REGULAMENTO DO BK EXPERIENCE US OPEN 2019
O torneio será regido pelo presente regulamento em consonância com resoluções, atualizações e normas aprovadas pela organização e obedecendo as regras oficiais da Federação Internacional de Tênis (ITF).
1. Da elegibilidade do jogador
Para participar dessas competições a tenista deverá ter 11 anos completos, sendo apenas do sexo feminino.
2. Das categorias
Serão divididas em 2 níveis de duplas:
• Dupla A: avançado, intermediário forte
• Dupla B: intermediário, principiante
3. Das provas
O torneio será disputado em duas categorias de duplas. A chave principal de cada categoria será de, no máximo, 10 duplas (20 jogadoras). Caso haja mais do que 10 duplas inscritas na categoria, haverá lista de espera.
4. Da premiação
Haverá premiação com troféus para a dupla campeã e vice-campeã de cada categoria.
5. Das inscrições
As inscrições serão feitas diretamente com o organizador assim como a forma de pagamento do valor estipulado como inscrição. Os tenistas interessados deverão entrar em contato com a organização para confirmar sua inscrição dentro do prazo estipulado.
5.1. A inscrição só será efetivada mediante ao comprovante de pagamento, caso contrário, a vaga será aberta para outra dupla.
5.2. Devido a limitação do número de inscritos, haverá lista de espera. Em caso de desistência ou ausência de pagamento da dupla inscrita, a inscrição será cancelada e a próxima dupla da lista de espera será chamada.
5.2. O tenista só terá direito à devolução ou crédito da taxa de inscrição nos seguintes casos:
5.2.1 Não haver o número mínimo de tenistas para realização da prova;
5.2.2. Cancelamento parcial ou total da prova por motivo de forca maior. No caso de cancelamento total da prova, a devolução deverá ser do valor integral pago pelo tenista. No caso de cancelamento de prova pela organização já́ em andamento, a devolução devida será de 50% do valor pago a titulo de inscrição. Não terão direito ao reembolso os jogadores que tenham sido eliminados.
6. Dos jogos
Os jogos serão realizados no dia, horários e piso divulgados pela organização anteriormente.
6.1. Toda partida suspensa por chuva, falta de energia elétrica ou outras intempéries terá seu prosseguimento respeitando-se a contagem e posição em que foi interrompida.
6.2. O bate bola de aquecimento não poderá ultrapassar o tempo de 5 (cinco) minutos.
6.3. Os jogos deverão ser realizados obrigatoriamente na sede do torneio informada no calendário da organização com a presença e supervisão da arbitragem responsável.
6.4. Do número de sets e games
6.4.1. A primeira da rodada da dupla serão disputados em melhor de 3 sets, sendo os 2 primeiros normais, com tie break (melhor de 12 pontos), e no ad (sem vantagem). Caso haja o terceiro set será um super Tie Break (melhor de 18 pontos).
6.4.2. As demais rodadas serão realizados em SET PRO (até 8 games) no sistema no ad (sem vantagem).
6.6. Critérios da chave
6.6.1. O critério adotado para seleção e também para o sorteio dos cabeças para a chave principal será sorteio.
7. Do sistema de disputa
Chaves com 3 tenistas inscritos serão jogadas pelo sistema um contra todos. Chaves com 4 ou mais inscritos serão jogadas pelo sistema de eliminatória simples.
7.1. Critérios de desempate em grupos de 3 tenistas
7.1.1. Em caso de empate nos grupos realizados pelo sistema um contra todos, a definição das posições em cada grupo será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem: maior número de vitórias; saldo de vitórias; melhor saldo de sets; melhor saldo de games.
7.1.2. Se após o desempate em saldo de sets ou games dois tenistas ainda permanecerem empatados, será considerado o confronto direto.
7.1.3. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de algum tenista, serão computados aos sets os games faltantes para término do jogo.
7.1.4. Para efeito de contagem para desempate, o super tie break será considerado como SET, porém, não será considerado na contagem de games;
7.1.5. Nas chaves de grupos, o tenista que perder por W.O. em qualquer jogo, será automaticamente desclassificado e seus resultados considerados nulos. A definição do grupo se dará pelo confronto direto entre os outros dois tenistas.
8. Das bolas
As bolas serão fornecidas pela organização do BK Experience.
9. Das quadras
Os jogos serão realizados na academia denominada antes da inscrição pela organização do Circuito.
9.1. A academia deverá colocar à disposição da organização, pelo menos o número de 2 (duas) quadras com piso, linhas, iluminação, redes e alambrados em condições normais de jogo.
9.2. As quadras deverão estar completamente equipadas com pau de simples, placares e cadeiras ou bancos em número suficiente para os jogadores.
9.3. Cabe ao árbitro avaliar as quadras e verificar os equipamentos obrigatórios.
9.4. Os jogos iniciados em determinado piso, não poderão ser transferidos para quadras de piso diferente, a não ser em caso de comum acordo, devidamente assinado em súmula.
9.5. Durante a realização de um jogo, em quadras onde não exista separação por grades ou muro, a utilização de quadra vizinha só poderá ser permitida para outra partida do BK Experience, não sendo permitida a sua utilização para aulas e/ou jogos amistosos.
10. Das chamadas e comparecimento
Os jogos poderão ser programados dentro dos seguintes períodos:
• Sábados a partir das 8 horas, sendo que a última chamada não poderá́ ultrapassar as 21:30.
10.1. A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio e deverá estar disponibilizada no site LPTennis e no grupo de Whatsapp 48 horas antes do início do torneio.
10.2. Remarcação dos jogos
10.2.1. No caso de remarcação de jogos por mau tempo, é obrigação dos jogadores entrarem em contato com os organizadores para ter conhecimento dos novos horários;
10.2.2. Em nenhuma hipótese os jogos remarcados poderão ter seu horário antecipado em relação a chamada inicialmente prevista.
10.3. Haverá tolerância de 15 (Quinze) minutos para tenistas contados a partir do horário oficial marcado para o jogo.
10.4. O tenista estará a disposição dos organizadores e do adversário para a chamada do jogo a partir do momento da confirmação da sua presença. Caso o árbitro tenha quadra disponível para chamar o jogo antes do horário divulgado , deverá informar os jogadores que terá condições de antecipar a chamada, considerando um tempo razoável para os tenistas se prepararem.
11. Da perda de jogo por W.O ou desistência
O W.O. deverá ser aplicado pelo árbitro no local da etapa pela ausência do jogador. Haverá́ tolerância de 15 (quinze) minutos para ambos os jogadores do confronto.
11.1. Não será aceito nenhum tipo de justificativa para derrota por W.O.
11.2. Para o tenista vencedor por W.O. ou desistência haverá contagem da pontuação. A vitória por WO ou desistência sem inicio do confronto, será considerada como vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6x0 e 6x0 ou 8x0 dependendo da rodada.
11.3. O tenista que perder por W.O. ou desistência sem ter iniciado o jogo, será automaticamente desclassificado e a pontuação zerada.
11.4. Em grupos de um contra todos, o tenista que perder por W.O. ou desistência será desclassificado e não terá direito aos pontos.
12. Da remarcação de jogos ou cancelamento de provas
12.1. Por motivo de chuva, os jogos serão transferidos apenas para a quadra coberta, sendo refeita a chamada (para acabar no dia programado) e os sets serão todos alterados para set pro.
12.2. Por motivo de força maior não puder ser iniciada e todos os jogos tiverem que ser remarcados para outra data, fora da semana do início do torneio, o tenista que assim o desejar poderá́ cancelar sua inscrição.
12.3. O cancelamento deverá ser solicitado à organização do torneio, no prazo de sete dias úteis contados a partir da data oficialmente prevista para inicio da prova;
12.4. As etapas não tem previsão de jogos durante a semana e caso alguma prova não puder ser terminada até o final de semana e não houver acordo entre as partes envolvidas para uma nova data, o árbitro deverá marcar o jogo observando um prazo mínimo de 14 dias, contados a partir da data de início da categoria.
12.5. Os jogos adiados deverão obrigatoriamente ser realizados no prazo máximo de 30 dias da data do adiamento. Caso não ocorram, serão cancelados sem a necessidade de devolução do valor da inscrição.
13. Da arbitragem
A arbitragem ficará a cargo de um árbitro geral, podendo ser assessorado por árbitros auxiliares, ficando vetada a sua participação no campeonato como jogador. Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e tem entre suas atribuições o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
13.1. O árbitro geral deverá estar sempre presente durante a realização dos jogos e completamente à disposição do torneio.
13.2. Em caso de WO, tão logo esteja esgotado o prazo de tolerância de 15 minutos, o árbitro deverá informar ao tenista presente sua vitória por ausência do adversário. Em hipótese alguma o árbitro poderá solicitar ou obrigar o tenista presente a esperar mais do que previsto em regulamento.
13.2.1. Após a aplicação do WO pelo árbitro não é permitida a realização do jogo mesmo que haja comum acordo entre os jogadores.
13.3. Em hipótese alguma serão autorizados jogos fora da sede do torneio.
14. Penalidades administrativas por infração ao código de conduta
Caso a jogadora cometa alguma infração dentro das instalações do torneio antes ou após o encerramento da partida, a penalização será decidida pela organização do tornio após análise.
16. Da validade dos jogos terminados
Todo jogo efetivamente terminado, independentemente de ter sido realizado de acordo com os itens descritos neste regulamento, será considerado válido. É de responsabilidade dos jogadores o conhecimento do regulamento e regras e ninguém poderá alegar seu desconhecimento para solicitar cancelamento ou anulação de qualquer partida terminada.
17. Dos casos omissos
Os casos omissos e não previstos neste regulamento serão resolvidos pela organização do BK Experience.
18. Do conhecimento das regras e regulamento
Todo tenista ao fazer sua inscrição declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete e a este regulamento.
18.1 Excepcionalmente poderá haver mudança de regra após a publicação. Caso ocorra, será comunicada pela organização do BK Experience.