REGULAMENTO 1º Open Ouricar de Beach Tennis
1. INSCRIÇÕES
O Open será realizado em Ourinhos/SP, na Avenida Luiz Saldanha Rodrigues, nº 1901, nos dias 18, 19 e 20 de Agosto. As inscrições deverão ser feitas através do sistema LetzPlay.
IDADE MÍNIMA PERMITIDA: 16 ANOS
Lembrando que os atletas deverão estar com os pagamentos confirmados. O prazo para cancelamento da inscrição será:
- Caso a dupla não efetue o pagamento em até 07 dias úteis, será liberado a vaga para a lista de espera, e a mesma será encaminhada para a lista de espera;
- Até o último dia de inscrição: o ressarcimento será feito com o abatimento de R$ 20,00 por boleto, referente às taxas administrativas;
- Após o término das inscrições: não haverá nenhum ressarcimento.
VALOR DE INSCRIÇÃO
1ª CATEGORIA: R$ 110,00
2ª CATEGORIA: R$ 60,00
3ª CATEGORIA: R$ 60,00
• Caso a categoria tenha menos de 6 duplas (ou 6 inscrições nas categorias simples), a premiação em dinheiro será 50% do valor anunciado.
Mínimo de 3 duplas para a realização das categorias em duplas e 4 inscrições para realização das categorias simples.
1.2 REGRAS DE DISPUTAS DAS CATEGORIAS
O atleta poderá se inscrever em 02 categorias, sendo uma de classe e uma mista, desde que seja de classe semelhante. Ex: feminina C e mista C.
Não serão aceitas inscrições em 2 categorias de classe diferente e nem atletas jogarem mista em categoria abaixo da categoria de classe que ele estiver inscrito.
É permitido na mista jogar em categoria acima da sua categoria de classe.
Caso alguma irregularidade aconteça, o atleta será excluído da categoria irregular.
DIVISÃO DE CATEGORIAS
• Masculina, Feminina e Mista
• Classe Pro/A – B – C – D
• Categorias Simples: Masculino B, Feminino B, Masculino C, Feminino C
A categoria Pro/A é aberta a qualquer atleta de qualquer idade dentro do gênero correspondente.
Torneios OPEN administrados pela LETZPLAY poderão ser verificados, porém não serão obrigatoriamente impeditivos para a desclassificação do atleta.
SORTEIO DAS CHAVES
O sorteio dos grupos é feito de forma automatizada pela LETZPLAY, 48H antes do evento e as chaves publicadas na sequência.
Após essa publicação será vedada a troca de parceiros, exceto em casos especiais que serão julgados pela comissão organizadora do evento.
2. REGRAS GERAIS
O torneio seguirá, obrigatoriamente, as regras vigentes da CBT, exceto quando especificado de forma diferente neste regulamento.
2.1 FORMA DE DISPUTA
O torneio irá ocorrer no formato de Grupos Round Robin (todos x todos) + Chaves Eliminatórias.
3. REGULAMENTO DOS TORNEIOS
3.1 SISTEMA DE DISPUTA CATEGORIAS
- Joga-se 1 set até 6 games. Havendo empate em 6x6, joga-se um tie-break de 7 pontos com diferença mínima de 2 pontos e LIMITADO a 10 pontos. (Caso o empate persista até 9/9 o jogo será decidido no GOLDEN POINT)
- Cada grupo terá 3 ou no máximo 4 duplas e cada dupla fará jogos onde todos jogam contra todos dentro do grupo.
- Cada grupo terá 2 duplas classificadas para a fase seguinte ELIMINATÓRIA.
3.2 CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
EM CASO DE 3 DUPLAS EMPATADAS:
1º Saldo de sets
2º Sorteio
EM CASO DE 2 DUPLAS EMPATADAS:
Será considerado o vencedor do confronto direto.
Lembrando que: vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como game, portanto a pontuação no tie-break não importa pois quem vencer terá a vitória computada como 7/6.
- Na categoria Pró/A caso não formem dois grupos, será grupo único com final das duas melhores duplas em melhor de 3 sets
4. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral ou organizador geral, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o arbitro geral ou seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
- Abuso verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima;
4.1 PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1ª penalidade: advertência
- 2ª penalidade: perda de ponto
- 3ª penalidade: perda de game
- 4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos.
4.2 ROUPAS E ACESSÓRIOS
- Feminino: é permitido o uso de camiseta, top e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior como a inferior.
- Masculino: é permitido uso de camiseta, regata, Shorts, não é permitido jogar sem camiseta e não permitido jogar de sunga.
- É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das quadras de jogo.
5. ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e estará disponibilizada na página do sistema Letz Play até 48 horas antes do início do torneio. O árbitro geral tem total autonomia para modificar o sistema de jogos e formas de disputas, caso seja necessário, devido a alguma ocorrência que atrase os jogos ou quantidade de duplas inscritas.
Não havendo o mínimo de 03 duplas na categoria escolhida, esta categoria será cancelada.
Cabe somente ao Árbitro Geral alterar a programação de jogos durante o torneio, por condições climáticas ou atrasos pontuais por quaisquer razões. O Árbitro Geral tem autonomia para realizar este procedimento a qualquer momento que entender necessário, sem interferência dos atletas sendo que em nenhuma hipótese os atletas poderão remarcar, por conta própria, horários já divulgados de seus jogos.
6. W.O
O w.o. será aplicado caso uma dupla ou uma atleta da dupla não tenha marcado presença até 15 minutos após o horário previsto para o início do seu GRUPO.
Após essa publicação nenhuma troca será aceita e a dupla que não puder comparecer será dado o WO.
7. CABEÇAS DE CHAVE
Para efeito de classificação para a fase seguinte, sempre que houver o benefício de uma dupla avançar de “BYE” o critério utilizado será o primeiro colocado do Grupo 1 em diante.
Ex. 5 grupos - 10 duplas classificadas
6 duplas passam direto (as primeiras colocadas do grupo 1 ao 5 e a segunda colocada do grupo 1).
8. CRUZAMENTO
Os cruzamentos da fase eliminatória seguirão o formato da FPT, chancela oficial da modalidade e varia de acordo com o número de grupos de cada categoria.
9. USO DE IMAGEM
O atleta autoriza o EVENTO a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
10. CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo(a) jogador(a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela organização do torneio.
11. SMART FOOT FAULT
Ele ocorre quando o atleta ao sacar pisa dentro da quadra, arrasta a linha ou leva qualquer tipo de vantagem. Nesse caso OS ATLETAS deverão chamar o árbitro geral que irá acompanhar a irregularidade e aplicar a regra caso ache necessário.
12. JOGO CONTINUO
O tempo de aquecimento é de 5 minutos, a primeira virada de quadra e o tie break não possuem tempo de parada e as demais viradas seguem com o tempo de 90 segundos para descanso.
✅ * REGULAMENTO PRO/A *
1- As duplas poderão ser formadas por amadores e profissionais.
Cordialmente,
Ibiza Beach Tennis.