Sumário
1. Copa Farmácia Alquimia de Beach Tennis
2. Datas
3. Inscrição
3.1 Prazo de inscrição
3.2 Limite de inscrições
3.3 Adiamento da etapa ou cancelamento
3.4 Substituição de atletas
3.5 Política de cancelamento e estorno
4. Premiação
5. Categorias
6. Regulamento Geral da Etapa
6.1 Linha de 3 metros
6.2 Número de inscritos mínimo
6.3 Sistema de disputa
6.4 Critério de desempate na fase de grupos
6.5 Ordenamento das disputas
6.6 Desistência
6.7 Tempo de tolerância / WO
6.8 Sorteio e divulgação das chaves
6.9 Programação
6.10 Arbitragem
6.11 Jogos
7. Código de conduta
7.1 Motivos para penalização
7.2 Penalidades
8. Conhecimentos das regras e regulamento
9. Direito de imagem
10. Casos omissos
1. 1ª Copa Estação Fidelis de Beach Tennis
A 1ª Copa Estação Fidelis de Beach Tennis será realizada em 2 finais de semanas consecutivos.
O evento seguirá o formato e as regras oficiais da modalidade.
2. Datas
1ª Semana – Arena Estação Beach Tennis – 18, 19 e 20 de Novembro de 2022
Endereço: Av. Dr. Nilo Peçanha, 393 - Parque Santo Amaro, Campos dos Goytacazes - RJ, 28030-035
Categorias/Horários:
Data Categorias Horários
18/11 Categoria 40+ (Masc/Fem) 18h
19/11 Categoria C (Masc/Fem) 07h
19/11 Categoria A (Masc/Fem) 14h
20/11 Categoria C (mista) 07h:30min
20/11 Categoria Sub 14 (Mista) 08h
20/11 Categoria A (mista) 12h:30min
2ª Semana – Arena Estação Beach Tennis – 25, 26 e 27 de Novembro de 2022
Endereço: Av. Dr. Nilo Peçanha, 393 - Parque Santo Amaro, Campos dos Goytacazes - RJ, 28030-035
Categorias/Horários:
Data Categorias Horários
25/11 Categoria 50+(Masculina) 18h
26/11 Categoria D(Masculina/Feminina) 07h
26/11 Categoria B(Masculina/Feminina) 14h
27/11 Categoria D(Mista) 07h:30min
27/11 Categoria Kids Sub10 (Aberta) 08h
27/11 Categoria B(Mista) 12h:30min
Observação: Os horários poderão sofrer alterações mediante número de inscritos, porém serão comunicados com bastante antecedência.
3. Inscrição
As inscrições serão realizadas através do sistema LETZPLAY.ME O atleta pode participar de até 3 categorias, desde que não sejam no mesmo dia e que não esteja inscrito em uma categoria igual,ou seja, caso esteja inscrito na categoria B masculina não poderá jogar a categoria A masculina*.(Ler item 3.2 desse regulamento)
Todos os atletas devem realizar o cadastramento no sistema LETZPLAY.ME
Observação: Todos os atletas terão direito a somente 1 camisa do evento.
3.1 Prazo de Inscrição
O prazo limite para a realização das inscrições dos atletas será divulgado pelas mídias sociais do evento (Instagram/ Grupo Whatsapp/ LetzPlay)
Caso as vagas se esgotem, adotaremos o seguinte critério para a ordem da inscrição e garantia de participação da dupla:
a) Data da inscrição pelo sistema LETZPLAY.ME.
b) Data do pagamento.
Link Instagram:
Whatsapp:
3.2 Limite de inscrições
Cada atleta poderá inscrever-se em até 3 categorias, desde que não aconteçam no mesmo dia. Sendo que o atleta nunca poderá jogar em um nível inferior da sua categoria de origem e que não esteja inscrito em uma categoria igual,ou seja, caso esteja inscrito na categoria B masculina não poderá jogar a categoria A masculina* Todas as inscrições serão avaliadas pelos organizadores e caso algum atleta seja identificado em uma categoria inferior à sua, o mesmo terá sua inscrição cancelada.
*A Organização poderá ou não abrir a oportunidade, de caso alguma categoria não esteja com o número de vagas completa, permitir que a pessoa inscrita na categoria inferior suba para jogar a categoria acima.
3.3 Adiamento da Etapa ou cancelamento
Covid-19: Inscrições de torneios adiados em decorrência da pandemia de COVID-19, gerarão crédito para as próximas etapas, podendo ser utilizados no período de 12 meses de acordo com a lei 14.046.
O evento não será cancelado apenas por mau tempo ou chuva. Entretanto, a etapa poderá ser adiada em casos extremos de mau tempo, conferindo risco para os atletas. Nesse caso o valor da inscrição será transferido imediatamente para a próxima etapa.
3.4 Substituições de atletas
Serão permitidas substituições de parceiros após o término da inscrição, somente mediante envio de atestado médico (CRM), atestado de trabalho, convocação e casos que forem comunicados a direção do torneio com justificativa plausível a ser avaliada pela organização do torneio.
Caso essa substituição possa alterar a sequência dos cabeças de chave no Torneio, haverá o remanejamento destes obedecendo a nova ordem, desde que não se tenha iniciado qualquer jogo do torneio.
3.4 Política de cancelamento e estorno
- Não haverá estorno nem cancelamentos. **Casos específicos deverão ser comunicados aos organizadores do evento com antecedência de pelo menos 2 semanas antes da realização da primeira etapa. **
4. Premiação
Será oferecida uma premiação, em dinheiro, igualmente dividida entre
as duplas Campeãs Masculinas e Femininas, de acordo com a tabela abaixo:
Categoria A R$ 3.000,00 *
Categoria B R$ 1.500,00 *
*No entanto, este valor só será pago de acordo com o número mínimo de 06 (Seis) duplas inscritas (Categorias A e B)
Todos os atletas campeões, vice-campeões receberão troféus de alto padrão.
Todos os 3º colocados, receberão medalhas de alto padrão.
5. Categorias
- Duplas Femininas: A, B, C e D, 40+.
- Duplas Masculinas: A, B, C, D ,40+, 50+.
- Duplas Mistas: A, B, C, D e Sub 14
- Duplas Abertas: KIDS
6. Regulamento geral das etapas
O regulamento seguirá como base o Código Internacional sancionado pela ITF Beach Tennis.
http://www.cbt-tenis.com.br/arquivos/beachtenis/beachtenis_58ebba3096fac_10-04-2017_14-00-32.pdf com algumas modificações para adequação a Copa Farmácia Alquimia de Beach Tennis.
6.1 Linha de 3 metros
Linha de 3 metros:
Tanto os recebedores, como o parceiro do sacador, deverão permanecer atrás da linha imaginária de 3 metros até o contato da bola com a raquete do sacador. A raquete poderá invadir a área desde que os pés dos atletas não ultrapassem a linha imaginária da área. O atleta somente poderá adentrar a área depois que a bola sair da raquete do sacador.
Penalidades: Primeira penalidade: Advertência (não volta o ponto); Segunda penalidade: Perda do ponto.
6.2 Número de Inscritos mínimos para realização da categoria
O mínimo para a disputa das categorias (A, B, C e D) será de 6 (seis) duplas.
Para as categorias 40+,50+, Kids e Sub 14 um mínimo de 4(quatro) duplas.
6.3 Sistema de disputa
Fase de grupos: As partidas serão organizadas no sistema de grupos, onde todas as duplas do mesmo grupo jogam entre si sempre classificando 2 duplas.
A ordem dos jogos será confirmada pela comissão técnica em até 24 horas antes do início da etapa.
Set: Set de 6 games; Havendo empate em 6-6, joga-se um tie-break (até 7 pontos).
Havendo empate em 5-5, o jogo vai a 7. No tie-brake, caso haja empate em 6-6, vai a 8, e assim sucessivamente até que se obtenha uma vitória por dois pontos de diferença.
Fase eliminatória: Após a disputa da fase de grupos, as duas duplas melhores colocadas em cada grupo, se classificam para fase eliminatória. Essa fase é mata mata, quem perder está fora.
Set: Um set até 6 games, havendo empate em 6-6, joga-se um tie-break (até 7 pontos). Havendo
empate em 5-5, o jogo vai a 7. No tie-brake, caso haja empate em 6-6, vai a 8, e assim
sucessivamente até que se obtenha uma vitória por dois pontos de diferença.
No jogo final os Sets serão de 8 games.
Os atletas classificados da fase de grupos para a fase eliminatória, serão ordenados como cabeças de chaves seguindo os critérios abaixo:
a) Caso todos os grupos tiverem o mesmo número de duplas:
1º - maior número de vitórias
2º - melhor saldo de sets (quando houver mais de um set)
3º - melhor saldo de games
4º - melhor posição no ranking
5º - sorteio
b) Caso os grupos tenham números diferentes de duplas:
1º - Sets average*
2º - games average*
3º - melhor posição no ranking
4º - sorteio
* soma dos games/sets ganhos dividido pelos games/sets jogados (soma dos resultados de todos os jogos do grupo). Ex: 6x4, 6/10 = 0,6.
Distribuição de duplas nas chaves de acordo com o número de inscritos:
- 8 duplas: 2 grupos de 4 duplas
- 9 duplas: 3 grupos de 3 duplas
- 10 duplas: 3 grupos (2 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
- 11 duplas: 3 grupos (1 grupo de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
- 12 duplas: 4 grupos de 3 duplas
- 13 duplas: 4 grupos (3 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
- 14 duplas: 4 grupos (2 grupos de 4 duplas e 2 grupos de 3 duplas)
- 15 duplas: 4 grupos (4 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 3 duplas)
- 16 duplas: 4 grupos (4 grupos de 4 duplas)
- 18 duplas: 6 grupos (6 grupos de 3 duplas)
- 21 duplas: 7 grupos (7 grupos de 3 duplas)
- 24 duplas: 8 grupos (8 grupos de 3 duplas)
Observação: Os organizadores poderão definir mudanças na divisão de grupos e sistema de disputa a qualquer momento, mediante comunicação prévia pelas mídias sociais do evento.
6.4 Critério de desempate na fase de grupos
No caso de empate na pontuação da fase de grupos, a definição das posições será determinada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
1º Critério - Número de vitórias
2º Critério - Saldo de games
3º Critério – Soma de games ganhos
4º Critério – Confronto direto
4º Critério – Sorteio
Obs: Caso na fase de grupos esteja previsto que os melhores resultados (de todas as duplas), passem diretamente para uma das fases finais, utilizaremos o sistema *Game Average.
*soma dos games ganhos dividido pelos games jogados (soma dos resultados de todos os jogos do grupo). Ex: 6x4, 6/10 = 0,6.
Para contagem de saldo de games utilizaremos a seguinte pontuação:
Vitória por resultado normal: Subtração de resultado, sendo saldo positivo para um e negativo para outro.
Vitória por 7-5: Saldo de 1,5 game.
Vitória no Tie Brake (7-6): Saldo de 1 game.
6.5 Ordenamento das disputas
As disputas serão ordenadas da seguinte maneira:
a) 8 duplas, jogado em grupos e classificam os 2 primeiros de cada grupo para a semifinal.
b) De 9 a 24 duplas, jogado em grupos e classificam as duas primeiras duplas de cada grupo para jogar a chave eliminatória.
6.6 Desistência
Nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados aos sets os games faltantes para término do jogo.
Por exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o outro desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1. Neste caso o vencedor acrescentará os games que faltariam para término do set paralisado.
6.7 Tempo de tolerância / WO
Serão concedidos 10 minutos de espera antes da aplicação do W.O.
O W.O elimina a dupla na fase de grupos zerando todos os seus resultados.
6.8 Sorteio e divulgação das chaves
O sorteio das chaves dos torneios será de responsabilidade da Organização do Evento e será
divulgado em até 24 horas antes do início da etapa, no sistema LetzPLAY*(somente se for definido pela equipe organizadora) e nas mídias sociais do evento (Instagram e Whatsapp).
Cabeças de chave:
1. Será definido de acordo com o histórico dos atletas em torneios, pela organização do evento (A organização irá definir ou não a utilização de cabeça de chave)
6.9 Programação
A programação dos torneios será flexível. Serão 2 semanas de torneio: Sexta, Sábado e domingo.
6.10 Arbitragem
A programação de jogos, horários e informações sobre a etapa é de inteira responsabilidade da direção do torneio, e deverá estar disponibilizada nas mídias sociais do evento em até 24 horas antes do início da etapa.
6.11 Jogos
a) Jogos
- Os jogos serão realizados a partir das 07h00hs.
- O tempo de aquecimento não poderá ultrapassar os 5 minutos.
- A troca de lados não poderá ultrapassar o tempo de 1 minuto e 30 segundos.
- Não é permitido receber instruções na quadra, ou fora dela, em nenhum momento durante a partida.
b) Intervalo entre os jogos
O período mínimo de descanso para a próxima partida de um atleta disputando mais de um jogo no mesmo dia, será de:
- 5 minutos, em disputa de fase de grupos.
- 10 minutos entre a fase de grupos e eliminatórias.
c) Atendimento Médico
Os atletas poderão receber atendimento de fisioterapeutas ou médicos durante 3 minutos e por no máximo 1min e 30seg nas viradas de lado, ficando restrito a, no máximo, 3 atendimentos por partida.
No caso da necessidade de mais atendimentos, a dupla será desclassificada por falta de condicionamento físico.
d) Acidentes durante a partida
Se a lesão do atleta for ocasionada por objetos pontiagudos, pedras ou outros detritos encontrados na areia da quadra ou no local de realização, ele terá um tempo maior, mas limitado em 20 minutos para sua recuperação e atendimento médico, mas se mesmo assim permanecer impossibilitado para prática do esporte, a dupla será eliminada do torneio.
e) Chamada de jogos
Os jogos serão chamados pela “Mesa de Arbitragem”, através de sistema de som, e todos os atletas inscritos deverão confirmar a sua presença no local. Haverá tolerância de 10 minutos (já contando tempo de aquecimento) para a apresentação do atleta em quadra, a partir da chamada do jogo.
Será declarado perdedor o atleta que não se apresentar na quadra após esse período de tolerância.
Não havendo o comparecimento, ambos serão declarados perdedores por WO.
7. Código de conduta
7.1 Motivos para penalização:
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao jogador infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
a) Obscenidade Audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma.
b) Obscenidade Visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis.
c) Abuso de Bolas: Bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
d) Abuso de Raquete ou Equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
e) Abuso Verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral.
f) Abuso Físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
g) Instrução: Qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes.
h) Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
i) Roupas e Acessórios:
Masculino: obrigatório uso de camiseta e bermuda. Não é permitido o uso de sunga.
Feminino: é permitido o uso de “top” e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior e/ou inferior.
Obs: Todos os atletas deverão utilizar a camiseta oficial do torneio durante os jogos e no pódio.
O não cumprimento dos itens acima, pode acarretar punição do atleta, pelo árbitro geral do torneio.
7.2 Penalidades por Infração ao Código de Conduta
1ª Ofensa: Advertência
2ª Ofensa: Perda de Ponto
3ª Ofensa: Perda de Game
Obs. A partir da 4ª ofensa ficará a critério do Árbitro Geral se continua penalizando com perda de games ou com desclassificação. Dependendo da gravidade do ato cometido pelo jogador, a sua dupla poderá ser desclassificada sem passar pelo processo normal acima descrito.
8. Conhecimento das regras e regulamento
Todo o atleta ao realizar a sua inscrição no torneio, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais, atesta que está apto a participar do torneio e assegura ter condições físicas e psicológicas, sendo responsável pelos atos ou consequências da sua participação no torneio.
9. Direito de imagem
Todo atleta inscrito na Copa Farmácia Alquimia de Beach Tennis, está autorizando o uso de sua imagem em todo e qualquer material entre fotos, documentos, transmissões ao vivo, mídias sociais, campanhas promocionais, etc.
10. Casos omissos
Os casos omissos e não previstos neste regulamento, serão resolvidos pelo Árbitro Geral com prévia consulta aos organizadores do torneio.