Regulamento 2024
LPO-BT24
1. INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas através do sistema Letz Play e para isso é necessário ter o cadastro nessa plataforma.
Usuários que tiverem 2 perfis precisam regularizar a situação junto à plataforma pois isso poderá excluí-lo do torneio caracterizando fraude.
Após feita a inscrição, a plataforma irá informar se a mesma foi concluída com sucesso ou se a dupla caiu na fila de espera.
Os atletas deverão informar o nome do seu COACH no campo respectivo.
Os COACH deverão se inscrever na categoria respectiva apenas para controle. O pagamento é feito exclusivamente pelos atletas.
Caso tenha conseguido a vaga a plataforma irá informar qual o prazo máximo para efetuar o pagamento e a equipe que não cumprir o prazo poderá ser excluída ou encaminhada para a fila de espera.
Caso uma equipe excluída tenha membros que já pagaram, os mesmos serão ressarcidos.
1.1 - TROCA
A troca de parceiros poderá ser feita pela própria dupla dentro da Letzplay até o encerramento das inscrições sem custo adicional.
Após o encerramento, essa troca só poderá ser feita pela organização.
Após o sorteio das chaves, que é feito 48H antes do início do evento, nenhuma troca poderá ser feita, exceto que haja uma comprovação médica atestando para doenças infectocontagiosas ou lesões.
O atestado será analisado pela organização que poderá julgar procedente ou não e caso conceda a troca a nova dupla permanece no mesmo local da chave da qual foi sorteada.
Ao fazer a troca, a dupla é responsável pelo acerto financeiro entre as partes.
1.2 - CANCELAMENTO
Os cancelamentos solicitados após o pagamento terão uma taxa administrativa de 15% sobre o valor da inscrição que será abatida na devolução para o atleta.
Após o término das inscrições os atletas não terão mais direito a ressarcimento, apenas TROCA.
2- REGRAS DE DISPUTAS DAS CATEGORIAS
O atleta poderá se inscrever em até 2 (duas) categorias, sendo uma mista e uma de gênero.
O atleta que se inscrever em 2 categorias deverá obrigatoriamente se inscrever no mesmo nível da categoria de gênero e na mista.
Caso alguma irregularidade aconteça ele será excluído da categoria irregular.
Não serão aceitos atletas inscritos em 2 categorias de mesmo gênero e nível técnico diferente.
Não serão aceitos atletas inscritos em 2 equipes diferentes mesmo que em categorias distintas.
3- ***Atletas fora de categoria***
As nomenclaturas de categorias oficialmente utilizadas serão:
B , C
Pedimos uma atenção redobrada nesse item pois um atleta irregular poderá ser excluído do torneio, bem como a sua dupla, sem direito a reembolso.
3.1 SERÁ CONSIDERADO ATLETA IRREGULAR:
🚨AQUELE QUE TIVER FEITO 3 TORNEIOS OU MAIS EM UMA CATEGORIA ACIMA DAQUELA QUE ESTÁ INSCRITO, INDEPENDENTE DOS RESULTADOS OBTIDOS NESSE TORNEIO.
🚨CASO O ATLETA TENHA DISPUTADO 1 TORNEIO EM CATEGORIA 2 NÍVEIS ACIMA, TAMBÉM SE TORNA IRREGULAR.
🚨CASO TENHA SIDO CAMPEÃO EM UMA CATEGORIA
ACIMA, BASTARÁ ESSE TORNEIO PARA TORNAR O ATLETA IRREGULAR.
3.2 - VERIFICAÇÃO
Abaixo listaremos os torneios que serão levados em consideração para verificação bem como os filtros que serão aplicados.
A Plataforma Letzplay juntamente com o ranking ITF serão as duas únicas fontes de consulta aceita para checagem uma vez que dentro dela já estão a FPT/Circuito Beach Tennis , CBBT, entre outros…
Outras plataformas como:
TennisUp, Tennis Integrado, TFsports, etc… não serão verificadas tampouco consideradas para verificação.
3.3.A Os anos que serão considerados serão: O ano vigente e o ano anterior ou seja 2024 e 2023.
3.3.B Torneios com inscrição aberta porém sem resultados não serão considerados.
3.3.C Jogos de ranking não serão considerados.
3.3.D Torneios fechados, exclusivo de clubes, empresas ou qualquer nicho onde as inscrições não são OPEN , não serão considerados.
3.3.E Torneios de outras modalidades como Tennis , paddle , pickleball não serão considerados.
3.3.F Torneios de equipe que não conste no resultado o nome do atleta que evidencie a participação do mesmo, não serão considerados.
3.3.G Torneios no formato Rei da praia ou qualquer outro formato que não seja duplas de gênero, simples e mistas , não serão considerados.
3.3.H Categoria mista , simples e gênero não serão acumulativas, porém o nível técnico será considerado.
Ex 1. O atleta poderá ter 2 torneios na B em cada uma das categorias citadas acima e jogar na C.
Ex 2. Se o atleta tiver 3 torneios na mista B , não poderá jogar a feminina C
Ex 3. Se o atleta foi campeão na simples A , não poderá jogar a mista B
3.3.I Torneios de grupo único serão considerados na checagem, porém não serão considerados para designar campeão e vice
3.3.J Torneios que o atleta deu W.O e não participou, não serão considerados.
3.3.k Nomenclaturas duplas como : A/B ou PRO/A etc. será considerada a nomenclatura mais baixa.
3.3.L Nomenclaturas de categorias, diferente da tradicional PRO - A - B - C - D não serão consideradas. Exemplo: Ouro, avançada , Rubi, open , especial etc…
3.3.M Data de corte será feita 2 semanas antes do início do torneio. Portanto, torneios que um atleta realizar na semana anterior e 2 semanas antes do torneio não serão considerados.
4 - DENÚNCIAS.
Será de responsabilidade do atleta e de seu Coach o conhecimento do regulamento e a inscrição na categoria correta, as denúncias deverão ser consultadas conforme os itens a seguir:
4.1 Caso seja detectado um atleta fora de categoria pela organização, a mesma entrará em contato para que seja feita a mudança de parceiro ou de categoria, caso haja vaga.
4.2 As denúncias feitas antes do sorteio das chaves que procederem, será comunicada a dupla denunciada e resolvida a situação com a troca da dupla ou do atleta irregular ou a adequação para a categoria correta caso haja vaga.
4.3 As denúncias procedentes que ocorrerem após o sorteio das chaves, deverão ser atendidas e poderá entrar uma nova dupla como ALTERNATE, na mesma posição do grupo da dupla irregular, ou se não houver outra dupla será dado o wo sem o ressarcimento da inscrição.
4.4. Denúncias feitas no dia do torneio não serão acatadas mesmo que procedentes. Portanto pedimos a todos que façam a verificação até no máximo às 19H do dia anterior para que caso haja alguma irregularidade, o torneio possa verificar e tomar as medidas cabíveis junto com a dupla denunciada.
4.5- O árbitro geral tem total autonomia sobre o regulamento e qualquer decisão tomada por ele deverá ser acatada mesmo que haja uma interpretação subjetiva, cabe exclusivamente a ele a decisão de eliminar ou não uma dupla irregular.
A decisão do árbitro é soberana e está acima do regulamento.
5. REGRAS GERAIS
O Torneio seguirá, obrigatoriamente, as regras vigentes da FPT, exceto quando especificado de forma diferente neste regulamento.
6. FORMA DE DISPUTA
O torneio irá ocorrer no formato de Grupos Round Robin (todos x todos) + Chaves Eliminatórias
6.1 Os torneios amadores serão disputados em 1 set de 6 games , sendo que o empate em 5 a 5 leva o jogo até 7 games e caso haja empate em 6 a 6 o jogo é decidido em um tie break de 7 pontos.
6.2 Não haverá cabeças de chave quando o torneio não tiver um ranking, portanto todos os grupos serão definidos através de sorteio.
Caso seja um torneio com ranking, esse mesmo poderá ser utilizado para definir os cabeças de chave.
6.4 acima de 1 grupo sempre teremos a fase eliminatória na qual. Dupla que perde é eliminada, exceto quando o torneio tiver disputa de terceiro lugar
6.5 quando o número de duplas inscritas não for múltiplo de 3 , o grupo que terá 4 duplas será o GRUPO 1 e caso mais um grupo necessite ter 4 duplas , será o GRUPO 2
6.6 quando o número de duplas classificadas para a fase eliminatória gerar uma chave com BYE, as duplas serão as primeiras colocadas dos grupos 1, 2 , 3 e assim por diante …
Exemplo: 5 grupos
Passam 10 duplas
Sendo que 6 duplas passam de Bye
São elas: as primeiras colocadas dos 5 grupos + a 2ª colocada do grupo 1
7- Ordem dos Jogos
O Torneio seguirá, obrigatoriamente, as regras vigentes da FPT, exceto quando especificado de forma diferente neste regulamento.
7.1 a plataforma letzplay mostra o horário dos jogos do grupo e pré define uma ordem de jogos por uma questão de disposição na página, porém todas as duplas devem chegar no horário estipulado, inclusive a dupla que na plataforma não aparece no primeiro jogo.
7.2 a ordem dos jogos é definida pelo árbitro que poderá alterar a ordem da plataforma caso 5 minutos antes do horário marcado o grupo ainda não esteja completo.
7.3 a dupla que não chegar em até 15 minutos após o horário marcado é eliminada do torneio e o árbitro anuncia o WO mesmo que ela só faça o segundo jogo e a primeira partida ainda não tenha terminado.
7.4 em grupos com 3 duplas a dupla que vencer a primeira partida tem a opção de escolher se continua em quadra para jogar na sequência ou se espera para fazer o terceiro jogo.
8- CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando os seguintes critérios, pela ordem:
EM CASO DE 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS EM VITÓRIA:
1º Saldo de game
2º Sorteio
EM CASO DE 2 (DUAS) DUPLAS EMPATADAS:
Será considerado o vencedor do confronto direto.
Lembrando que: vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como game, portanto, a pontuação no tie break não importa pois quem vencer terá a vitória computada como 7/6
9. COACH
O Treinador poderá ficar dentro da ateu para orientar as suas duplas durante as viradas ímpares.
Nenhuma interrupção durante a partida poderá ser feita e caso isso ocorra o treinador será punido juntamente com a sua dupla.
Sinais podem ser passados desde que não interfira no andamento da partida.
Caso mais de uma dupla estiver jogando ao mesmo tempo, o treinador poderá eleger um auxiliar para acompanhar.
Caso haja empate no número de medalhas de ouro , prata e bronze , o prêmio será dividido.
O coach poderá ser de qualquer gênero.
Os atletas não obrigatoriamente precisam comprovar que fazem aula com seu coach.
10. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral ou organizador geral, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima, incluindo retardar o jogo pela demora no aquecimento ou na virada ou ainda no saque;
-Em relação a torcida será proibido qualquer tipo de instrução, interferência e instrumentos que sejam considerados perturbadores. Caberá ao árbitro apontar a irregularidade.
10.1 PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1ª penalidade: advertência;
- 2ª penalidade: perda de ponto;
- 3ª penalidade: perda de game;
- 4ª penalidade: desclassificação.
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos.
10.2 ROUPAS E ACESSÓRIOS
- Feminino: Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior como a inferior.
- Masculino: não é permitido jogar sem camisa, tampouco de sunga
- Camisetas com tema de política também serão vetadas.
- Pedimos que os atletas deem preferência para jogar com a camiseta do torneio.
- É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das quadras de jogo.
11. ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e estará disponibilizada na página do sistema Letz Play até 48 horas antes do início do torneio.
O árbitro geral tem total autonomia para modificar o sistema de jogos caso seja necessário devido a alguma ocorrência que atrase os jogos ou quantidade de duplas inscritas.
Não havendo o mínimo de 03 duplas na categoria escolhida, esta categoria será cancelada.
12. W.O (Walk Over)
O wo será aplicado caso uma dupla ou um(a) atleta da dupla não tenha marcado presença até 15 minutos após o horário previsto para o início do seu GRUPO.
O atleta que leva WO está impedido de seguir no torneio mesmo tendo um jogo a mais no grupo.
Nenhuma troca poderá ser feita e nenhuma justificativa poderá ser apresentada a título de evitar o WO.
Portanto para evitar desconfortos solicitamos que todas cheguem com 30 minutos de antecedência do horário marcado para início dos seus jogos e que ao chegar se direcione a mesa de arbitragem para marcar presença
*o sorteio dos grupos é feito de forma automatizada pela LETZPLAY, 48 a 24H antes do início do evento e as chaves publicadas na sequência.
Após essa publicação nenhuma troca será aceita e a dupla que não puder comparecer será dado o WO.
13- Cruzamento.
Os cruzamentos da fase eliminatória seguirão o formato da FPT, chancela oficial da modalidade e varia de acordo com o número de grupos de cada categoria.
14. SMART FOOT FAULT - ele ocorre quando o atleta ao sacar pisa dentro da quadra, arrasta a linha ou leva qualquer tipo de vantagem. Nesse caso OS ATLETAS deverão chamar o árbitro geral que irá acompanhar a irregularidade e aplicar a regra caso ache necessário.
15. JOGO CONTINUO - o tempo de aquecimento é de 5 minutos, a primeira virada de quadra e o tie break não possuem tempo de parada e as demais viradas seguem com o tempo de 90 segundos para descanso.
16 - USO DE IMAGEM
O atleta autoriza o EVENTO a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
17 - Ciência DO REGULAMENTO
Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela organização do torneio.
18. Recomendações Gerais.
Todo o atleta ao realizar a sua inscrição declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais.
Todo atleta ao fazer sua inscrição atesta que está apto a participar do torneio e assegura ter condições físicas e psicológicas, sendo responsável pelos atos ou consequências da sua participação nos torneios.
Todo o atleta ao fazer sua inscrição sede o seu direito de imagem ao torneio,
Durante o torneio, o atendimento em quadra, durante a partida, será feito somente por fisioterapeutas do torneio, seguindo os procedimentos aprovados pela Federação Internacional de Tênis. O atendimento em quadra durante a partida tem como objetivo tentar melhorar a condição apresentada pelo atleta, para que este possa terminar o jogo. Nos casos de contusões mais graves ou doença, é responsabilidade do atleta todo e qualquer custo para algum tratamento que seja necessário. A organização prestará o atendimento ao quanto ao encaminhamento à clínica especializada. Recomendamos que os inscritos tenham seus próprios Convênios Médicos.
Não são permitidos quaisquer tratamentos que requeiram injeções, infusões intravenosas ou utilização de oxigênio dentro ou fora da quadra, com exceção dos portadores de diabetes, onde é permitida a utilização do tempo médico para verificação da dosagem sanguínea e aplicação do medicamento, se necessário.