ACESSE O REGULAMENTO: regulamento.circuitobtb.com
REGULAMENTO DO CIRCUITO BEACH TENNIS BRASIL 2022
1 – CIRCUITO PROFISSIONAL E AMADOR DE DUPLAS MASCULINA E FEMININA
ABTERJ é a responsável pela área Técnica e funcional do Circuito BTB.
2 - REGRAS e REGULAMENTOS GERAIS DO CIRCUITO
2.1) Regras do Beach Tennis ITF
https://www.itftennis.com/media/6134/itf-rules-of-beach-tennis-2021.pdf
2.2) Sistema de Disputa para as Categorias Profissionais.
• Até 16 Duplas, em eliminatória simples de melhor de 3 Sets com Match Tie-Break.
• 12 pelo Ranking, vide 2.4 abaixo.
• 04 Wild Card.
2.3) Sistema de Disputa para as Categorias Amadoras.
• 3 Duplas - sistema de grupo único jogado em 2 turnos e a final realizada entre os vencedores de cada turno, caso a mesma dupla vença os dois turnos, ela será campeã por antecipação. Todos os jogos realizados em 1 Set de 6 games por confronto.
• 4 ou 5 Duplas, sistema de grupo único, sendo 1 Set de 6 games por confronto.
• A partir de 6 Duplas, dividido em 2 fases, a primeira fase em grupos de 3 ou 4 Equipes, onde todas as Equipes do mesmo grupo jogam entre si sempre classificando 2 Equipes por grupo e a segunda fase em eliminatória simples. Todos os jogos disputados em um único set de 6 Games.
• Em caso de limite de vagas, será preenchida pela ordem de inscrição e pagamento.
2.4) Cabeças de chave Profissional.
1. Os 2 atletas que possuem Ranking ITF.
2. Somente 1 dos(as) atletas possui Ranking ITF.
3. Os 2 atletas que possuem Ranking no Circuito RJ de Beach Tennis.
4. Somente 1 dos(as) atletas possui Ranking no Circuito RJ de Beach Tennis.
2.5) Cabeças de chave Amador.
1. Os 2 atletas que possuem Ranking no Circuito RJ de Beach Tennis.
2. Somente 1 dos(as) atletas possui Ranking no Circuito RJ de Beach Tennis,
3. Atletas sem Ranking no Circuito RJ de Beach Tennis, sorteio.
2.6) Critério de desempate (Fase de Grupos).
1º Critério - Número de vitórias. 4º Critério - Confronto Direto.
2º Critério - Saldo de Sets. (Average) 5º Critério - Ranking, a exemplo do item 2.4.
3º Critério - Saldo de games. (Average) 6º critério – Sorteio ou Mais Velho (Individual)
Importante: Havendo grupos com 3 e 4 duplas na mesma categoria, será utilizado o critério de Game Average para definição das posições dos primeiros colocados na segunda fase.
2.12) Tempo de Tolerância.
• São de 15 minutos o tempo de espera para aplicação do W.O. nas Categorias Pró. Nas demais Categorias, caso a sequência dos jogos possa ser alterada sem acarretar atraso no Torneio, não será aplicado o W.O. de imediato, dando a dupla mais tempo para chegar, desde que pelo menos 1 jogador da Dupla esteja presente.
• O W.O. nas Categorias Pró elimina a dupla. Nas demais Categorias, o W.O. não causa eliminação na fase de grupos desde que um dos jogadores esteja presente e este consiga outro jogador de mesma categoria ou inferior antes do início do seu 1* Jogo.
2.13) Alteração de Duplas.
Após a realização do sorteio, a alteração nas duplas não poderá ocorrer na Categoria Profissional, apenas a substituição por nova dupla em caso de W.O. Nas categorias amadoras será permitida a substituição do parceiro (sem transferência de crédito) e depois da dupla por inteira. Deve ser respeitado o prazo de assinatura do Alternate List (critério por ordem de chegada), que será aberto 30 minutos antes do início da categoria e fechado 5 minutos antes do primeiro jogo. No caso de substituição de parceiro, esta poderá ser feita até 1 minuto antes do horário do próprio Jogo.
2.14) Tipo de Bolas.
Devem ser utilizadas bolas específicas de Beach Tennis. Não poderá haver alteração no tipo de bolas durante todos os jogos de um torneio, exceto no caso de força maior.
3) INSCRIÇÃO:
Não será permitida a transferência de crédito após o sorteio das chaves.
O cancelamento só é permitido até a data de encerramento das inscrições e a transferência de crédito só é permitido até o sorteio.
O não comparecimento do jogador não lhe dá direito a reembolso e nem a camisa.
4) RANKING e Relação dos Jogadores com as suas respectivas Categorias.
Todos os atletas que participarem do BTB poderão vir a ter seus pontos creditados ao Ranking BTB em futuro próximo, mas não ao Ranking ABTERJ, pelo menos não desta Etapa.
O critério de nível adotado pelo BEACH TENNIS BRASIL nas Categorias Amadoras é o mesmo da ABTERJ, já que ela é a responsável pela parte Técnica, sendo assim todos os Jogadores estão submetidos ao Ranking da ABTERJ e seus critérios.
No site da ABTERJ existe uma relação dos Jogadores e suas categorias. Esta relação limita a Categoria mínima do Jogador, pois vale lembrar que não é proibido o jogador participar das Categorias acima da definida no site, mas é proibido descer de nível, mesmos os Jogadores que não estiverem nesta relação também estão sujeitos ao mesmo critério, sendo eles subjetivos ou diretamente relacionados a outros Jogadores similares e/ou parceiros de treinos ou até de resultados obtidos em outros Circuitos não mencionados aqui. Tudo para evitar que um Jogador menos avisado, novo ou antigo venha destoar dos demais provocando desequilíbrio na Categoria e diretamente na disputa, pois os níveis nas Categorias Amadoras foram criados para buscar o máximo de competitividade e equilíbrio entre os jogos.
Não haverá punição de imediato ao jogador, mas ele não poderá seguir na Categoria escolhida e se for possível ele será remanejado a sua categoria respectiva, desde que não traga prejuízo ao andamento do Torneio. Porém a reincidência do fato fará com que ele e/ou a sua Dupla, além de desclassificada do Torneio no momento da sua descoberta, não haverá substituição e/ou devolução da inscrição à Dupla, poderão até serem suspensos do Circuito.
5) DIRETOR e ORGANIZADOR do BEACH TENNIS BRASIL.
5.1) Responsabilidades do Diretor ou Organizador.
As responsabilidades do Diretor de Torneio consistem em gerenciar todas as etapas de execução do torneio, tais como: inscrição, divulgação, arbitragem, infra-estrutura, montagem e manutenção das quadras, disposição das quadras, cumprimento do cronograma e de todos os requisitos mínimos expressos no formulário de solicitação de evento.
5.2) Decisões em torneios oficiais.
Diretor do Torneio: total autonomia para tomar decisões durante o torneio, que tenham como objetivo o bem-estar dos atletas e credibilidade das instituições envolvidas, respeitando este regulamento e as regras estabelecidas na divulgação do evento.
Árbitro Geral: O Torneio terá pelo menos um Árbitro Geral qualificado, que é responsável por monitorar os jogos, fazer cumprir o Regulamento Oficial do Circuito, suas Regra, o cronograma previsto e consolidar os resultados. O Árbitro Geral tem autoridade para tomar qualquer decisão, ela estando prevista ou não nas regras oficiais, sempre buscando sempre dirimir todas as dúvidas dos atletas envolvidos. O Árbitro Geral fica impedido de participar do torneio como atleta e não poderá exercer outra função na organização do evento.
5.3) Ajuda Técnica Externa.
Durante toda a partida, incluindo aquecimento, é proibido os Jogadores conversarem com terceiros, que não sejam da organização do Evento.
5.4) Atendimento Médico.
Os atletas poderão receber atendimento de fisioterapeutas ou médicos durante 5 minutos e por no máximo 1min e 30seg nas viradas de lado, ficando restrito a, no máximo, 3 atendimentos por partida. No caso da necessidade de mais atendimentos, a dupla será desclassificada por falta de condicionamento físico.
5.5) Comissão Técnica.
A Comissão Técnica do BEACH TENNIS BRASIL é formada pelos membros da ABTERJ.
6) ATLETAS
6.1) Direito de Imagem.
O atleta ao completar o seu processo de inscrição, está autorizando o uso de sua imagem em todo e qualquer material entre fotos, documentos, transmissões e outros meios de comunicação, para ser utilizada em campanhas promocionais ou não.
6.2) Traje.
Os atletas deverão utilizar o traje adequado para a prática do esporte, composto de short ou saia e camiseta própria ou do evento, onde a organização poderá exigir a utilização da mesma pelos atletas durante os jogos e na cerimônia de premiação.
6.3) Código de conduta.
Serão consideradas atitudes antidesportiva, passíveis de penalidades disciplinares:
I. Ofender, agredir, intimidar ou desrespeitar qualquer pessoa presente no Evento, sendo ele Jogador, Público, Colaborador, Organizador ou qualquer pessoa que esteja no local.
II. Abuso de bola, de raquete ou de acessórios próprio ou de terceiros, como também de danificar cadeiras, rede ou qualquer outro objeto dainfra-estrutura do torneio.
III. Receber instruções de terceiros, salvo competições por Equipes.
6.4) Penalidades Disciplinares.
Dependendo da gravidade do abuso ao código de conduta, serão aplicadas aos atletas as seguintes penalidades:
Primeira Penalidade - Aviso: alertado da gravidade da infração.
Segunda e demais Penalidades – Perda de ponto envolvido na disputa em questão.
Penalidade Definitiva – O Árbitro poderá eliminar a dupla pela constante repetição da infração ou até pela variação de infrações do código de conduta, como também poderá fazê-lo de imediato, dependendo da intensidade da infração. O fato será posteriormente relatado à Comissão da ABTERJ para julgamento. A Comissão poderá decidir por afastar ou apenas alertar o atleta ou a dupla para outras possíveis punições.
7) Os CASOS OMISSOS serão resolvidos pelo Árbitro Geral.