inscritos deverão confirmar a sua presença no local. Haverá tolerância de 20 minutos para a apresentação do
atleta em quadra, a partir da chamada do jogo. Será declarado perdedor o atleta que não se apresentar na
quadra após esse período de tolerância. Não havendo o comparecimento, ambos serão declarados
perdedores por WO.
7. CÓDIGO DE CONDUTA
7.1 Motivos para penalização:
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares (independentemente
de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a qualquer tempo. Para aplicação do código
de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar
ao jogador infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
a) Obscenidade Audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma.
b) Obscenidade Visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis.
c) Abuso de Bolas: Bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o
jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
d) Abuso de Raquete ou Equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou
equipamentos da quadra.
e) Abuso Verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral.
f) Abuso Físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
g) Instrução: Qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou
acompanhantes.
h) Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens
acima.
i) Roupas e Acessórios: Masculino: obrigatório uso de camiseta e bermuda. Não é permitido o uso de
sunga. Feminino: é permitido o uso de “top” e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a
parte superior e/ou inferior.
J) Todos os atletas deverão utilizar a camiseta oficial do torneio durante os jogos e no pódio
O não cumprimento dos itens acima, pode acarretar punição do atleta, pelo árbitro geral do torneio.
7.2 Penalidades por Infração ao Código de Conduta
1ª Ofensa: Advertência
2ª Ofensa: Perda de Ponto
3ª Ofensa: Perda de Game
Obs. A partir da 4ª ofensa ficará a critério do Árbitro Geral se continua penalizando com perda de
games ou com desclassificação. Dependendo da gravidade do ato cometido pelo jogador, a sua dupla poderá
ser desclassificada sem passar pelo processo normal acima descrito.
8. CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTO
Todo o atleta ao realizar a sua inscrição no torneio, declara ter total conhecimento das regras do
esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais, atesta que está apto a
participar do torneio e assegura ter condições físicas e psicológicas, sendo responsável pelos atos ou
consequências da sua participação no torneio.
9. DIREITO DE IMAGEM
Todo atleta inscrito em qualquer Categoria, está autorizando o uso de sua imagem em todo e
qualquer material entre fotos, documentos, transmissões ao vivo, mídias sociais, campanhas promocionais,
etc.
10. CASOS OMISSOS
Os casos omissos e não previstos neste regulamento, serão resolvidos pelo Árbitro Geral com prévia
consulta aos organizadores do torneio.