I RANKING INTERNO D’BEACH 2022
REGULAMENTO
A I RANKING INTERNO D’BEACH 2022, será realizado na Escola D’Beach, situada a trav. Pirajá, 233 – Pedreira – Belém – PA.
Todo atleta ao realizar a sua inscrição no torneio, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete e a este regulamento e normas oficiais.
Todo o atleta, ao fazer sua inscrição atesta que está apto a participar do torneio e assegura ter condições físicas e psicológicas, sendo responsável pelos atos ou consequências da sua participação nos torneios.
Todo o atleta ao fazer sua inscrição, sede o seu direito de uso de imagem ao torneio.
1 - INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas mediante pagamento via pix e cartão. Lembrando que os dois atletas deverão estar com os pagamentos confirmados. O prazo para cancelamento da inscrição será:
- Até o último dia de inscrição: o ressarcimento será feito com o abatimento de R$ 20,00, referente às taxas administrativas
- Após o término das inscrições: não haverá nenhum ressarcimento, exceto em caso de contaminação do atleta por Covid-19, comprovado por envio do exame ao administrativo.
- Caso não haja quórum na categoria: o ressarcimento será integral.
2 - VALOR DE INSCRIÇÃO
- Cada Categoria: R$ 70,00
3 - NÍVEL TÉCNICO
A D’BEACH, utilizará como critério de elegibilidade para averiguação de nível técnico do atleta, a participação do mesmo em outros torneios e avaliação do departamento técnico da Escola D’Beach para que o atleta esteja apto à participar do torneio naquela categoria que esteja pleiteando, já que este é o primeiro de 2022.
O critério para permanência de um atleta em uma categoria será de acordo com o seu nível técnico e respectiva avaliação da coordenação técnica do torneio.
4 - CATEGORIAS
a) Duplas femininas: A, B, C e INICIANTE;
b) Duplas Masculinas: A, B, C e INICIANTE;
c) Duplas Mistas: A, B e C;
Não será realizado nenhuma categoria com menos de 6 duplas inscritas.
Atletas só poderão jogar na sua categoria.
5 – MÁXIMO DE INSCRIÇÃO POR CATEGORIA
a) Os atletas poderão se inscrever em no máximo três (3) categorias por torneio;
b) Poderão participar em apenas duas (2) categorias em um mesmo dia de competição;
6 - REGRAS DE DISPUTAS DAS CATEGORIAS
Será permitido disputar apenas duas categorias por dia.
7 - SUBSTITUIÇÕES
O atleta que por motivo de força maior (comprovada) não poderá participar da etapa será autorizado á ser substituído por um atleta da mesma categoria ou de categoria inferior até 3 horas antes do início da categoria.
8 - SISTEMA DE DISPUTA
a) Fase de GRUPOS - joga-se um SET até 6 games, havendo empate 6-6 joga-se um tie-break até 7 pontos.
b) Fase ELIMINATÓRIA – joga-se melhor de 3 sets, sendo disputado em sets até 4 games, caso houver empate em 3 a 3, disputa-se um tiebreak até 7 pontos. Em caso de empate em sets, 1-1, o terceiro set é disputado em um match tie-break, até 10 pontos.
c) Final – joga-se melhor de 3 sets, sendo disputado em sets de 6 games, caso houver empate em 6 a 6, disputa-se um tiebreak até 7 pontos. Em caso de empate em sets, 1 – 1, o terceiro set é disputado em um match tie-break, até 10 pontos.
9 - FASE DE GRUPOS
Os grupos serão montados de acordo com a quantidade de duplas inscritas:
a) 6 duplas: 2 grupos de 3 duplas
b) 7 duplas: 2 grupos (1 grupo de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
c) 8 duplas: 2 grupos de 4 duplas
d) 9 duplas: 3 grupos de 3 duplas
e) 10 duplas: 3 grupos (2 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
f) 11 duplas: 3 grupos (1 grupo de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
g) 12 duplas: 4 grupos de 3 duplas
h) 13 duplas: 4 grupos (3 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
i) 14 duplas: 4 grupos (2 grupos de 4 duplas e 2 grupos de 3 duplas)
j) 15 duplas: 5 grupos (5 grupos de 3 duplas)
k) 16 duplas: 5 grupos (4 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
l) 17 duplas: 5 grupos (3 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
m) 18 duplas: 6 grupos de 3 duplas
n) 19 duplas: 6 grupos (5 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
o) 20 duplas: 6 grupos (4 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
p) 21 duplas: 7 grupos de 3 duplas
q) 22 duplas: 7 grupos (6 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
r) 23 duplas: 7 grupos (5 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
s) 24 duplas: 8 grupos de 3 duplas
t) 25 duplas: 8 grupos (7 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
u) 26 duplas: 8 grupos (6 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
v) 27 duplas: 9 grupos de 3 duplas
w) 28 duplas: 9 grupos (8 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
x) 29 duplas: 9 grupos (7 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
y) 30 duplas: 10 grupos de 3 duplas
z) 31 duplas: 10 grupos (9 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
aa) 32 duplas: 10 grupos (8 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
bb) 33 duplas: 11 grupos de 3 duplas
cc) 34 duplas: 11 grupos (10 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
dd) 35 duplas: 11 grupos (9 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
ee) 36 duplas: 12 grupos de 3
ff) 37 duplas: 12 grupos (11 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
gg) 38 duplas: 12 grupos (10 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
hh) 39 duplas: 13 grupos de 3
ii) 40 duplas: 13 grupos (12 grupos de 3 e 1 de 4)
jj) 41 duplas: 13 grupos (11 grupos de 3 e 2 de 4)
kk) 42 duplas: 14 duplas de 3
ll) 43 duplas: 14 grupos (13 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
mm) 44 duplas: 14 grupos (12 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
nn) 45 duplas: 15 grupos de 3
oo) 46 duplas: 15 grupos (14 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
pp) 47 duplas: 15 grupos (13 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
qq) 48 duplas: 16 grupos de 3
rr) 49 duplas: 16 grupos (15 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
ss) 50 duplas: 16 grupos (14 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
tt) 51 duplas: 17 grupos de 3
uu) 52 duplas: 17 grupos (16 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
vv) 53 duplas: 17 grupos (15 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
ww) 54 duplas: 18 grupos de 3
xx) 55 duplas: 18 grupos (17 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
zz) 56 duplas: 18 grupos (16 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
aaa) 57 duplas: 19 grupos de 3
bbb) 58 duplas: 19 grupos (18 grupos de 3 e 1 de 4)
ccc) 59 duplas: 19 grupos (17 grupos de 3 e 2 de 4)
ddd) 60 duplas: 20 duplas de 3
eee) 61 duplas: 20 grupos (19 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
fff) 62 duplas: 20 grupos (18 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
ggg) 63 duplas: 21 grupos de 3
hhh) 64 duplas: 21 grupos (20 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
iii) 65 duplas: 21 grupos (19 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
jjj) 66 duplas: 22 grupos de 3
kkk) 67 duplas: 22 grupos (21 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
lll) 68 duplas: 22 grupos (20 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
mmm) 69 duplas: 23 grupos de 3
nnn) 70 duplas: 23 grupos (22 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
ooo) 71 duplas: 23 grupos (21 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
ppp) 72 duplas: 24 grupos de 3
10 - VENCEDORES
- Classifica 1 de cada grupo para jogar uma chave eliminatória conforme número de quadra disponíveis e número de atletas no geral, exceto forme 2 grupos de 4, neste caso sairá 2 vencedores de cada dupla, passando direto para a semifinal e em seguida a final.
11 - CRITÉRIOS DE DESEMPATE
No caso de empate na pontuação dos grupos realizados, a definição das posições será determinada observando-se os seguintes critérios, pela ordem: Empate com 2 duplas / atletas:
a) Confronto direto.
Empate com 3 duplas / atletas
a) Saldo de Set´s
b) Saldo dos games;
c) Game Average*;
d) Sorteio.
*soma dos games ganhos dividido pelos games jogados (soma dos resultados de todos os jogos do grupo). Ex: 6x4, 6/10 = 0,6
Quando houver empate entre 2 duplas, a qualquer momento da chave, o critério de desempate será o confronto direto.
12 - DESISTÊNCIA
Para efeito de desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados aos sets os games faltantes para término do jogo.
Por exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o outro desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1. Neste caso o vencedor acrescentará os games que faltariam para término do set paralisado.
13 - W.O.
Na fase de grupos, caso haja um perdedor por WO, a dupla perdedora estará automaticamente desclassificada da categoria e a pontuação adquirida pelos jogos disputados com a dupla, será zerada a todos os seus adversários.
Caso esta dupla já tenha realizado algum jogo, estes jogos serão desconsiderados a todos os seus adversários.
Por exemplo: Se existiam 3 duplas no grupo este grupo passará a contar com apenas 2 duplas. E para efeito de classificação na fase eliminatória terá de ser feito o game average para equiparação e classificação na fase seguinte.
14 - CABEÇAS DE CHAVE
Os cabeças de “chave” de cada grupo serão escolhidos pelo ranking individual, na modalidade simples, e pela soma dos rankings da dupla, nas modalidades disputadas em duplas. Na soma dos rankings, os melhores ranking serão cabeças de “chave” e terão prioridade para integrar os grupos de menor número de atletas ou duplas.
15 – SORTEIO E DIVULGAÇÃO
O sorteio das chaves será realizado no dia 08 de junho, as 18:00 horas, na Escola D’Beach, local da competição.
16 - CHAMADA DE JOGOS
Haverá tolerância de 15 minutos para apresentação dos jogadores em quadra, após esse período será declarado perdedor por W.O. O atleta deverá se apresentar no local do jogo, com 1 hora de antecedência, pois os jogos poderão ser antecipados.
17 - JOGOS
a) Os jogos poderão ser realizados a partir das 07h30min em torneios da D’Beach;
b) O tempo de aquecimento não poderá ultrapassar os 5 minutos;
c) A troca de lados não poderá ultrapassar o tempo de 1 minuto, exceto ao término de cada set quando o tempo será de 2 minutos;
d) Não é permitido receber instruções na quadra, ou fora dela, em nenhum momento durante a partida;
O não cumprimento dos itens acima pode acarretar na punição do atleta, pelo árbitro geral do torneio.
18 - INTERVALO ENTRE JOGOS
O período mínimo de descanso para a próxima partida de um atletas disputando mais de um jogo no mesmo dia, será de:
a) 5 minutos, em disputa de fase de grupos;
b) 20 minutos, em disputa melhor de 3 sets;
c) 40 minutos, se a partida anterior tiver duração superior a 1h30m
19 - CANCELAMENTO
a) Atletas inscritos em categoria abaixo da categoria que jogam em outros torneios;
b) Atletas que não efetuarem o pagamento da inscrição das categorias inscritas.
20 - NÃO PONTUAM
WO e FASE DE GRUPOS não tem pontuação.
21 - PREMIAÇÃO
Para a Categoria Amador, todos os atletas campeões e vice-campeões receberão troféus e brindes.
22 - RESPONSABILIDADES DA D’BEACH
Divulgação nas mídias sociais
Inscrições através do site/app do LETZPLAY
Validação da pontuação de cada etapa, feita pelo árbitro, a qual será utilizada no Ranking Geral
Promoção, suporte e divulgação de cada etapa
23 - CRITÉRIO PARA PERMANÊNCIA EM UMA CATEGORIA
Os atletas amadores não poderão descer de categoria, caso já tenha pontuado no Ranking da temporada vigente. Ao final de cada ano, os 4 primeiros atletas do ranking da categoria C subirão para a categoria B e, assim subsequentemente. Caso seja identificada uma incompatibilidade de nível técnico de um atleta, o mesmo poderá ser reclassificado de acordo com a análise feita pelo diretoria. Atletas que não passaram a fase de grupo podem descer de categoria.
Na categoria profissional, o atleta poderá descer para a “A” apenas se não vencer nenhuma partida da chave principal, uma vez que a primeira rodada da chave já pontua.
24 - CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a qualquer tempo.
Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público; - Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
- Conduta anti-desportiva: toda e qualquer atitude anti-desportiva que não esteja prevista nos itens acima;
25 - PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1ª penalidade: advertência
- 2ª penalidade: perda de ponto
- 3ª penalidade: perda de game
- 4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos.
Caberá a organização definir se: limitará o acesso do atleta às etapas; ou banirá o atleta da temporada atual do Circuito
26 – CASOS OMISSOS
Os casos omissos e não previstos neste regulamento, serão resolvidos pelo Árbitro Geral com prévia consulta ao Regulamento Oficial do Beach Tennis CBT e/ou Regulamento da ITF.
27 - ROUPAS E ACESSÓRIOS
a) Masculino: obrigatório uso de camiseta/regata e bermuda.
b) Feminino: é permitido o uso de top e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior como a inferior.
c) É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro dentro das quadras de jogo.
28 - ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e deverá estar disponibilizada na página do app LETZPLAY até 48 horas antes do início da etapa. A arbitragem do torneio ficará a cargo de um árbitro geral, podendo este ser assessorado por árbitros auxiliares ou não. Neste caso, o árbitro não precisa ter sido aprovado em cursos, porém, deverá ter conhecimento das regras. Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm, entre suas atribuições, o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta. O árbitro geral deverá estar sempre presente durante a realização dos jogos e completamente à disposição do torneio. A falta de árbitro acarretará a paralisação imediata do torneio. No caso de violações do código de conduta, o árbitro deverá informar á Direção Geral do Torneio e a penalidade aplicada. Em casos de solicitação por parte do Departamento, os árbitros deverão elaborar relatórios detalhando as penalidades. O nome do árbitro geral será divulgado através do app LETZPLAY. Em caso de WO, tão logo esteja esgotado o prazo de tolerância de 15 minutos, é obrigação do árbitro geral informar ao beach tenista presente, sua vitória por ausência do adversário. Em hipótese alguma, o árbitro geral tem o direito de solicitar ou obrigar o beach tenista presente a esperar mais do que previsto em regulamento. Após a aplicação do WO, não é permitida a realização do jogo mesmo que haja comum acordo entre os jogadores.
- Somente cabe ao Árbitro Geral alterar a programação de jogos durante o torneio. Em nenhuma hipótese os atletas poderão remarcar, por conta própria, horários pré-divulgados de seus jogos. Caso haja necessidade extrema, esta alteração DEVERÁ SER AUTORIZADA PELO ÁRBITRO GERAL DO TORNEIO. Caso seja remarcado pelos atletas, sem autorização do Árbitro Geral, os jogos realizados perderão valor de resultados. A arbitragem tem total autonomia para alterar o sistema de disputa, de acordo com as intempéries (intensidade de chuva, qualidade da areia, raios, etc.) que possam acontecer durante a realização do evento, a fim de garantir o bom andamento do mesmo.