REGULAMENTO TORNEIO FINALS DE TÊNIS 2021
CAPÍTULO I - Objetivos
Art. 1° - O Torneio Finals de Tênis tem como finalidade principal dar incentivo à prática do tênis, reunindo os associados praticantes da modalidade no clube.
CAPÍTULO II - Das Disposições Preliminares
Art. 2º - O evento será regido pelas regras oficiais da Confederação Brasileira de Tênis, salvo os dispostos neste regulamento.
Art. 3º - Caberá ao Clube Curitibano organizar e dirigir o torneio, oferecendo a estrutura necessária para o perfeito desenvolvimento do evento.
CAPÍTULO III – Dos participantes
Art. 4º - A participação no torneio será restrita aos associados do Clube Curitibano que participaram da Barragem Sandro Hungerbuhler ou do Torneio Interno de Tênis seguindo os critérios mencionados no capítulo IV.
CAPÍTULO IV – Das Provas e Sistema de Disputa
Art. 5º - Cada categoria terá no máximo 8 jogadores, divididos em 2 grupos. Todos os jogadores do grupo se enfrentam e os 2 melhores de cada grupo avançam para a fase semifinal. Art. 6º - Os cabeças de chave serão definidos seguindo o ranking da Barragem de Simples.
Art. 6° - Para a elaboração dos grupos será seguido o mesmo critério da ATP:
-GRUPO 1 – Melhor ranqueado da Barragem, 4º melhor ranqueado da Barragem, 6º melhor ranqueado da Barragem e o Campeão do Torneio Interno de Tênis.
-GRUPO 2 – 2º Melhor ranqueado da Barragem, 3º melhor ranqueado da Barragem, 5º melhor ranqueado da Barragem e o Vice-campeão do Torneio Interno de Tênis.
Art. 7° - Serão convidados a participarem do evento os 6 melhores colocados da Barragem Sandro Hungerbuhler, o campeão e o vice do Torneio Interno de Tênis. Caso algum jogador desista da participação, será convidado o próximo classificado seguindo o ranking da barragem. Por exemplo: caso o 4º colocado da barragem desista do evento, o próximo convocado será o 7º colocado da barragem. O mesmo se aplica para desistência do campeão ou vice do Torneio Interno Interno.
Art. 8° - Caso todo os jogadores da Barragem Sandro Hungerbuhler sejam convidados e mesmo assim não seja possível fechar 8 jogadores, a chave será disputada com até no mínimo 2 participantes. Caso contrário, ela será cancelada.
Art. 9° - Caso um atleta perca por W/O, ele estará automaticamente eliminado da disputa e todos os seus resultados serão anulados, a eliminação será substituída pelo placar de 6/0 6/0.
Art. 10 - Os jogos serão disputados em melhor de 3 sets sendo que os 2 primeiros sets irão até 6 games com vantagem (ou até 7 caso haja empate em 5/5) e Tie-break em 6/6. Caso haja a necessidade de um 3º set este deverá ser disputado em um Match Tie-Break (até 10 pontos).
CAPÍTULO V - Das Inscrições
Art. 11 - É responsabilidade do atleta manter os seus dados cadastrais atualizados (principalmente email e telefone).
Art. 12 – Os jogadores serão automaticamente inscritos no evento, ficando sob responsabilidade deles comunicar sua desistência até 1 semana antes do início do evento.
Art. 13 - Após a divulgação das chaves a cobrança da inscrição será feita de forma integral, independente da participação ou não no evento.
Art. 14 - O valor da inscrição será de R$ 40,00.
CAPÍTULO VI – Das Categorias:
Art. 15- Masculinas: 2ª a 6ª Classes, sem divisão por idade
Art. 16- Femininas: 2ª a 5ª Classes, sem divisão por idade
CAPÍTULO VII – Organização dos Jogos
Art. 17 - Serão estabelecidos data e horário para a realização da partida;
Art. 18 - Os jogadores(as) ficarão responsáveis por adiantar seus jogos. Para isso devem entrar em acordo com os adversários e informar a secretaria sobre a mudança de horário.
Art. 19 - Em caso de chuva, o confronto será remanejado da melhor forma possível, visando manter o bom andamento do evento.
Parágrafo Único - Caso chova durante vários dias ou por alguma impossibilidade a organização poderá reorganizar a programação e o formato de disputa do torneio.
Art. 20 - Caso NÃO exista acordo entre os tenistas com relação à data e horário para a antecipação do jogo, valerá o horário, local e data previamente agendados pela secretaria de tênis.
Art. 21 - Ainda que um dos jogadores não possa comparecer para o jogo, o outro jogador é obrigado a se apresentar no local, data e horário determinado pela secretaria para confirmar o W/O.
CAPÍTULO VIII - Da Premiação
Art. 22 - Serão premiados com troféus os campeões e vice-campeões de cada categoria.
CAPÍTULO IX – Das punições
Art. 23 - Não serão tolerados atos de indisciplina e quando necessário serão aplicadas as sanções previstas no Código de Conduta de Tênis da FPT e CBT, além do Estatuto Social do Clube Curitibano.
Parágrafo Único - Se o tenista infrator estiver perdendo a partida, para efeito de classificação, esta será considerada encerrada com o placar do momento, exceto nas disputas em round-robin, aonde será considerada a perda de todos os games seguintes.
Art. 24 - Toda atitude hostil contra atletas, árbitros, funcionários do clube ou associados envolvidos no evento, ou até mesmo agressão verbal ou física, o atleta estará passível de eliminação da competição, de acordo com a decisão do conselho, que se considerar conveniente poderá encaminhar o caso à comissão disciplinar do clube, o infrator ainda está submetido às sanções previstas em estatuto.
CAPÍTULO XI – Da Comissão Organizadora
Art. 25 – Farão parte do Conselho dos Torneios Internos de Tênis os professores de tênis, os diretores da modalidade e a equipe administrativa de esportes de raquetes.
CAPÍTULO XIII - Das Disposições Finais
Art. 26 - Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Técnico dos Torneios Internos.
Art. 27 - Todos os participantes declaram ter conhecimento das regras que constam no presente regulamento.