REGULAMENTO
Circuito Sul Brasileiro Escola Guga Tênis - Etapa Curitiba
1. SOBRE O EVENTO
O objetivo do Circuito Sul Brasileiro Escola Guga Tênis é fortalecer e estimular a competição saudável entre os alunos das unidades Escola Guga do Sul do País, além de promover a vivência em eventos relacionados ao tênis. O Circuito promove a integração das crianças pelo esporte, tendo como foco maior motivá-las a gostar ainda mais de competir de forma saudável, respeitando todos os valores promovidos no ambiente da Escola Guga.
2. SOBRE O REGULAMENTO
Nosso regulamento é baseado nas regras estipuladas pela Confederação Brasileira de Tênis – CBT. Porém, por ser um evento que tem como objetivo principal oportunizar a todas as crianças a vivência da competição saudável, algumas regras são voltadas para a parte educacional, como por exemplo: categorias com faixas etárias estendidas, categorias por nível técnico, regras estipuladas para comportamento dos pais/torcida, entre outras.
3. FORMATO DE DISPUTA
Serão formados grupos onde as jogadoras jogam todas contra todas dentro de cada categoria (Round Robin). Finalizada esta etapa, serão selecionadas as melhores colocadas de cada grupo além de um sorteio entre as três segundas colocadas para formar as semifinais.
DESCRIÇÃO DA CATEGORIA:
Jogada com bola laranja em quadra laranja - reduzida para 18m X
6.5m.
Critérios de desempate fase de grupos (o site calcula exatamente da forma que está na classificação):
1. Saldo de jogos -> Vitória e Derrotas
2. Saldo de sets
3. Saldo de Games
Caso o empate persistir e ser somente entre dois jogadores (caso sejam do mesmo grupo), utilizamos o critério do confronto direto.
Na fase de grupos, os jogos iniciarão de 2-2 e serão até 6 games para todas as categorias, sem vantagem (no-ad). Caso o placar chegar à 5-5, quem fizer o 6° game vence a partida.
Nas fases finais, será jogado um pro set – iniciando de 2-2 até 8 games somente para as categorias amarelas, até 6 games para o restante das categorias, sem vantagem (no-ad). Caso o placar chegar à 5-5, quem fizer o 6º game vence a partida.
Fica à critério da equipe organizadora modificar o formato de disputa dos jogos no caso de indisponibilidade de quadras ou até mesmo de tempo para finalizar o evento.
Como haverá um número grande de jogos, o jogador terá direito a 3 minutos de aquecimento em seu primeiro jogo.
Todas as quadras serão equipadas com um sistema de marcação de pontos (quadro ou grampos), incentivando a autonomia dos jogadores para realizarem a contagem sozinhos. Teremos a presença da equipe organizadora em todas as quadras, caso houver alguma dúvida ou conflito em que os jogadores não consigam resolver entre si.
Pedimos aos pais que interfiram o MENOS POSSÍVEL na contagem do jogo. Caso o jogador tenha dificuldade de entender e acompanhar a contagem, a equipe organizadora do evento deverá ser alertada para que possamos auxiliar da melhor maneira possível.
O papel do monitor/Profe é orientar em caso de dúvidas na contagem (15, 30, 40, game, sacar de qual lado em cada ponto, viradas de quadra, etc.).
O monitor não deverá fazer a contagem pelos jogadores, pois um dos objetivos do evento também é que eles sejam jogadores independentes. No caso da categoria vermelha, sabemos que as crianças têm mais dificuldade, mas mesmo assim, sugerimos deixá-las o quanto mais independentes possível. Neste caso o monitor estará muito atento a contagem, pois as crianças normalmente têm dúvidas.
No caso de bolas duvidosas (dentro e fora), o monitor deve orientar a criança a mostrar a marca da bola. No caso de dúvida na marca (ou que o jogador não encontre a marca da bola), o monitor deve informar que nestes casos, a bola é considerada DENTRO, porém também pode-se sugerir aos jogadores a repetição do ponto. Um membro da equipe organizadora estará sempre por perto para auxiliar no que for necessário.
4. SOBRE O COMPORTAMENTO DOS PARTICIPANTES E DOS PAIS/TORCIDA
A seguir, listamos as medidas/ações a serem aplicadas no caso de:
- Interferência externa desrespeitosa/antiética por parte dos pais, responsáveis, professores e torcida;
- Mau comportamento da criança/atleta.
As medidas/ações a serem aplicadas nestes casos são:
1º ocorrência: ADVERTÊNCIA
2º ocorrência: A CRIANÇA PERDE UM PONTO
3º ocorrência: A CRIANÇA PERDE UM GAME
4º ocorrência: A CRIANÇA PERDE O JOGO
Pedimos aos pais que acompanhem seus filhos da maneira mais tranquila possível, deixando-os resolverem seus próprios conflitos em quadra. Desta maneira, estaremos incentivando o desenvolvimento dos pequenos, eles estarão se divertindo e aprendendo lições valiosas para a vida inteira!
Também pedimos que a torcida (família, amigos, crianças e professores) durante os jogos seja a mais RESPEITOSA possível. Sabemos que torcer para nossos filhos/ netos/ sobrinhos/ alunos pode ser muito empolgante, mas temos que lembrar que do outro lado da rede temos outra criança, que provavelmente não se sentirá à vontade quando receber um aplauso em seu erro. Torcer, com certeza! Porém, com BOM SENSO. Lembrando que aplaudir no erro do adversário (principalmente sendo uma criança) não é a maneira mais respeitosa de se proceder.
Gostaríamos de pedir aos pais/responsáveis que evitem o CONSUMO DE BEBIDAS ALCÓLICAS durante o evento. Pensamos que essa atitude não combina com o ambiente educacional e familiar que acontece no dia do festival.
DESEJAMOS UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA DE TÊNIS E MUITA DIVERSÃO!
EQUIPE ESCOLA GUGA TÊNIS 🎾