GREAT SLAM
Circuito de Tênis dos 5 Elementos
APRESENTAÇÃO
O Circuito de Tênis Great Slam tem o objetivo de estimular a prática do esporte entre tenistas amadores de nível iniciante e intermediário, sendo composto por quatro etapas abertas realizadas ao longo de uma temporada anual, e mais uma quinta etapa (finals) fechada à participação dos melhores atletas da temporada.
A ideia inicial de realização dos torneios teve início em setembro de 2021, em grupo de aplicativo de mensagens formado por tenistas iniciantes, e o primeiro torneio foi realizado em categoria única, com 16 pessoas, sendo 15 homens e 01 mulher.
O nome GREAT SLAM, além de fazer referência aos principais torneios do tênis profissional (Grand Slam), é também uma referência a um grupo de aplicativo de mensagens que teve início com a participação de jogadores iniciantes, que certa vez foi chamado de "GRUPO DE ETERNOS APRENDIZES DO TÊNIS ” – G.R.E.A.T.
As temporadas do Great Slam se iniciam em janeiro, com realização da primeira etapa do circuito, e segue ao longo do ano com as demais etapas a serem realizados preferencialmente em abril, julho, outubro e dezembro.
As categorias do circuito são representadas por letras do alfabeto grego: ALPHA, BETA, GAMA, formadas de acordo com o nível técnico dos atletas.
Os atletas com melhores resultados dentro de suas categorias serão premiados ao final de cada etapa. E ao final da temporada, o primeiro do ranking masculino e feminino receberá também uma premiação extra.
REGULAMENTO
Art. 1º O Circuito de Tênis GREAT SLAM será composto de 05 (cinco) etapas de SIMPLES a serem iniciadas preferencialmente nos seguintes períodos do ano:
a) 1ª Etapa: janeiro;
b) 2ª Etapa: abril;
c) 3ª Etapa: julho;
d) 4ª Etapa: outubro;
e) 5ª Etapa: dezembro.
Parágrafo Único: As datas especificas de realização de cada etapa serão divulgadas com pelo menos 15 (quinze) dias de antecedência.
Das categorias
Art. 2º Os atletas inscritos serão incluídos em diferentes categorias, representadas por letras do alfabeto grego, de acordo com o nível técnico dos participantes.
Parágrafo 1°: A análise do perfil técnico dos atletas será feita pela organização do evento, na fase de inscrição.
Parágrafo 2º. Se verificado durante o torneio que um atleta inscrito possui nível técnico superior à categoria que se inscreveu, este atleta não poderá prosseguir na competição.
Art. 3º As partidas serão disputados em jogos de SIMPLES.
Parágrafo único: As categorias masculinas e femininas serão formadas com o número mínimo de 05 (cinco) atletas por categoria.
Das Inscrições:
Art. 4º As inscrições serão realizadas através de aplicativo de organização de torneios ou por meio do WhatsApp número (85) 98118-2225, devendo os interessados, caso ainda não estejam cadastrados, informarem:
a) Dados pessoais: nome completo, CPF, data de nascimento;
b) Experiência geral no tênis: local de treinamento; tempo de treinamento; nome dos últimos professores / treinadores;
c) Participação em torneios: com identificação do evento, ano e local de realização, resultado ou classificação.
d) Auto análise quanto ao nível técnico e/ou sugestão de participação em determinada categoria.
Parágrafo Único: o link para acesso ao aplicativo de organização dos torneios será disponibilizado no período de divulgação de cada etapa do circuito.
Art. 5º A confirmação das inscrições será realizada após o pagamento de taxa de inscrição, a ser divulgada no período de inscrições.
Parágrafo Único: Cada jogador deverá arcar com sua cota referente ao aluguel das quadras, se for o caso, sendo possível também a utilização de quadras gratuitas em condomínios, clubes ou outras, desde que observadas as condições técnicas adequadas para a prática do esporte.
Art. 6º O pagamento da inscrição deverá ser realizado por meio de transferência PIX para 786.207.403-34 – Olavo Augusto Athayde Pimentel, devendo o comprovante ser encaminhado ao WhatsApp (85) 98118-2225.
Art. 7º Para participação no GREAT SLAM não será exigida inscrição junto às entidades federativas de tênis.
Do Ranking
Art. 8º Os atletas serão incluídos em um ranking, cuja pontuação será calculada e atualizada com base em resultados obtidos em cada etapa do Circuito Great Slam.
Art. 9° A pontuação para formação do ranking será a seguinte:
a) 1° lugar: 100 pontos
b) 2° lugar: 70 pontos
c) 3º lugar: 60 pontos
d) Semifinal: 50 pontos
e) Quartas de final: 30 pontos
f) Oitavas de final: 20 pontos
g) Fase classificatória com vitória, mas sem classificação: 10 pontos
Parágrafo 1°: A pontuação será atribuída considerando o resultado final de cada etapa do circuito.
Parágrafo 2°: Os pontos obtidos em categoria inicial não serão transferidos à categoria superior em caso de progressão de categoria em uma mesma temporada.
Art. 11. Havendo empate na pontuação para formação do ranking, serão utilizados os seguintes critérios de desempate, considerando os resultados da atual temporada:
a) Melhor resultado na mesma categoria;
b) Confronto direto;
c) Participações em torneios Great Slam;
d) Menor número de W.O;
e) Sorteio.
Do enquadramento em diferentes categorias
Art.12 O enquadramento em cada categoria será realizado mediante análise do perfil técnico do atleta, com base no histórico de participações em torneios, experiência geral no tênis e auto avaliação do atleta.
Parágrafo único: Caso alguma categoria não preencha o mínimo de 06 inscritos, a organização do torneio poderá realizar remanejamento ou unificação de categorias, com objetivo de proporcionar melhor competitividade.
Art. 13 Poderá ser promovido de categoria, a critério da organização, o jogador que:
a) fizer auto avaliação no sentido de enquadramento em categoria superior;
b) apresentar pontuação, desempenho ou resultados que sejam compatíveis com categoria superior.
Art. 14 Será permitida a participação de um atleta em duas categorias na mesma etapa do circuito, desde que essa participação ocorra em categoria superior à sua original, como experiência.
Parágrafo Único. O atleta que participar, como experiência, em categoria superior à sua original, será promovido definitivamente de categoria caso consiga vencer dois adversários de categoria superior.
Art. 15 A promoção de categoria ocorrerá de forma obrigatória no caso em que o atleta seja vencedor de uma etapa do circuito, se categoria masculina; ou duas etapas, se categoria feminina.
Art. 16 Caso o atleta apresente desempenho inferior e incompatível com sua atual categoria durante duas etapas seguidas, este poderá solicitar a organização uma readequacão de categoria.
Parágrafo único. Será considerado desempenho inferior e incompatível o caso de sucessivas derrotas por larga vantagem técnica dos oponentes de uma mesma categoria, a ser avaliado pela organização.
Das Fases dos torneios
Art. 17 Os torneios serão realizados em duas fases: classificatória e eliminatória.
Parágrafo Único: Na fase classificatória, as partidas serão definidas mediante sorteio.
Art. 18 Serão classificados os atletas que conquistarem pontos suficientes para classificação, a depender do número de participantes.
Art.19 Na fase classificatória, os critérios de desempate serão os seguintes:
a) Maior número de vitórias;
b) Saldo de sets;
c) Saldo de games;
d) Confronto direto;
e) Menor número de W.O.;
f) Sorteio.
Art. 20 As fases classificatória e eliminatória serão organizadas da seguinte forma, a depender do número de atletas inscritos em cada categoria.
I. Com até 05 atletas em uma categoria, o formato do torneio será em Round Robin, todos x todos, com final realizada entre os dois primeiros colocados na classificação por pontos;
II. Com 06 (seis) ou mais atletas participantes em uma categoria, haverá dois jogos na fase classificatória, de forma todos que vencerem pelo menos 01 (uma) partida se classificarão para a fase eliminatória em quartas, oitavas ou décima-sextas de final, a depender do número de participantes, até o máximo de 32 atletas na fase eliminatória.
Dos Jogos
Art. 21 O aquecimento antes de cada partida terá duração de 5 minutos.
Art. 22 A troca de lado da quadra deverá realizada quando o somatório de games for número impar (01 minuto de intervalo), ou a cada set (2 minutos de intervalo), conforme acordado pelos atletas no início da partida.
Parágrafo Único: Em caso de necessidade física / orgânica especial, será permitido intervalo único de 5 minutos, a pedido do atleta interessado.
Art. 23 Na fase classificatória das categorias GAMA e BETA masculina, e nas categorias femininas, as partidas serão disputadas em melhor de três sets, vencendo o set quem chegar primeiro ao placar de 4 games, sem vantagem quando o game estiver empatado em 40.
Parágrafo 1°. Na fase eliminatória das categorias GAMA e BETA, e nas finais femininas, as partidas serão disputadas em sets de 6 games.
Parágrafo 2°. Nas partidas com sets de 4 games, havendo empate em 3x3, o set será decidido em tiebreak de 7 pontos, ou até que se consiga diferença de dois pontos acima do sétimo ponto.
Parágrafo 3°. Em caso de empate nos dois primeiros sets, o terceiro e último set será decidido em tiebreak de 10 pontos, ou até que se consiga diferença de dois pontos acima do décimo ponto.
Art. 24 Na categoria Alpha masculina todas as partidas serão disputadas em sets de 6 games; com tie break de 7 pontos em 6x6, e super tiebreak de 10 pontos no terceiro set, observada em ambos os casos a necessidade de diferença de dois pontos para conclusão do game ou set.
Art. 25 Será adotada a regra “let”, de forma que quando o saque tocar na rede e cair na área de serviço, o saque deverá ser repetido.
Art. 26 O aluguel e reserva de quadras, ficam sob a responsabilidade dos atletas.
Paragrafo 1°. Após a definição e divulgação dos jogos, os atletas deverão entrar em acordo quanto ao local, dia e hora da partida, dentro do período estabelecido para cada fase do torneio.
Parágrafo 2° Não havendo acordo, a organização do evento definirá local, data e horário, mediante sorteio.
Parágrafo 3° Se a partida deixar de ser realizada, por omissão dos dois atletas, o status da partida será definido como "não realizada", se na fase classificatória; ou terá o resultado definido por sorteio na fase eliminatória.
Art 27. As finais serão realizadas mediante agendamento em local e horário definidos entre os atletas e a organização, observando a programação divulgada previamente.
Parágrafo único. As finais somente poderão ser postergadas para data além do previsto no calendário por motivo de força maior, e não por mera incompatibilidade de agenda dos atletas.
Art 28. O atleta que não comparecer à quadra dentro do horário estabelecido ou desistir antes do início da partida, perderá por W.O., devendo ser registrada parciais de 4x0, ou 6x0, conforme a categoria, em ambos os sets, a favor de quem compareceu.
Parágrafo 1°. Em caso de atraso de 15 minutos, a contar do horário agendado para realização do jogo, será considerado W.O. parcial com registro no primeiro set de placar de 4x0, ou 6x0, conforme a categoria, a favor do atleta que compareceu.
Parágrafo 2° Será confirmado o W.O. integral após 30 minutos de atraso, salvo decisão de prosseguimento da partida pelo atleta que compareceu, que nesse caso não poderá alegar prejuízo em razão do atraso.
Art. 29 Em caso de desistência durante a partida, será computada vitória ao atleta remanescente com placar a ser formado como se este último tivesse vencido todos os games restantes da partida.
Outras considerações
Art. 28 Na fase classificatória, em caso de desistência do torneio antes da realização do seu
primeiro jogo, poderá haver substituição do atleta desistente por outro de nível técnico equivalente e da mesma categoria.
Art. 29 Em caso de aluguel de quadra, os atletas poderão adotar as seguintes opções, caso o tempo agendado se esgote antes da conclusão da partida:
a) declarar a partida como encerrada, de forma que o placar parcial seja considerado como definitivo;
b) combinar nova data para conclusão da partida, desde que ambos estejam de acordo, e desde que o calendário oficial permita novo agendamento, sem prejuízo para as demais fases;
c) solicitar a organização que o resultado do jogo seja definido mediante sorteio, caso o placar parcial seja de empate, e nesse caso haverá acréscimo de 01 game a favor do vencedor do sorteio.
Parágrafo único. As quadras deverão ser reservadas por no mínimo 01 (uma) hora no caso dos jogos com set de 4 games; e no mínimo 01 (uma) hora e 30 (trinta) minutos no caso de jogos com sets de 6 games.
Art. 30 Os atletas inscritos concordam em ceder nome e imagem para publicidade do evento nas redes sociais, podendo, no entanto, solicitar retirada de alguma publicação que considere inapropriada a sua imagem.
Art. 31 As partidas serão disputadas preferencialmente em quadra de saibro, podendo ser escolhido outro piso desde que haja acordo entre os atletas.
Art. 32 As quadras deverão possuir condições técnicas adequadas para a prática do esporte, podendo ser escolhida qualquer quadra já homologada pela Federação Cearense de Tênis, ou outra quadra a ser homologada pela organização do torneio.
Art. 33. Haverá disputa de 3° lugar apenas nas categorias com histórico de mais de 30 participantes em etapas anteriores.
Art. 34. Os casos omissos e não previstos neste regulamento, nem nas normas da Federação Internacional ou Brasileira de Tênis serão resolvidos pela organização.
Fortaleza/CE, 23 de fevereiro de 2023
Comissão Organizadora