Regulamento
COMPETIÇÃO
1- O evento 1º OPEN BEACH CAFÉ TIJUCANO acontecerá entre os dias 04 a 06 de Novembro de 2022 na Expo Beach, localizado no Recinto Rubens Bernardes Coelho, dentro do Parque de Exposições Edilson Lamartine Mendes, CEP 38280-000, Iturama-MG.
1. INSCRIÇÕES:
As inscrições serão realizadas pelo aplicativo LETZPLAY. A taxa de inscrição para o torneio é:
• 1 Categoria: R$ 110,00;
• 2 Categorias: R$170,00;
• 3 Categorias R$ 200,00;
Obs.: A opção das categorias deverá ser respeitada a seguinte questão;
• Não poderá ser realizada mais de uma inscrição por categoria por dia de evento;
• Será permitido a inscrição de categorias adicionais da seguinte forma:
Sexta-feira (categorias simples, master +35 ou sub -18)
Sábado (categorias A,B,C ou D),
Domingo (Categorias Mistas A,B,C ou D).
1.1. DIVISÃO DE CATEGORIAS
• Duplas Masculinas +35;
• Duplas Femininas +40;
• Duplas Masculinas A, B, C e D;
• Duplas Femininas A, B, C e D;
• Duplas Mistas A, B, C e D;
2.2. CRITÉRIO PARA DEFINIÇÂO DE CATEGORIA
2.2.1 - Os atletas podem se inscrever na categoria que achar mais adequada e se torna responsável pela sua autoclassificação.
2.2.2 - Para as categorias das faixas etárias, considera-se o(a) atleta 35+ todo(a) inscrito que completou ou completará 35 anos no ano de 2022.
3. REGRAS
Todas as etapas obrigatoriamente obedecerão às regras vigentes da ITF e CBT, salvo adaptações promovidas pela organização.
4. PREMIAÇÕES
Durante as etapas todas as categorias receberão troféus de primeiro e segundo lugar.
5. REGULAMENTO DOS TORNEIOS
5.1. NÚMERO DE INSCRITOS
O mínimo para a disputa de qualquer categoria é de 8 (oito) duplas. Caso uma categoria não tenha número suficiente de inscritos para jogar, os inscritos desta categoria poderão subir para a categoria imediatamente acima que tiver o número mínimo de inscritos, caso desejarem. Em nenhuma hipótese será permitido descer de categoria. O máximo de inscritos para cada categoria é de 36 duplas, salvo exceções que podem ser determinadas pela organização.
Caso a categoria não alcance o mínimo de 08 duplas inscritas a organização decidirá se a categoria será realizada ou não , não atingindo no mínimo 08 duplas a premiação cai 50%!
5.2. SISTEMA DE DISPUTA
5.2.1. CATEGORIAS DUPLAS A, B, C e D (Masculina, Feminina), A, B, C e D (Mista), Categorias por faixa etária (até 34, 35+ para Feminino e Masculino) e infantil até 18 anos.
• FASE DE GRUPOS: um set até 6 games, havendo empate em 6-6, joga-se um tie-break (até 7 pontos)
• FASE ELIMINATÓRIA: um set até 6 games, havendo empate em 6-6, joga-se um tie-break (até 7 pontos)
• FINAL e SEMI: Melhor de 2 sets até 6 games, havendo empate em 6-6, joga-se um tie-break (até 7 pontos). Em caso de empate, joga-se o 3º set no formato MATCH Tie-break (até 10 pontos).
O formato de disputa das categorias, de acordo com o número de inscritos, seguirão conforme abaixo:
• 8 duplas: 2 grupos de 4 duplas
• 9 duplas: 3 grupos de 3 duplas
• 10 duplas: 3 grupos (2 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
• 11 duplas: 3 grupos (1 grupo de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
• 12 duplas: 4 grupos de 3 duplas• 3 duplas: todos contra todos
• 13 duplas: 4 grupos (3 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
• 14 duplas: 4 grupos (2 grupos de 4 duplas e 2 grupos de 3 duplas)
• 15 duplas: 5 grupos (5 grupos de 3 duplas)
• 16 duplas: 5 grupos (4 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
• 17 duplas: 5 grupos (3 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
• 18 duplas: 6 grupos (6 grupos de 3 duplas)
• 19 duplas: 6 grupos (5 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
• 20 duplas: 6 grupos (4 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
• 21 duplas: 7 grupos (7 grupos de 3 duplas)
• 22 duplas: 7 grupos (6 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
• 23 duplas: 7 grupos (5 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
• 24 duplas: 8 grupos (8 grupos de 3 duplas)
• 25 duplas: 8 grupos (7 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
• 26 duplas: 8 grupos (6 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
• 27 duplas: 9 grupos (9 grupos de 3 duplas)
• 28 duplas: 9 grupos (8 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
• 29 duplas: 9 grupos (7 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
• 30 duplas: 10 grupos (10 grupos de 3 duplas)
• 31 duplas: 10 grupos (9 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
• 32 duplas ou acima: Chave Eliminatoria
• VENCEDORES:
A) De 1 a 32 duplas, classificam os 2 primeiros de cada grupo para jogar uma chave eliminatória.
5.3. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
5.3.1. Em caso de 3 (três) duplas empatadas:
1. Número de vitórias;
2. Melhor saldo de games (caso as três duplas tenham saldo de games diferentes, ficam definidas as posições no grupo, do melhor para o pior, 1º, 2º e 3º colocado);
3. Melhor saldo de games (caso uma dupla tenha saldo de games diferente das demais, esta dupla estará definida em 1º ou 3º, e o empate entre as outras duas será definido no confronto direto);
4. Sorteio (será aplicado no caso das 3 (três) duplas terem saldo de games iguais).
5.3.2. Em caso de 2 (duas) duplas empatadas
Em caso de 2 (duas) duplas empatadas será considerado o vencedor do confronto direto.
• Vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0;
• Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo.
• Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
• Nos grupos, a dupla que perder por WO ou desistência será automaticamente desclassificada e sua pontuação, zerada.
• Critério cabeças de chave eliminatória depois da fase de grupos:
• Desempate entre os primeiros colocados de cada grupo (se todos os grupos tiverem números iguais de duplas):
1. - maior número de vitórias,
2. - melhor saldo de sets,
3. - melhor saldo de games,
4. - sorteio.
• Desempate entre os primeiros colocados de cada grupo (se os grupos tiverem números diferentes de duplas):
1. - sets average,
2. - games average (games ganhos dividido pelos games perdidos)
3. - sorteio.
5.4. CABEÇAS DE CHAVE
Os cabeças de chave de cada categoria serão definidos pela organização do evento através do nível técnico das duplas, sugeridos pelos nossos professores.
5.5. W.O.
Uma equipe pode ser considerada vencedora por WO quando o time adversário chega ao jogo com atraso superior a 15 minutos após a chamada do seu jogo.
W.O. Na fase de grupos, caso haja um perdedor por WO, a dupla perdedora somente o jogo em questão.
6. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares (independente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
A) Obscenidade Audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma.
B) Obscenidade Visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis.
C) Abuso de Bolas: Bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
D) Abuso de Raquete ou Equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
E) Abuso Verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral.
F) Abuso Físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
G) Instrução: Qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes.
H) Conduta Anti Desportiva: toda e qualquer atitude anti-desportiva que não esteja prevista nos itens acima.
I) Roupas e Acessórios: Masculino: obrigatório usa de camiseta e bermuda. Não é permitido o uso de sunga; Feminino: é permitido o uso de “top” e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior e/ou inferior.
J) É terminantemente proibido o consumo de bebida alcoólica, bem como a utilização de garrafas e copos de vidro na quadra bem como nas áreas de escape das mesmas.
7.1. PENALIDADES POR INFRAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA
1. Ofensa: Advertência
2. Ofensa: Perda de Ponto
3. Ofensa: Perda de Game
Obs. A partir da 4ª ofensa ficará a critério do Árbitro Geral se continua penalizando com perda de games ou com desclassificação do tenista faltoso. Dependendo da gravidade do ato cometido pelo tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.