- Regulamento do Torneio
1. INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas mediante pagamento de boleto ou pix, através do sistema LETZPLAY.ME. Valor da inscrição: R$ 150 (inclui camiseta do torneio e direito a festa de confraternizacao no dia 10/03). Após o término das inscrições: não haverá nenhum ressarcimento, exceto em caso de contaminação do atleta por Covid-19, comprovado por envio do exame ao administrativo da ARENA. Em casos de Covid-19, Influenza ou outra doença infectocontagiosa, por um dos atletas da dupla, a ARENA passa a liberar a troca de parceiro, mesmo depois do sorteio dos grupos. Lembrando que os dois atletas deverão estar com os pagamentos confirmados.
2. REGRAS GERAIS
Todas as etapas do ARENA GRAND SLAM seguirão, em geral, as regras vigentes da ITF. No entanto, porse tratar de um torneio independente, algumas regras poderão ser adotadas pela organização do torneio e staff que deverão, obrigatoriamente, informar os atletas até o último dia de inscrições da etapa.
- Aquecimento pré-jogo máximo 10 min.
2.1 CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando se os seguintes critérios, pela ordem:
- EM CASO DE 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS: Número de vitórias; Melhor saldo de games
(caso as três duplas tenham saldo de games diferentes, ficam definidas as posições no grupo,
do melhor para o pior, 1o, 2o e 3o colocado) - caso uma dupla tenha saldo de games diferente
das demais, esta dupla estará definida em 1o ou 3o, e o empate entre as outras duas será
definido no confronto direto; e Sorteio (será aplicado no caso das três duplas terem saldo de
games iguais
- EM CASO DE 2 (DUAS) DUPLAS EMPATADAS: Será considerado o vencedor do confronto direto.
Lembrando que: vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma
dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1. Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como SET, porém, não será considerado na contagem de games. Nos grupos, a dupla que perder por WO, será automaticamente desclassificada e sua pontuação zerada.
2.2 CRITÉRIOS CABEÇA DE CHAVE
- Desempate entre os primeiros colocados de cada grupo (se todos os grupos tiverem
números iguais de duplas)
- Maior número de vitórias
- Melhor saldo de sets
- Melhor saldo de games
- Sorteio
Desempate entre os primeiros colocados de cada grupo (se os grupos tiverem números
diferentes de duplas):
- Sets average
- Games average
- Melhor ranking
- Sorteio
O segundo classificado do grupo vai para sorteio e sempre joga contra o primeiro
classificado, não podendo jogar na primeira eliminatória contra uma dupla do mesmo
grupo anteriormente jogado. Ex.: 1o A x 2o A. Caso aconteça, o sorteio é refeito.
3. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares
(independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou
equipamentos da quadra;
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima;
4. PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1a penalidade: advertência
- 2a penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos.
5. ROUPAS E ACESSÓRIOS
- Masculino: obrigatório uso de camiseta e bermuda.
- É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das quadras de jogo.
6. ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e deverá estar disponibilizada na no site/app LETZPLAY.ME até 24 horas antes do início da etapa. Nas mídias sociais da ARENA Beach Tennis sempre será comunicado quando a programação for liberada. A arbitragem do torneio ficará a cargo de um árbitro geral, este sendo assessorado por árbitros auxiliares. O árbitro geral poderá designar auxiliares para exercer a função de árbitros de cadeira.
Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades
máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm, entre suas atribuições, o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta. O árbitro geral deverá estar sempre presente durante a realização dos jogos e completamente à disposição do torneio.
Em caso de WO, tão logo esteja esgotado o prazo de tolerância de 15 minutos, é obrigação do árbitro geral informar ao beach tenista presente, sua vitória por ausência do adversário. Em hipótese alguma, o árbitro geral tem o direito de solicitar ou obrigar o beach tenista presente a esperar mais do que previsto em regulamento. Após a aplicação do WO, não é permitida a realização do jogo mesmo que haja comum acordo entre os jogadores. Número sugerido de árbitros auxiliares: dois para cada 4 quadras. Somente cabe ao Árbitro Geral alterar a programação de jogos durante o torneio. Em nenhuma hipótese os atletas poderão remarcar, por conta própria, horários pré-divulgados de seus jogos. Caso haja necessidade extrema, esta alteração DEVERÁ SER AUTORIZADA PELO ÁRBITRO GERAL DO TORNEIO. A arbitragem tem total autonomia para alterar o sistema de disputa, por qualquer motivos que seja, sempre a fim
de garantir o bom andamento do mesmo.
7. CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e
automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla
interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não
previstos, serão resolvidos pela diretoria da ARENA.