REGULAMENTO CIRCUITO DOS MISTEIROS | TEMPORADA 2024
1. INSCRIÇÃO NO CIRCUITO
Para jogar o Circuito dos Mistérios é necessária uma inscrição no circuito que será no valor de 30,00 reais e esse valor será revertido para a camiseta do atleta.
2. INSCRIÇÕES NAS ETAPAS
As inscrições deverão ser feitas mediante pagamento pix, através do
sistema adotado para cada etapa, sempre vinculado à LETZPLAY.ME, e as mesmas
poderão ser visualizadas e confirmadas a qualquer momento. Lembrando que os dois atletas deverão estar com os pagamentos confirmados.
O prazo para cancelamento da inscrição será:
- Até o último dia de inscrição: o ressarcimento será feito com o abatimento de R$10 por inscrição, referente às taxas administrativas;
- Após o término do período das inscrições: não haverá nenhum ressarcimento
- A troca de parceiro(a) nas categorias será permitida desde que aconteça antes do início da primeira partida da categoria e com aviso prévio a administração do torneio para que seja possível a alteração no LetzPlay.
• Caso não haja quórum na categoria: o ressarcimento será integral
2.1 VALOR DE INSCRIÇÃO
- Inscrição no circuito R$ 30,00
- Inscrição nas etapas R$ 55,00
2.2 REGRAS DE DISPUTAS DAS CATEGORIAS
Só poderá se inscrever em uma categoria.
2.2.1 DIVISÃO DE CATEGORIAS OBRIGATÓRIAS
- Duplas Mistas: A, B, C e D
Qualquer uma das categorias pode ser retirada do ranking e premiação em caso de 3 (três) etapas sem formar quórum para sua realização.
2.2.2 EXTRAS
Atletas com Ranking superior a 300 ITF não poderão participar do circuito
2.3 NÍVEIS DE DISPUTAS
Para validação do atleta na categoria, será avaliado os últimos 5 torneios do mesmo, independente de flash ou de open, a decisão é exclusivamente do circuito, pois será avaliado tudo e não somente a categoria em que jogou.
Após uma etapa já jogada no circuito não poderá mais descer de categoria.
Em caso do atleta iniciar o circuito em uma categoria, e com o passar do tempo subir de categoria em outros torneios, não terá nenhuma tipo de empecilho para continuar jogando a categoria em que iniciou no circuito.
3. REGRAS GERAIS
Todas as etapas do CIRCUITO DOS MISTEITOS seguirão, em geral, as regras vigentes da ITF. No entanto, por se tratar de uma liga independente, algumas regras poderão ser adotadas pela organização do torneio e staff que deverão, obrigatoriamente, informar os atletas até o último dia de inscrições da etapa. Altura da rede para categoria profissional masculina é de 1,80.
3.1 ESPECIFICAÇÕES
Todas as etapas devem atender às especificações exigidas pela diretoria do Circuito
, em seu termo de compromisso, e enviado aos organizadores.
4. RANKING
4.1 CATEGORIAS
O ranking do CIRCUITO será formado com a soma de todos os resultados que o atleta conquistar durante a temporada vigente.
4.2 VALIDAÇÃO
O ranking é validado apenas para torneios do CIRCUITO DOS MISTEIROS.
4.3 PONTUACÃO NO RANKING
A pontuação do torneio de duplas vai para cada jogador individualmente, ou seja, cada jogador tem sua pontuação independente de sua dupla (fixa ou não):
Pontuação -› C: 150, F: 120, SF: 100, QF: 80, R16: 60, R32: 40
4.3.1 NÃO PONTUAM
WO e FASE DE GRUPOS não tem pontuação.
5. PREMIAÇÃO
A premiação será estipulada por cada etapa, sempre obedecendo a um valor mínimo estipulado em comum acordo entre as arenas participantes do circuito. A premiação será sempre divulgada nas informações do torneio contidas na LetzPlay. Para todas as categorias, todos os atletas campeões, vice-campeões e terceiros colocados receberão troféus ou medalhas e premiação em dinheiro por etapa
5.1 CORRIDA RANKING
Critério de desempate:
- Maior número de primeiros lugares (campeão)
• Caso o atleta jogue todas as etapas com o mesmo parceiro, não haverá critério de desempate, e os mesmos deverão decidir entre si quem ficará com o prêmio ou se dividirão. Caso empatem em primeiro lugar, ambos ficarão com os prêmios de líder e vice líder. Caso empatem em segundo lugar, dividem somente o prêmio de vice líder.
Em caso de cancelamento ou descaracterização do torneio no destino anunciado, CIRCUITO CAIPIRA reserva-se no direito de alterar a premiação da temporada.
6. RESPONSABILIDADES DO CIRCUITO COM ORGANIZADORES
O CIRCUITO oferecerá aos organizadores:
- Divulgação nas mídias sociais do CIRCUITO
- Inscrições através do site/app da LETZPLAY.ME
- Validação da pontuação de cada etapa, feita pelo árbitro, a qual será utilizada no
Ranking Geral
- Promoção, suporte e divulgação de cada etapa
7. REGULAMENTO DAS ETAPAS
7.1 NÚMERO DE INSCRITOS
O mínimo será de 3 (três) duplas para a disputa de qualquer categoria.
7.2 SISTEMA DE DISPUTA: FASE DE GRUPOS e FASE ELIMINATÓRIA
- Joga-se 1 set até 6 games. Havendo empate em 6X6, joga-se um tie-
break (até 7 pontos).
Os grupos serão divididos da seguinte forma:
- 3, 4 e 5 duplas: todos contra todos
- 6,7 e 8 duplas: 2 grupos
- 9, 10 e 11 duplas: 3 grupos
- 12, 13 e 14 duplas: 4 grupos
- 15, 16 e 17 duplas: 5 grupos
- 18, 19 e 20 duplas: 6 grupos
- 21, 22 e 23 duplas: 7 grupos
- 24, 25 e 26 duplas: 8 grupos
- 27, 28 e 29 duplas: 9 grupos
- 30, 31 e 32 duplas: 10 grupos
7.2.1 VENCEDORES
- Até 5 (cinco) duplas o campeão será o que vencer mais partidas (Round Robin)
- De 6 a 8 duplas, classificam os 2 primeiros de cada grupo para jogar uma Semifinal.
- De 9 a 48 duplas, classificam os 2 primeiros de cada grupo para jogar uma chave
eliminatória
- Acima de 48 duplas, a arbitragem se reserva no direito de passar apenas uma dupla para a chave eliminatória
7.2.2 CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada
observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
- EM CASO DE 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS: Saldo de sets, Saldo de games, Aproveitamento % de sets, Aproveitamento % de games e por último sorteio. Se em qualquer momento da aplicação dos critérios de desempate triplo, ocorrer o empate entre apenas duas duplas, será decidido no confronto direto.
- EM CASO DE 2 (DUAS) DUPLAS EMPATADAS: Será considerado o vencedor do confronto direto.
- Vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como SET, porém, não será considerado na contagem de games. Nos grupos, a dupla que perder por WO, será automaticamente desclassificada e sua pontuação zerada.
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8. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra,
mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico,
pais ou acompanhantes;
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima;
9. ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e deverá estar disponibilizada na no site/app LETZPLAY.ME até 24 horas antes do início da etapa. Nas mídias sociais do CIRCUITO sempre será comunicado quando a programação for liberada.
A arbitragem do torneio ficará a cargo de um árbitro geral, podendo este ser assessorado por árbitros auxiliares ou não. Todos deverão ser devidamente aprovados pelo Departamento de Arbitragem do CIRCUITO, ficando vetada sua participação no torneio como jogador. O árbitro geral poderá designar auxiliares para exercer a função de árbitros de cadeira. Neste caso, o árbitro não precisa ter sido aprovado em cursos, porém, deverá ter conhecimento das regras. Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm, entre suas atribuições, o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
O árbitro geral deverá estar sempre presente durante a realização dos jogos e completamente à disposição do torneio. A falta de árbitro acarretará a paralisação
imediata do torneio. No caso de violações do código de conduta, o árbitro deverá informar ao Departamento do CIRCUITO, através de formulário próprio, a penalidade aplicada.
Em casos de solicitação por parte do Departamento, os árbitros deverão elaborar relatórios detalhando as penalidades. O nome do árbitro geral será divulgado através do site / app LETZPLAY.ME. Em caso de WO, tão logo esteja esgotado o prazo de tolerância de 15 minutos, é obrigação do árbitro geral informar ao beach tenista presente, sua vitória por ausência do adversário. Em hipótese alguma, o árbitro geral tem o direito de solicitar ou obrigar o beach tenista presente a esperar mais do que previsto em regulamento. Após a aplicação do WO, não é permitida a realização do jogo mesmo que haja comum acordo entre os jogadores.
- Número sugerido de árbitros auxiliares: um para cada 6 quadras.
Somente cabe ao Árbitro Geral alterar a programação de jogos durante o torneio. Em nenhuma hipótese os atletas poderão remarcar, por conta própria, horários pré-
divulgados de seus jogos. Caso haja necessidade extrema, esta alteração DEVERÁ SER AUTORIZADA PELO ÁRBITRO GERAL DO TORNEIO. Caso seja remarcado pelos atletas, sem autorização do Árbitro Geral, os jogos realizados perderão valor de resultados.
A arbitragem tem total autonomia para alterar o sistema de disputa, por qualquer motivos que seja, sempre a fim de garantir o bom andamento do mesmo.
9.1 PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1ª penalidade: advertência
- 2ª penalidade: perda de ponto
- 3ª penalidade: perda de game
- 4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos. Caberá a organização definir se: limitará o acesso do atleta às etapas; ou banirá o atleta da temporada atual do Circuito.
9.2 ROUPAS E ACESSÓRIOS
- Masculino: obrigatório uso de camiseta e bermuda. Não é permitido o uso de sunga.
- Feminino: é permitido o uso de top e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de
biquíni, tanto a parte superior como a inferior, ainda que em etapas disputadas na praia.
- É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das
quadras de jogo.
10. USO DE IMAGEM
O atleta autoriza o CIRCUITO a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
11. CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição em qualquer etapa do CIRCUITO, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela diretoria do CIRCUITO