Regras do Torneio
1.0 SISTEMA DE DISPUTA: FASE DE GRUPOS e FASE ELIMINATÓRIA
R32; R16 e QF: 1 set até 6 games. Havendo empate em 6X6, joga-se um tiebreak (até 7 pontos).
SEMI e FINAL: Joga-se 1 set até 6 games. Havendo empate em 6X6, tiebreak (até 7 pontos).
Os grupos serão divididos da seguinte forma: 3, 4 e 5 duplas: todos contra todos | 6, 7 e 8 duplas: 2 grupos | 9, 10 e 11 duplas: 3 grupos | 12, 13 e 14 duplas: 4 grupos | 15, 16 e 17 duplas: 5 grupos | 18, 19 e 20 duplas: 6 grupos | 21, 22 e 23 duplas: 7 grupos | 24, 25 e 26 duplas: 8 grupos | 27, 28 e 29 duplas: 9 grupos | 30, 31 e 32 duplas: 10 grupos.
1.1 VENCEDORES
Até 5 (cinco) duplas o campeão será o que vencer mais partidas (Round Robin)
De 6 a 8 duplas: Os 2 primeiros de cada grupo se classificam para jogar uma Semifinal
De 9 a 48 duplas: Os 2 primeiros de cada grupo se classificam para jogar uma chave eliminatória e a sequência.
1.2 CRITÉRIOS DE DESEMPATE Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios:
O vencedor será definido em jogos de confronto direto. O Sorteio só será aplicado no caso de as três duplas terem saldo de games iguais.
Lembrando que: vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0.
Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1. Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como SET, porém, não será considerado na contagem de games. Nos grupos, a dupla que perder por WO, será automaticamente desclassificada e sua pontuação zerada.
1.3 CRITÉRIOS CABEÇA DE CHAVE
Desempate entre os primeiros colocados de cada grupo (se todos os grupos tiverem números iguais de duplas) - Maior número de vitórias - Melhor saldo de sets - Melhor saldo de games - Melhor ranking – Sorteio
Desempate entre os primeiros colocados de cada grupo (se os grupos tiverem números diferentes de duplas): - Sets average - Games average - Melhor ranking – Sorteio.
O segundo classificado do grupo vai para sorteio e sempre joga contra o primeiro classificado, não podendo jogar na primeira eliminatória contra uma dupla do mesmo grupo anteriormente jogado. Ex.: 1º A x 2º A. Caso aconteça, o sorteio é refeito.
1.4 CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral e árbitros auxiliares independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela a qualquer momento.
Os critérios observados pelos árbitros serão:
Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma; - Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima
1.5 PENALIDADES POR INFRAÇÃO
1ª penalidade: advertência
2ª penalidade: perda de ponto
3ª penalidade: perda de game
4ª penalidade: desclassificação Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante o torneio
1.6 USO DE IMAGEM
O atleta autoriza a Arena Ibirapuera a utilizar sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação e promoção do evento atual ou futuros.