REGULAMENTO
1º VILLAGE CUP 2024
1. FILIAÇÃO
Os jogadores não precisam de filiação para disputarem o 1º VILLAGE CUP 2024. Para efetuarem as inscrições, basta entrar no site/app LETZPLAY.ME, realizarem seu cadastro e pagar suas inscrições.
2. FORMATO DO TORNEIO
2.1 Etapa única com divisões por categoria e nível.
2.2 inscrições abertas a todos cadastrados no LETZPLAY.
2.3 O torneio terá 3 dias. As categorias por IDADE e SIMPLES serão disputadas na sexta feira, e as demais categorias serão disputadas no sábado e domingo, sendo sábado fase de grupos e domingo, fase eliminatória.
2.4 O formato e cronograma de jogos pode ser alterado pela Diretoria do torneio, caso haja necessidade, objetivando o bom andamento do evento.
3. LOCAL
3.1 Village Beach Tennis, Valinhos, SP
3.2 Serão reservadas de 6 quadras para uso exclusivo do torneio, a partir das 12:00 horas até as 23:00 horas na sexta feira e durante todo dia no sábado e domingo, podendo sofrer alterações ou atrasos.
3.3 Número de quadras poderá ser redefinido de acordo com o número total de inscritos e/ou sistema de disputa, após o encerramento das inscrições.
4. DATAS
1ª VILLAGE CUP 2024
Sexta-feira, dia 1 de dezembro, categorias IDADE e SIMPLES
Sábado, dia 2 de dezembro, categorias de gênero e mista, fase de grupos.
Domingo, dia 3 de dezembro, categorias de gênero e mista, fase eliminatória e finais.
4.1 O período do torneio poderá sofrer alteração, dentro de um prazo coerente, devido ao número de inscritos ou outros.
5. INSCRIÇÃO
5.1 As inscrições serão feitas através do LETZPLAY.
5.2 As inscrições poderão ser feitas até a data de encerramento descrita no app Letzplay.
5.3 As inscrições serão abertas para todos os atletas.
5.4 As inscrições serão feitas por duplas prontas.
5.5 Caso os atletas não confirmem o seu pagamento no prazo, a direção do torneio poderá cancelar a inscrição e disponibilizar a vaga para os atletas em lista de espera.
5.6 O prazo para cancelamento da inscrição será:
• CASO NÃO HAJA QUÓRUM NA CATEGORIA: o ressarcimento será integral.
• APÓS O TÉRMINO DAS INSCRIÇÕES: não haverá nenhum ressarcimento.
5.7 Em casos doenças infectocontagiosas por um dos atletas da dupla, comprovado por atestado médico enviado a direção do torneio, será permitida a troca de parceiro.
5.8 A inscrição terá o valor específico dependendo do número total de inscrições:
1ª Categoria/inscrição: R$ 120,00.
2ª Categoria/inscrição: R$ 60,00.
3ª Categoria/inscrição: R$ 30,00.
6. PREMIAÇÃO
6.1 Serão premiadas com medalhas todas as duplas finalistas de cada categoria (campeão, vice=campeão e 3º Lugar).
7. CATEGORIAS
• FEMININA Duplas e simples A, B, C, Iniciante e 40+
• MASCULINA duplas e simples A, B, C, Iniciante e 50+
7.1 O Atleta deve jogar na categoria referente ao seu nível técnico ou acima. Caso seja constatado que um dos atletas está abaixo da sua categoria atual, a dupla será desclassificada, sem ressarcimento do valor da inscrição. A categoria do atleta será definida pelas suas inscrições feitas nos torneios letzplay, plataformas externas ou torneios de outras ligas, caso constatado.
• MISTA A, B, C e Iniciante
7.2 O atleta poderá disputar uma categoria acima nas duplas mistas, sendo que a categoria base é a de classe/gênero (Ex: Masc B e Mista A).
7.3 A Direção do torneio irá avaliar e analisar o nível técnico de cada atleta e poderá, por mera liberalidade, subir os atletas de categoria. Por exemplo, os atletas que não são compatíveis com o nível técnico da categoria C subirão para a categoria B e, assim sucessivamente. Caso seja identificada uma incompatibilidade de nível técnico de um atleta, durante o torneio e, for comprovado histórico de jogos no nível acima do em questão, o mesmo poderá ser desclassificado pela diretoria ou arbitragem geral do torneio de acordo com a análise feita pelos responsáveis.
7.4 A altura da rede para os atletas amadores, incluindo a categoria masculina, a altura da rede será de 1,70 m. Caso haja categoria profissional masculina, a altura da rede será de 1,80 m.
8. SISTEMA DE DISPUTA
8.1 FASE DE GRUPOS:
Um (1) Set normal até 6 games, empate em 6x6, disputa-se um tiebreak até 7 pontos.
8.2 FASE ELIMINATÓRIA:
Um (1) Set normal até 6 games, empate em 6x6, disputa-se um tiebreak até 7 pontos.
8.3 CHAMADAS:
As chaves de jogos estarão disponíveis a partir do meio-dia do dia anterior ao primeiro dia do torneio. Lembrando que os atletas devem estar cientes, que os horários dos jogos estarão disponíveis na plataforma letzplay.
8.4 ALTERAÇÃO DE SISTEMA
O formato das disputas pode sofrer alteração dependendo do número de inscritos, seguindo a organização abaixo:
• 3, 4 e 5 duplas: todos contra todos
• 6, 7 e 8 duplas: 2 grupos
• 9, 10 e 11 duplas: 3 grupos
• 12 duplas (limite máximo): 4 grupos
A classificação para segunda fase do torneio seguirá a seguinte organização:
• Até 5 (cinco) duplas o campeão será o que vencer mais partidas.
• De 6 a 8 duplas, classificam os 2 primeiros de cada grupo para jogar uma Semifinal.
• De 9 a 12 duplas, classificam os 2 primeiros de cada grupo para jogar uma chave eliminatória, quartas de final, semifinal e final.
* categoria SIMPLES será jogada no formato eliminatórias.
9. PONTUAÇÃO
9.1 A pontuação será feita individualmente.
9.2 Por ser uma etapa única por nível técnico, o ranking final será definido pela classificação do torneio.
10. WALK OVER – WO
10.1 Após atraso de 15 minutos, o jogo será considerado WO.
10.2 Dupla que não comparecer, não terá direito a ressarcimento do valor da inscrição.
Casos específicos poderão avaliados, individualmente, pela arbitragem e/ou organização do torneio.
11. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
11.1 Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
EM CASO DE 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS: Número de vitórias; Melhor saldo de games (caso as três duplas tenham saldo de games diferentes, ficam definidas as posições no grupo, do melhor para o pior, 1º, 2º e 3º colocado) - caso uma dupla tenha saldo de games diferente das demais, esta dupla estará definida em 1º ou 3º, e o empate entre as outras duas será definido no confronto direto; e Sorteio (será aplicado no caso de as três duplas terem saldo de games iguais.
11.2 EM CASO DE 2 (DUAS) DUPLAS EMPATADAS: Será considerado o vencedor do confronto direto.
Lembrando que: vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6 x 0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6 x 1.
11.3 Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como SET, porém, não será considerado na contagem de games. Nos grupos, a dupla que perder por WO, será automaticamente desclassificada e sua pontuação zerada.
12. CÓDIGO DE CONDUTA
12.1 O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares ou diretor do torneio (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral, auxiliares ou diretor do torneio deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
• Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
• Obscenidade Visual: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
• Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
• Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
• Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
• Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
• Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
• Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
13. PENALIDADES POR INFRAÇÃO
• 1ª penalidade: advertência
• 2ª penalidade: perda de ponto
• 3ª penalidade: perda de game
• 4ª penalidade: desclassificação
13.1 Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos. Caberá a organização definir se: limitará o acesso do atleta às etapas; ou banirá o atleta da temporada atual do torneio.
14. ROUPAS E ACESSÓRIOS
14.1 Masculino: obrigatório uso de camiseta e bermuda. Não é permitido o uso de sunga.
14.2 Feminino: é permitido o uso de top e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior como a inferior, ainda que em etapas disputadas na praia.
14.3 É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das quadras de jogo.
15. ARBITRAGEM
15.1 A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e deverá estar disponibilizada na no site/app LETZPLAY.ME até 24 horas antes do início da etapa.
A arbitragem do torneio ficará a cargo de um árbitro geral, podendo este ser assessorado por árbitros auxiliares ou diretor geral, ficando vetada sua participação no torneio como jogador.
15.2 O árbitro geral poderá designar auxiliares para exercer a função de árbitros.
Neste caso, o árbitro não precisa ter sido aprovado em cursos, porém, deverá ter conhecimento das regras. Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e tem, entre suas atribuições, o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
15.3 O árbitro geral deverá estar sempre presente durante a realização dos jogos e completamente à disposição do torneio. A falta de árbitro acarretará a paralisação imediata do torneio. No caso de violações do código de conduta, o árbitro deverá informar a Direção do torneio, através de formulário próprio ou documento definido pela direção, a penalidade aplicada.
15.4 Cabe somente ao Árbitro Geral alterar a programação de jogos durante o torneio. Em nenhuma hipótese os atletas poderão remarcar, por conta própria, horários pré-divulgados de seus jogos. Caso haja necessidade extrema, esta alteração DEVERÁ SER AUTORIZADA PELO ÁRBITRO GERAL DO TORNEIO. Caso seja remarcado pelos atletas, sem autorização do Árbitro Geral, os jogos realizados perderão valor de resultados.
15.5 A arbitragem tem total autonomia para alterar o sistema de disputa ou mesmo cancelar os jogos, por quaisquer motivos que seja, sempre a fim de garantir o bom andamento dele.
16. USO DE IMAGEM
16.1 O atleta autoriza o Village Beach Tennis a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
17. TERMO DE RESPONSABILIDADE
17.1 Todo jogador(a), ao fazer sua inscrição em qualquer etapa ou torneio do Village Beach Tennis, declara, sem dolo ou coação, de livre e espontânea vontade, para que possa surtir todos esperados efeitos de Direito, conhecer e estar de pleno acordo deste o regulamento e das regras do Beach Tennis. O atleta declara ainda que leu e releu estando completamente ciente deste regulamento, isentando todos os organizadores, promotores, patrocinadores e demais pessoas físicas e jurídicas envolvidas e ligados ao Village Beach Tennis, de quaisquer responsabilidades, inclusive sobre acidentes de quaisquer naturezas que possam ocorrer antes, durante e após a realização do evento, abrangendo, inclusive, todos atos aderidos ao campo normativo criminal. Declarando também e outrossim, estarem em pleno gozo de saúde e em condições técnicas, físicas e psicológicas para participar do torneio 1º VILLAGE CUP 2023.
Valinhos, 13 de outubro de 2024.
Village Beach Tennis