REGULAMENTO
1. INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas através do sistema LetzPlay e poderão ser visualizadas a qualquer momento.
Lembrando que o atleta deverá estar com o pagamento confirmado. O prazo para cancelamento da inscrição será:
- Até o dia 25/10: o ressarcimento será feito com o abatimento de R$ 20,00 referente às taxas administrativas
- Após o término das inscrições: não haverá nenhum ressarcimento.
- Se um jogador precisar se retirar do torneio após o término das inscrições, é sua responsabilidade encontrar uma nova dupla para substituí-lo. Caso não seja possível encontrar uma substituição, será registrado WO.
Valor da 1º inscrição : R$ 60,00
Valor da 2º inscrição : R$ 30,00
Valor da 3º inscrição : R$ 15,00
Valor da 4º inscrição : R$ 00,00
1. FORMA DE DISPUTA
O torneio irá ocorrer no formato de Grupos.
Após a disputa da fase de grupo as duas duplas que tiverem maior pontuação avançam para a fase eliminatória.
No Rei e Rainha da Praia Zuma, após as fases de grupo, um novo sorteio será realizado em cada fase, formando novas duplas a cada rodada.
Na fase final, duas duplas competirão pelo título.
Da dupla vencedora, a pessoa com o maior saldo de games será coroada Rainha (ou Rei) da Praia.
3.1 SISTEMA DE DISPUTA
- Joga-se 1 set até 6 games. Havendo empate em 6X6, joga-se um tie - break de 7 pontos com diferença mínima de 2 pontos.
- A ordem dos jogos é definida por sorteio, porém todos os atletas do grupo devem chegar no horário marcado.
* Será tolerado o atraso de 15 minutos de cada atleta, após este período o atleta será desclassificado do torneio, podendo assim ser substituído por outro atleta que esteja na lista de espera. Caso não haja substituição para continuidade da fase de grupo, será considerado WO.
ALTERNATE: o Torneio poderá substituir ou não um atleta/dupla no lugar do WO para completar a chave, desde que realize o SIGNIN antes do início da chave (pagamento).
- Cada grupo terá 02 duplas melhores pontuadas classificadas que avançarão para a fase seguinte ELIMINATÓRIA.
De acordo com as melhores campanhas: Quando a fase de grupos se encerrar, a chave eliminatória será montada de acordo com as campanhas dos jogadores.
3.1.1 REGRA DE CLASSIFICAÇÃO DA FASE DE GRUPOS PARA CHAVE ELIMINATÓRIA
Os jogadores de melhor campanha entram nas posições de cabeça-de-chave. São consideradas apenas as campanhas dos vencedores de cada grupo.
3.1.2 CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Os grupos Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das classificadas será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
1º Saldo de sets
2º Saldo de games
3º Sorteio
Lembrando que: vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como game, portanto a pontuação no tie break não importa pois quem vencer terá a vitória computada como 7/6.
4. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral ou organizador geral, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima;
-Em relação a torcida será proibido qualquer tipo de instrução, interferência e instrumentos que sejam considerados perturbadores. Caberá ao árbitro apontar a irregularidade.
4.1 PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1ª penalidade: advertência
- 2ª penalidade: perda de ponto
- 3ª penalidade: perda de game
- 4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, a mesma poderá ser desclassificada sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale às atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos.
4.2 ROUPAS E ACESSÓRIOS
- É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das quadras de jogo.
5. ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral do Torneio, e será previamente informada pelos organizadores.
O árbitro geral tem total autonomia para modificar o sistema de jogos caso seja necessário devido a alguma ocorrência que atrase os jogos ou quantidade de atletas inscritos.
6- USO DE IMAGEM
A atleta autoriza o EVENTO a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
7- CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Toda jogadora, ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela organização do torneio.
8. SMART FOOT FAULT - ele ocorre quando a atleta ao sacar pisa dentro da quadra, arrasta a linha ou leva qualquer tipo de vantagem. Nesse caso, os atletas deverão chamar o árbitro geral que irá acompanhar a irregularidade e aplicar a regra caso ache necessário.
9. JOGO CONTÍNUO - o tempo de aquecimento é de 5 minutos , a primeira virada de quadra e o tie break não possuem tempo de parada e as demais viradas seguem com o tempo de 90 segundos para descanso.
10. Responsabilidades do Atleta do TORNEIO FEST ZUMA
Todo atleta ao realizar a sua inscrição declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais.
Todo atleta ao fazer sua inscrição atesta que está apta a participar do torneio e assegura ter condições físicas e psicológicas, sendo responsável pelos atos ou consequências da sua participação nos torneios.
Todo atleta ao fazer sua inscrição cede o seu direito de imagem ao TORNEIO FEST ZUMA
11. DENÚNCIAS
As denúncias só serão aceitas até o dia 29/10. Após fechado os grupos, não serão mais aceitas.
12. CATEGORIAS:
Podem participar da categoria Avançada - A:
-Atletas que já jogam nesta categoria
-Atletas que jogam torneios na categoria avançada
-Atletas que estão subindo da B ou intermediária
Podem participar da categoria intermediária B:
-Atletas que já jogam nessas categorias;
-Atletas que jogam torneios na categoria intermediária;
Podem participar da categoria iniciante D/C:
-Atletas que já jogam nesta categoria;
-Atletas que ainda não jogaram ou que estão iniciando no esporte.
Rei e Rainha da Praia Zuma
-Não possui categoria, qualquer um pode jogar.
COMO FUNCIONA O REI E RAINHA DA PRAIA ZUMA?
Formação das Duplas e Grupos:
1º Sorteio: Duplas iniciais são formadas.
2º Sorteio: Formação dos grupos.
Fase de Grupos:
As duplas jogam entre si.
As duas melhores duplas de cada grupo avançam.
Quartas de Final:
3º Sorteio: Novo sorteio das duplas entre as que avançaram.
Semifinais e Final:
4º e 5º Sorteio: Novos sorteios para formar duplas
na semifinal e final.
Determinação do Rei ou Rainha:
Após a final, o jogador com mais pontos na dupla vencedora é coroado como Rei ou Rainha da Praia.