Open De Beach Tennis - Arena Eztec
Regulamento
1. INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas através do sistema oficial do evento e poderão ser visualizadas
a qualquer momento.
DATAS E LOCAIS
- 27/28/29 de Outubro
- Arena Eztec
1.1.REGRAS DE DISPUTAS DAS CATEGORIAS
O atleta poderá se inscrever em até 02 categorias.
1.2. DIVISÃO DE CATEGORIAS
O torneio será dividido em C, B e Pro/A
Mista disputada em Avançada (PRO/A) e Intemediária (B/C).
2. REGRAS GERAIS
O Torneio seguirá, obrigatoriamente, as regras vigentes da CBT, exceto quando especificado de
forma diferente neste regulamento.
2.1.FORMA DE DISPUTA
Amador
O torneio irá ocorrer no formato de Grupos Round Robin (todos x todos) + Chaves
Eliminatórias.
Profissional
Será jogado em formato de Chaves Eliminatória.
3.REGULAMENTO DOS TORNEIOS
3.1.SISTEMA DE DISPUTA CATEGORIAS
•Joga-se 1 set até 6 games. Havendo empate em 6X6, joga-se um tie - break de 7 pontos com
diferença mínima de 2 pontos.
•Grupo Único com 3 duplas poderá ser jogado em 8 games bem como as finais ficando a
critério do árbitro geral de acordo com o andamento do evento. sendo 7/7 indo a 9 e 8/8 tie
break.
•Cada grupo terá 3 ou no máximo 4 duplas e cada dupla fará jogos onde todos jogam contra
todos dentro do grupo.
•Cada grupo terá 2 duplas classificadas para a fase seguinte ELIMINATÓRIA
•Profissional será jogada em 2 sets de 6 games e em caso de empate um match tie-break será
disputado.
3.2.CRITÉRIOS DE DESEMPATE
•Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-
se os seguintes critérios, pela ordem:
•EM CASO DE 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS:
1º Saldo de game
2º Sorteio
•EM CASO DE 2 (DUAS) DUPLAS EMPATADAS:
Será considerado o vencedor do confronto direto.
Observação:
Lembrando que em caso de vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será
considerada como vitória por parcial de 6x0. Para efeito de contagem para desempate, nos
casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para
término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a
contagem para efeito de desempate será 6x1.
Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como game,
portanto, a pontuação no tie break não importa pois quem vencer terá a vitória computada
como 7/6.
4. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral ou organizador geral, a qualquer
tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão
adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada,
conforme segue:
4.1. Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
4.2. Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
4.3. Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo
com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
4.4. Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou
equipamentos da quadra;
4.5. Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em
geral;
4.6. Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
4.7. Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou
acompanhantes;
4.8. Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista
nos itens acima;
4.9. PENALIDADES POR INFRAÇÃO
4.9.1. 1ª penalidade: advertência
4.9.2. 2ª penalidade: perda de ponto
4.9.3. 3ª penalidade: perda de game
4.9.4. 4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser
desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se
envolverem em brigas e confusões durante os eventos.
5. ROUPAS E ACESSÓRIOS
5.1. Masculino: é permitido o uso de camiseta e bermuda ou calça esporte. Não é permitido o
uso de sunga, não é permitido jogar sem camiseta.
5.2. É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro dentro e ao lado das
quadras de jogo.
6. ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade
do árbitro geral e da organização do torneio, e estará disponibilizada na página oficial do
evento até 48 horas antes do início do torneio.
O árbitro geral tem total autonomia para modificar o sistema de jogos caso seja necessário
devido a alguma ocorrência que atrase os jogos ou quantidade de duplas inscritas.
Não havendo o mínimo de 03 duplas na categoria, a mesma será cancelada.
7. W.O
O W.O. será aplicado caso uma dupla ou um atleta da dupla não tenha marcado presença até
15 minutos após o horário previsto para o início do seu GRUPO.
O atleta que leva WO está impedido de seguir no torneio mesmo tendo um jogo a mais no
grupo.
Nenhuma troca poderá ser feita e nenhuma justificativa poderá ser apresentada a título de
evitar o WO.
Portanto para evitar desconfortos solicitamos que todas cheguem com 30 minutos de
antecedência do horário marcado para início dos seus jogos e que ao chegar se direcione a
mesa de arbitragem para marcar presença.
8. Cabeças de chave.
Para efeito de sorteio não haverá cabeças de chave .
Portanto para efeito de classificação para a fase seguinte, sempre que houver o benefício de
uma dupla avançar de “ BYE” o critério utilizado será o primeiro colocado do Grupo 1 assim
consequentemente.
Para o caso da categoria profissional será utilizado o ranking da ITF para definição dos cabeças
de chave.
9. Cruzamento.
Os cruzamentos da fase eliminatória seguirão o formato da CBT, chancela oficial da modalidade
e varia de acordo com o número de grupos de cada categoria.
10. Uso de Imagem
O atleta autoriza o EVENTO a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários,
website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
11. Conhecimento de Regras e Regulamento
Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e
automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla
interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não
previstos, serão resolvidos pela organização do torneio.
12. Foot Fault
Ele ocorre quando o atleta ao sacar pisa dentro da quadra, arrasta a linha ou leva qualquer tipo
de vantagem. Nesse caso OS ATLETAS devem chamar o árbitro geral que irá acompanhar a
irregularidade e aplicará a regra.
13. Jogo Contínuo
O tempo de aquecimento é de 5 minutos , a primeira virada de quadra e o tie break não
possuem tempo de parada e as demais viradas seguem com o tempo de 90
segundos para descanso