TORNEIO DE INAUGURAÇÃO QUADRAS ARENA BTD
REGULAMENTO
1. INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas através do sistema Letz Play e poderão ser visualizadas a qualquer momento. Lembrando que os dois atletas deverão estar com os pagamentos confirmados.
O prazo para cancelamento da inscrição será:
- Até o último dia de inscrição: o ressarcimento será feito com o abatimento de R$30 por boleto, referente às taxas administrativas
- Após o término das inscrições: não haverá nenhum ressarcimento.
VALOR DE INSCRIÇÃO (por atleta)
- 1ª categoria R$ 99,00
- 2ª categoria R$10,00
- 3ª categoria R$10,00
1.2 REGRAS DE DISPUTAS DAS CATEGORIAS
O atleta poderá se inscrever em 03 categorias sendo uma de idade, uma de gênero e uma mista.
1.2.1 DIVISÃO DE CATEGORIAS
Masculina: A/B, C e Iniciante
Feminina: A/B, C e Iniciante
Mista: A/B, C e Iniciante
Obs 1: Não será permitido, em hipótese alguma, jogadores que já jogaram qualquer categoria Pró.
Obs 2: A categoria de gênero dita o nível do jogador, porém ele pode jogar uma categoria acima na mista. Sempre a categoria mais alta, puxa o parceiro da mista. Exemplo: O homem joga Masculina C e a mulher joga Feminino B, eles podem jogar mista juntos na categoria A/B.
Obs 3: A direção do torneio tem o direito de trocar de categoria duplas que não se encaixem no nível inscrito, desde que conheça os jogadores.
2. REGRAS GERAIS
O Torneio seguirá, obrigatoriamente, as regras vigentes da CBT, exceto quando especificado de forma diferente neste regulamento.
2.1 FORMA DE DISPUTA
O torneio irá ocorrer no formato de Grupos Round Robin (todos x todos) + Chaves Eliminatórias.
3. SISTEMA DE DISPUTA CATEGORIAS
- Joga-se 1 set até 6 games. Havendo empate em 6X6, joga-se um tie-break de 7 pontos.
- Grupo único com 3 duplas poderá ser jogado em 8 games bem como as finais ficando a critério do árbitro geral de acordo com o andamento do evento. Sendo 7/7 indo a 9 e 8/8 tie-break.
- Cada grupo terá 3 ou no máximo 4 duplas e cada dupla fará jogos onde todos jogam contra todos dentro do grupo.
- A ordem dos jogos é definida por sorteio, porém todas as duplas do grupo devem chegar no horário marcado.
*Caso alguma dupla se atrase será feita a primeira chamada de W.O e o árbitro geral poderá alterar a ordem dos jogos sorteados. Caso a dupla não apareça após 15 minutos do horário marcado para o início, será desclassificada do torneio.
- Cada grupo poderá ter 1 ou 2 duplas classificadas para a fase seguinte ELIMINATÓRIA.
3.1 CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
EM CASO DE 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS:
1º Saldo de game
2º Confronto direto
3º Sorteio
EM CASO DE 2 (DUAS) DUPLAS EMPATADAS:
Será considerado o vencedor do confronto direto.
Lembrando que: vitória por W.O ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set, os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como game, portanto, a pontuação no tie-break não importa, pois quem vencer terá a vitória computada como 7/6.
4. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral ou organizador geral, a qualquer momento. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima;
- Em relação a torcida será proibido qualquer tipo de instrução, interferência e instrumentos que sejam considerados perturbadores. Caberá ao árbitro apontar a irregularidade.
4.1 PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1ª penalidade: advertência
- 2ª penalidade: perda de ponto
- 3ª penalidade: perda de game
- 4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach-tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante o evento.
5. ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e estará disponibilizada na página do sistema Letz Play até 24 horas antes do início do torneio.
O árbitro geral tem total autonomia para modificar o sistema de jogos caso seja necessário devido a alguma ocorrência que atrase os jogos ou quantidade de duplas inscritas.
Não havendo o mínimo de 03 duplas na categoria escolhida, esta categoria será cancelada, e haverá reembolso da inscrição para os inscritos.
6. W.O
O W.O será aplicado caso uma dupla ou uma atleta da dupla não tenha marcado presença até 15 minutos após o horário previsto para o início do seu GRUPO.
O atleta que leva W.O está impedido de seguir no torneio mesmo tendo um jogo a mais no grupo ou na chave eliminatória. Nenhuma troca poderá ser feita e nenhuma justificativa poderá ser apresentada a título de evitar o W.O.
Portanto para evitar desconfortos, solicitamos que todas as duplas cheguem com 30 minutos de antecedência do horário marcado para início dos seus jogos e que ao chegar, se direcione a mesa de arbitragem para marcar presença.
*O sorteio dos grupos é feito de forma automatizada pelo app Letz Play, 24h antes do início do evento, e as chaves publicadas na sequência. Após essa publicação nenhuma troca será aceita e a dupla que não puder comparecer será dado o W.O.
SUBSTITUIÇÃO: a substituição do parceiro poderá ser feita até o dia 26 de Janeiro às 17h00 através de contato com a arbitragem desde que os mesmos pertençam ao nível técnico da categoria.
7. CRUZAMENTO
Os cruzamentos da fase eliminatória seguirão o formato da FPT, chancela oficial da modalidade, e varia de acordo com o número de grupos de cada categoria.
8. USO DE IMAGEM
O atleta autoriza o EVENTO a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
9. CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador(a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela organização do torneio.
10. SMART FOOT FAULT - ocorre quando o atleta ao sacar, pisa dentro da quadra, arrasta a linha ou leva qualquer tipo de vantagem. Nesse caso OS ATLETAS deverão chamar o árbitro geral que irá acompanhar a irregularidade e aplicar a regra caso ache necessário.
11. JOGO CONTÍNUO - o tempo de aquecimento é de 5 minutos, a primeira virada de quadra e o tie-break não possuem tempo de parada e as demais viradas seguem com o tempo de 90 segundos para descanso.