1. COMPETIÇÃO
O Torneio de Beach Tennis “ CMC 62 anos Inn” será disputado no formato de
duplas Masculinas, Femininas e Mistas nas categorias Iniciante Mista, A, B, C e
Infantil.
2. INSCRIÇÕES
As inscrições serão feitas via preenchimento do formulário pelo link______,
nesse momento o atleta precisará indicar o parceiro.
O valor da inscrição será enviado ao boleto de manutenção do clube no mês
subsequente à inscrição e NÃO será devolvido caso o participante desista da
prova ou não possa participar por qualquer motivo.
Caso o associado não queira pagar via boleto, o pagamento poderá ser efetuado
via caixa mediante inscrição antecipada no Departamento de Esportes.
A taxa de inscrição para as CATEGORIAS ADULTAS será de:
Até 09/04 às 12 horas – 1ª Categoria: R$ 50,00 / 2ª Categoria: R$ 15,00 / 3ª
Categoria: R$ 15,00
Para as CATEGORIAS INFANTIS será de:
Até 09/04 às 12 horas – R$ 10,00
O prazo para encerramento das inscrições se dará em 09/04/2022 às 12 horas, ou
caso atinja o limite de 300 inscritos.
2.1. DIVISÃO DE CATEGORIAS
• Iniciantes
• Mistas Iniciantes
• SUB 10, 12 e 14 (Se houver quorum)
• 40+ e 50+ (Masculino e Feminino)
• Categoria A
• Categoria B
• Categoria C
• Mistas A
• Mistas B
• Mistas C
2.2. CRITÉRIO PARA DEFINIÇÂO DE CATEGORIA
Os atletas podem se inscrever na categoria que achar mais adequada desde que
não tenha disputados torneios da FCT e/ou CBT em categorias superiores. Ex.:
Joga estadual na categoria B não pode jogar o circuito na categoria C ou D.
O atleta deve jogar na dupla mista a mesma categoria que se inscreveu nas duplas
masculina e feminina.
3. REGRAS
O torneio obedecerá às regras vigentes da ITF e CBT.
4. PREMIAÇÕES
Serão premiados os 1º, 2º e 3º lugares, as duplas de todas as categorias.
As categorias Infantis receberão medalhas de participação.
5. REGULAMENTO DOS TORNEIOS
5.1. NÚMERO DE INSCRITOS
O mínimo para a disputa de qualquer categoria é de 3 (três) duplas. Caso uma
categoria não tenha número suficiente de inscritos para jogar, os inscritos desta
categoria poderão subir para a categoria imediatamente acima que tiver o número
mínimo de inscritos, caso desejarem. Em nenhuma hipótese será permitido descer
de categoria.
O máximo de inscritos para cada categoria é de 12 duplas, salvo exceções que
podem ser determinadas pela organização.
5.2. SISTEMA DE DISPUTA
5.2.1. CATEGORIAS DUPLAS Iniciante, A, B, C e Infantil (Masculina, Feminina
e Mista)
• FASE DE GRUPOS: um set até 6 games, havendo empate em 6-6, joga-se
um tie-break (até 7 pontos)
• FASE ELIMINATÓRIA: joga-se um set até 6 games, havendo empate em 6-6, o jogo vai pra tie-break (até 7 pontos); havendo empate vantagem de 2.
• FINAL: joga-se um set até 8 games (PRO set), havendo empate em 7-7, o
jogo vai até 9; havendo empate em 8-8, joga-se um tie-break (até 7 pontos)
5.2.2. O formato de disputa das categorias, de acordo com o número de inscritos,
seguirão conforme abaixo:
• 3 duplas: todos contra todos
• 4 duplas: todos contra todos
• 5 duplas: todos contra todos
• 6 duplas: 2 grupos de 3 duplas
• 7 duplas: 2 grupos (1 grupo de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
• 8 duplas: 2 grupos de 4 duplas
• 9 duplas: 3 grupos de 3 duplas
• 10 duplas: 3 grupos (2 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
• 11 duplas: 3 grupos (1 grupo de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
• 12 duplas: 4 grupos de 3 duplas
VENCEDORES:
A) Até 5 duplas o campeão será o que vencer mais partidas (Round Robin).
B) De 6 a 8 duplas, classificam os 2 primeiros de cada grupo para jogar uma Semifinal.
C) De 9 a 12 duplas, classificam os 2 primeiros de cada grupo para jogar uma chave
eliminatória.
5.3. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada
observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
5.3.1. Em caso de 3 (três) duplas empatadas:
1. Número de vitórias;
2. Melhor saldo de games (caso as três duplas tenham saldo de games diferentes,
ficam definidas as posições no grupo, do melhor para o pior, 1º, 2º e 3º
colocado);
3. Melhor saldo de games (caso uma dupla tenha saldo de games diferente das
demais, esta dupla estará definida em 1º ou 3º, e o empate entre as outras duas
será definido no confronto direto);
4. Sorteio (será aplicado no caso das 3 (três) duplas terem saldo de games iguais).
5.3.2. Em caso de 2 (duas) duplas empatadas
Em caso de 2 (duas) duplas empatadas será considerado o vencedor do confronto
direto.
• Vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como
vitória por parcial de 6x0;
• Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma
dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo.
• Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem
para efeito de desempate será 6x1.
• Nos grupos, a dupla que perder por WO ou desistência será automaticamente
desclassificada e sua pontuação, zerada.
• Critério cabeças de chave eliminatória depois da fase de grupos:
• Desempate entre os primeiros colocados de cada grupo (se todos os grupos
tiverem números iguais de duplas):
1. maior número de vitórias,
2. melhor saldo de sets,
3. melhor saldo de games,
4. sorteio.
• Desempate entre os primeiros colocados de cada grupo (se os grupos tiverem
números diferentes de duplas):
1. sets average,
2. games average (games ganhos dividido pelos games perdidos)
3. sorteio.
5.4. CABEÇAS DE CHAVE
Os cabeças de chave de cada categoria serão definidos pelo ranking do circuito
SORTEIO pelo sistema adquirido para inscrições, o LETZPLAY.
7. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares
(independente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a
qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus
auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao tenista
infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
1. Obscenidade Audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer
idioma.
2. Obscenidade Visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis.
3. Abuso de Bolas: Bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra,
mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
4. Abuso de Raquete ou Equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando
raquetes ou equipamentos da quadra.
5. Abuso Verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou
público em geral.
6. Abuso Físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
7. Instrução: Qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador,
técnico, pais ou acompanhantes.
8. Conduta Anti Desportiva: toda e qualquer atitude anti-desportiva que não esteja
prevista nos itens acima.
9. É terminantemente proibido o consumo de bebida alcoólica, bem como a
utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das quadras de jogo.
7.1. PENALIDADES POR INFRAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA
1. Ofensa: Advertência
2. Ofensa: Perda de Ponto
3. Ofensa: Perda de Game
Obs. A partir da 4ª ofensa ficará a critério do Árbitro Geral se continua