REGULAMENTO BT Bellas by Nati Font - 5ª Edição
1. INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas através do sistema Letz Play e poderão ser visualizadas a qualquer momento.
Lembrando que as duas atletas deverão estar com os pagamentos confirmados. O prazo para cancelamento da inscrição será 72 horas após a realização da inscrição.
*ATENÇÃO DEPOIS DE PAGA A INSCRIÇÃO NÃO EFETUAMOS DEVOLUÇÃO DE DINHEIRO, SOMENTE FAZEMOS TROCAS DE PARCEIROS*
1.2 REGRAS DE DISPUTAS DAS CATEGORIAS
O atleta poderá se inscrever em 02 categorias sendo uma de gênero, uma idade.
Não serão aceitas inscrições em duas classes diferentes
***Atletas fora de categoria***
A verificação será feita através da plataforma LETZPLAY nos anos de 2023 e 2024 em torneios ABERTOS. Um atleta que se inscrever em categoria errada será excluído do torneio sem direito a reembolso.
Obs. Todas as inscritas autorizam o compartilhamento de seus dados com os patrocinadores e parceiros do evento!
Pedimos que antes de se inscrever se atentem ao seu nível técnico para evitarem maiores contratempos.
Caso haja uma denúncia procedente e ainda tenha vaga e tempo hábil para subir a dupla de categoria, isso será feito automaticamente e comunicado a dupla.
O prazo para denuncias será de até antes do sorteios onde os perfis serão analisados.
Abaixo seguem as condições que excluiremos do nosso torneio:
1- atletas que se inscreverem em categorias 2 níveis abaixo de uma categoria que já tenha jogado em 23/24:
Exemplo - Está inscrito na B (gold) e já jogou PRO
2- Tenha feito final em uma categoria acima da que está inscrito em 23/24.
Exemplo: Já fez final na B (gold) e está inscrito na C (plus)
*exceto em caso de grupo único
3- Tenha jogado mais de 3 torneios em uma categoria acima da que está inscrito.
Exemplo: Já jogou 4 torneios em 23/24 na C e se inscreveu na Iniciante.
4- Não serão considerados torneios disputados antes de 2023, torneios fechados exclusivos de clubes, arena ou empresas.
Sempre que houver dúvidas irá prevalecer a decisão do árbitro que é autoridade máxima dentro do torneio.
5- Nomenclaturas duplas como PRO/A , C/B etc. serão consideradas a categoria inferior.
Exemplo: se um atleta jogou mais de 2 torneios na C/B ele pode jogar C no nosso torneio.
6- A categoria DIAMANTE não poderá jogar atletas com mais de 20 pontos na ITF
ATENÇÃO
• Essa verificação é exclusiva pela plataforma da LETZPLAY, ou seja, torneios administrados por outras plataformas como Tennis Up , Track&Field , Tênis Integrado, CBBT etc …. Não serão considerados.
• Atletas que BURLAREM o sistema criando um novo perfil para apagar o histórico serão AUTOMATICAMENTE desclassificados sem direito a reembolso.
- pedimos que os atletas façam a verificação do seu perfil e de sua dupla para evitarem desclassificação.
- casos de denúncias serão avaliados e se forem procedentes o atleta será eliminado na fase em que ele se encontrar no torneio.
Para denunciar um atleta é necessário informar:
O print do perfil na letzplay e em qual categoria ele está inscrito além do motivo apresentado no regulamento que desclassifica o atleta denunciado.
Jogos disputados seguirão com o seu resultado.
Exemplo. Um atleta se classificou na fase de grupos e quando ia jogar oitavas de final foi descoberta uma irregularidade
Procedimento: Iremos excluir essa dupla e o seu adversário avança para as quartas de final vencendo por WO. As duplas que enfrentaram essa dupla irregular no grupo não assumem essa posição.
- Caso uma irregularidade seja reivindicada após o torneio acabar ela não será acatada.
Nossa equipe fará o possível para evitar irregularidades e lembramos que todos tem acesso a plataforma podendo avaliar seus adversários.
3. REGRAS GERAIS BTBELLAS
O Torneio seguirá, obrigatoriamente, as regras vigentes da CBT, exceto quando especificado de forma diferente neste regulamento.
4. FORMA DE DISPUTA
O torneio irá ocorrer no formato de Grupos Round Robin (todos x todos) + KNOCKOUT Chaves Eliminatórias.
4.1 SISTEMA DE DISPUTA CATEGORIAS
- Joga-se 1 set até 6 games. Havendo empate em 6X6, joga-se um tie - break de 7 pontos com diferença mínima de 2 pontos.
- Cada grupo será composto por 3 ou no máximo 4 duplas e cada dupla fará jogos onde todos jogam contra todos dentro do grupo.
- A ordem dos jogos é definida por sorteio porém todas as duplas do grupo devem chegar no horário marcado.
*Caso alguma dupla se atrase será feita a primeira chamada de WO e o árbitro geral poderá alterar a ordem dos jogos sorteados. Caso a dupla não apareça após 15 minutos do horário marcado para o início, será desclassificada do torneio.
- Cada grupo terá 2 duplas classificadas para a fase seguinte ELIMINATÓRIA
4.1. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
EM CASO DE 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS:
1º Saldo de games levando em consideração todos os jogos do grupo
2º Sorteio
Obs: Em caso de empate triplo não é considerado o confronto direto para desempate.
EM CASO DE 2 (DUAS) DUPLAS EMPATADAS:
Será considerado o vencedor do confronto direto.
Lembrando que: vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como game, portanto, a pontuação no tie break não importa pois quem vencer terá a vitória computada como 7/6
5. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares, ou organizador geral, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
- Conduta Antiesportivo: toda e qualquer atitude antiesportivo que não esteja prevista nos itens acima;
-Em relação a torcida será proibido qualquer tipo de instrução, interferência e instrumentos que sejam considerados perturbadores. Caberá ao árbitro apontar a irregularidade.
5.1 PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1ª penalidade: advertência
- 2ª penalidade: perda de ponto
- 3ª penalidade: perda de game
- 4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo Atleta, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos.
6. ROUPAS E ACESSÓRIOS
- Pedimos que TODAS as atletas utilizem a camiseta do evento. Exceto casos específicos. Fica vedada a utilização de biquíni tanto na parte superior como da parte inferior.
- É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das quadras de jogo.
7. ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e estará disponibilizada na página do sistema Letz Play até 48 horas antes do início do torneio.
Uma programação prévia será divulgada com antecedência. Porém a oficial somente na semana do evento e os grupos e chaves 48 horas antes pois após divulgado mais nenhuma troca ou cancelamento poderá ser feito e caso aconteça será dado WO.
O árbitro geral tem total autonomia para modificar o sistema de jogos caso seja necessário devido a alguma ocorrência que atrase os jogos ou quantidade de duplas inscritas.
7. W.O
Pedimos que todas as atletas marquem presença 15 minutos ANTES do horário marcado para o início do seu jogo ou grupo.
A primeira chamada de WO é feita no horário marcado para o início e a segunda chamada e definitiva com 10 minutos após o horário marcado.
O atleta que leva WO está impedido de seguir no torneio mesmo tendo um jogo a mais no grupo.
Nenhuma troca poderá ser feita e nenhuma justificativa poderá ser apresentada a título de evitar o WO.
Portanto para evitar desconfortos solicitamos que todas cheguem com antecedência do horário marcado para o início dos seus jogos e que ao chegar se direcione a mesa de arbitragem para marcar presença
*o sorteio dos grupos é feito de forma automatizada pela LETZPLAY, 48H antes do início do evento e as chaves publicadas na sequência.
ALTERNATE: o torneio poderá substituir ou não uma dupla no lugar do WO para completar a chave, desde que realize o SIGNIN antes do início da partida (pagamento), que pertença ao nível técnico da categoria e essa dupla ocupará na chave ou no grupo o mesmo lugar da dupla que deu o WO.
8- Cruzamento.
Os cruzamentos das fases eliminatórias são gerados de forma automática pelo sistema Letzplay, ele será respeitado pela organização do torneio.
9- USO DE IMAGEM
O atleta autoriza o EVENTO a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
10 -SMART FOOT FAULT - ele ocorre quando o atleta ao sacar pisa dentro da quadra, arrasta a linha ou leva qualquer tipo de vantagem. Nesse caso OS ATLETAS deverão chamar o árbitro geral que irá verificar a irregularidade e aplicar a regra.
11. JOGO CONTINUO - o tempo de aquecimento é de 5 minutos , a primeira virada de quadra e o tie break não possuem tempo de parada e as demais viradas seguem com o tempo de 90 segundos para descanso.
12- CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela organização do torneio.
13- Responsabilidades do Atleta
Todo atleta ao fazer sua inscrição atesta que está apto a participar do torneio e assegura ter condições físicas e psicológicas, sendo responsável pelos atos ou consequências da sua participação nos torneios.
Durante o torneio, o atendimento em quadra, será feito somente por fisioterapeutas do torneio, seguindo os procedimentos aprovados pela Federação Internacional de Tênis. O atendimento em quadra durante a partida tem como objetivo tentar melhorar a condição apresentada pelo atleta, para que este possa terminar o jogo, porém existem ainda situações bem definidas em que o "medical time-out" não é permitido, chamadas "condições não-tratáveis". São elas:
1. Acometimentos ou lesões pré-existentes sem possibilidades de agravamento;
2. Acometimentos em que os três minutos do "medical time-out" não sejam suficientes para o tratamento da lesão/acometimento identificado;
3. Acometimentos relacionados ao condicionamento físico e calor (cãibras, cansaço, desidratação, insolação etc.).
Nos casos de contusões mais graves ou doença, é responsabilidade do atleta todo e qualquer custo para algum tratamento que seja necessário. A organização prestará o atendimento quanto ao encaminhamento à clínica especializada. Recomendamos que os inscritos tenham seus próprios Convênios Médicos.
Não são permitidos quaisquer tratamentos que requeiram injeções, infusões intravenosas ou utilização de oxigênio dentro ou fora da quadra, com exceção dos portadores de diabetes, onde é permitida a utilização do tempo médico para verificação da dosagem sanguínea e aplicação do medicamento, se necessário.
12. PREMIAÇÃO
A premiação das categorias será feita no momento do podium, com os atletas vencedores dos 1˚, 2˚ e 3˚ lugares. Caso a dupla não esteja no ato da premiação, o prêmio não estará mais disponível.