REGULAMENTO TORNEIO 4º DECOR SOCIAL OPEN
1. COMPETIÇAO E CATEGORIAS
a. O Torneio será realizado por duplas fixas femininas nas categorias Ouro (B/C+) e Prata (C/D) e por duplas mistas (categoria B/C). A atleta poderá se inscrever em 2 (duas) categorias, sendo uma mista e uma feminina.
b. O Torneio será realizado no dia 30 de novembro de 2024 na Arena Beach Power, na Rua Engenheiro Mesquita Sampaio, 268.
c. Serão considerados atletas em categoria irregular:
(i) Aquelas que nos últimos 12 meses tenham disputado 3 torneios em uma categoria de nível superior ou equivalente ao que está inscrito.
(ii) Que tenham jogado 2 categorias acima da que está inscrita.
d. A organização do torneio poderá realizar a checagem das categorias utilizando o sistema LetzPlay para averiguação delas. Caso seja identificada irregularidade, a atleta será desclassificada do torneio, e não haverá ressarcimento do valor da inscrição.
e. Sem prejuízo do disposto neste regulamento, é de total e absoluta responsabilidade da atleta se certificar que a categoria que irá jogar corresponde ao seu nível técnico. Para isso é necessário ter conhecimento do regulamento e dos filtros que podem eliminá-lo por incompatibilidade de nível.
f. Caso seja detectado uma atleta fora de categoria pela organização, a mesma entrará em contato para que seja feita a mudança de parceiro ou caso haja vaga na categoria acima que seja feita essa adequação.
g. As denúncias poderão ser feitas durante todo o processo de inscrição e cabe a organização juntamente com a arbitragem julgar se procede ou não e tomar as devidas providências.
h. As denúncias que ocorrerem após o sorteio das chaves ou durante o torneio não serão obrigatoriamente acatadas pela organização. Caso a opção seja eliminar a dupla após o sorteio e antes do início da categoria, outra dupla apta a jogar a categoria poderá assumir o mesmo lugar na chave, entrando como ALTERNATE.
i. O árbitro geral tem total autonomia sobre o regulamento e qualquer decisão tomada por ele deverá ser acatada mesmo que haja uma interpretação subjetiva, cabe exclusivamente a ele a decisão de eliminar ou não uma dupla irregular após o início do torneio.
2. INSCRIÇOES
a. Inscrições serão realizadas através do Letzplay e validas somente mediante pagamento, que deverá ser feito em até 5 (cinco) dias após a inscrição.
b. Cancelamento:
- Até o último dia de inscrição: será feito o ressarcimento da taxa de inscrição, sendo que será deduzido um valor de R$ 50,00 que será revertido como doação à Decor Social;
- Após o término das inscrições: não haverá nenhum ressarcimento.
Troca de parceiro(a):
- poderá ser feita até a data do sorteio dos grupos, desde que seja por um atleta apto a jogar a mesma categoria. A troca deverá ser informada a organização e o atleta que será incluído deve ter cadastro no LetzPlay;
- O acerto financeiro deverá ser feito entre os atletas envolvidos caso a inscrição já tenha sido paga.
- Após o sorteio dos grupos nenhuma troca será aceita e o atleta que não puder comparecer tem direito ao kit mas não será ressarcido e leva WO.
c. O valor arrecadado será integralmente doado a ONG Decor Social.
3. REGRAS PARTICIPAÇÃO
Ordem dos JOGOS:
a. Pedimos que todas as duplas cheguem com 15 minutos de antecedência do horário marcado e façam o CHECKIN na arbitragem.
b. Caso todas as duplas façam o check-in no horário estipulado, a ordem dos jogos será aquela estipulada no sorteio da LETZPLAY.
c. Caso alguma dupla se atrase, o primeiro confronto seguirá a ordem de chegada e a primeira chamada de WO será feita no horário marcado da partida e após 15 minutos a chamada definitiva de WO impossibilitando aquela dupla de jogar o torneio naquela categoria.
4. REGULAMENTO DO TORNEIO
4.1 Número de Inscritos: O mínimo para a disputa é de 3 (Três) duplas por grupo
4.2 Sistema de Disputa
A distribuição das duplas por quadra será feita através de sorteio pela organização do evento. Após o sorteio, não será possível a troca de jogadores.
Por se tratar de um torneio amistoso, não haverá juiz em quadra sendo os próprios jogadores responsáveis pela marcação dos pontos. No caso de uma bola duvidosa cabe a equipe da quadra defensiva a palavra final.
Todos os jogos serão disputados em um set de 6 games, havendo empate em 6-6, joga-se um tie-break (até 7 pontos) com diferença mínima de 2 pontos.
Será concedido um tempo de 5 minutos antes de cada partida para aquecimento dos atletas.
4.3 Critérios de Desempate
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
EM CASO DE 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS:
1º Saldo de sets
2º Saldo de game:
3º Sorteio.
EM CASO DE 2 (DUAS) DUPLAS EMPATADAS:
Será considerado o vencedor do confronto direto.
Lembrando que: vitória por WO será considerada como vitória por parcial de 6x0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como game, portanto a pontuação no tie break não importa pois quem vencer terá a vitória computada como 7/6.
4.4- Cabeças de chave.
Para efeito de sorteio não haverá cabeças de chave.
Portanto, para efeito de classificação para a fase seguinte, sempre que houver o benefício de uma dupla avançar de “BYE” o critério utilizado será o primeiro colocado do Grupo 1 em diante.
Ex. 5 grupos - 10 duplas classificadas, 6 duplas passam direto (as primeiras colocadas do grupo 1 ao 5 e a segunda colocada do grupo 1).
4.5. Cruzamento.
Os cruzamentos da fase eliminatória seguirão o formato da FPT, chancela oficial da modalidade e varia de acordo com o número de grupos de cada categoria e automatizado pelo LETZ PLAY.
5. CÓDIGO DE CONDUTA
5.1. Não serão tolerados:
A) Obscenidade Audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma.
B) Obscenidade Visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis.
C) Abuso de Bolas: Bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
D) Abuso de Raquete ou Equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
E) Abuso verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral
F) Abuso Físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
G) Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
5.2. Vestuário
- Feminino: Obrigatório o uso da camiseta do torneio. É permitido o uso de top por baixo da camiseta, e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior como a inferior.
-Masculino: Obrigatório o uso da camiseta do torneio. Não é permitido jogar sem camisa, tampouco de sunga, nem com camisa de times de futebol (já que é obrigatório o uso da camiseta do torneio)
I) É terminantemente proibido: Utilização de garrafas e copos de vidro no ambiente de praia (quadras de jogo e espaço kids)
5.3. PENALIDADES POR INFRAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA
1ª Ofensa: Advertência
2 ª Ofensa: Perda de Ponto
3 ª Ofensa: Perda de Game
4 ª Ofensa: Desclassificação
7. USO DE IMAGEM
O atleta autoriza o EVENTO a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
8. CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela organização do torneio.
9. JOGO CONTÍNUO
O tempo de aquecimento é de 5 minutos, a primeira virada de quadra e o tie break não possuem tempo de parada e as demais viradas seguem com o tempo de 90 segundos para descanso.
10. RESPONSABILIDADE DO ATLETA
Todo o atleta ao realizar a sua inscrição declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais.
Todo atleta ao fazer sua inscrição atesta que está apto a participar do torneio e assegura ter condições físicas e psicológicas, sendo responsável pelos atos ou consequências da sua participação nos torneios.
Durante o torneio, o atendimento em quadra, durante a partida, será feito somente por fisioterapeutas do torneio, seguindo os procedimentos aprovados pela Federação Internacional de Tênis. O atendimento em quadra durante a partida tem como objetivo tentar melhorar a condição apresentada pelo atleta, para que este possa terminar o jogo. Nos casos de contusões mais graves ou doença, é responsabilidade do atleta todo e qualquer custo para algum tratamento que seja necessário. Recomendamos que os inscritos tenham seus próprios Convênios Médicos.
Não são permitidos quaisquer tratamentos que requeiram injeções, infusões intravenosas ou utilização de oxigênio dentro ou fora da quadra, com exceção dos portadores de diabetes, onde é permitida a utilização do tempo médico para verificação da dosagem sanguínea e aplicação do medicamento.
11. ARBITRAGEM
O Árbitro Geral terá total autonomia e autoridade para decidir qualquer divergência para assegurar o bom andamento do Torneio.