REGULAMENTO
1° TORNEIO INTERNO DE TÊNIS ETAPA SIMPLES
JOCKEY CLUB DE UBERABA
1. DATA DE INSCRIÇÃO:
As inscrições para o 1° TORNEIO INTERNO DE TÊNIS ETAPA SIMPLES deverão ser realizadas de 27/03 a 06/04/2023.
1.1. DATA DE REALIZAÇÃO
O 1° TORNEIO INTERNO DE TÊNIS ETAPA SIMPLES será realizado entre os dias 27 e 30 de Abril de 2023.
2. INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas diretamente pelo app ou site LETZPLAY, as quais serão confirmadas apenas após o efetivo pagamento via PIX ou BOLETO.
2.1 CANCELAMENTO
O prazo para cancelamento das inscrições no 1° TORNEIO INTERNO DE TÊNIS ETAPA SIMPLES será até o dia 06/04/2023.
É preciso prever o prazo para devolução do valor da inscrição e a forma de devolução.
2.2 VALOR DE INSCRIÇÃO
O valor de inscrição no 1° TORNEIO INTERNO DE TÊNIS ETAPA SIMPLES será de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais)
3. REGRAS
3.1 REGRAS DE DISPUTA
Será permitido a cada jogador(a) a inscrição em apenas 1 (uma) categoria.
3.2 CATEGORIAS
3.2.1 Simples Masculino – 1ª Classe – Especial, 2ª Classe, 3ª Classe, 4ª Classe - Iniciante, Master 50+, KIDS 1 (5 a 10 anos) e KIDS 2 (11 a 16 anos).
3.2.2 Simples Feminino – 1ª Classe, 2ª Classe, Master 50+, KIDS 1 (5 a 10 anos) e KIDS 2 (11 a 16 anos).
3.3 NIVEIS DE DISPUTA
O(a) jogador(a) não poderá jogar duas categorias de níveis diferentes (Ex. 1ª Classe Masculino e 2ª Classe Masculino). Não é a mesma coisa do item 3.1
3.4 NIVEL TECNICO
Caso um(a) jogador(a) se inscreva em um nível abaixo do seu nível técnico, poderá ser desclassificado(a) após análise da comissão organizadora do torneio da I-Comissão organizadora do torneio e do II-do Arbitro Geral.
3.5 REGRAS DIVERSAS
O 1° TORNEIO INTERNO DE TÊNIS ETAPA SIMPLES seguirá em geral as regras vigentes da ITF e CBT. No entanto, por se tratar de torneio independente, algumas regras poderão ser alteradas e modificadas para o bom andamento do torneio. Caso ocorra, tais alterações deverão ser divulgadas até o dia anterior do início do torneio.
3.6 NÚMERO DE INSCRITOS
O mínimo será de 3 (três) atletas inscritos/categoria. O máximo será de acordo com a capacidade do torneio, 10 atletas por subcategorias masculina e feminina.
3.7 SISTEMA DE DISPUTA
3.7.1 Os jogos serão disputados por sistema simples, sendo melhor de 3 sets (6 games). No resultado 5x5 games, joga-se tie-break de 7 pontos (sem vantagem).
3.7.2 Em caso de empate, em 1 set a 1 será jogado um match tie-break de 10 pontos (sem vantagem).
3.8 MONTAGEM DAS CHAVES
3.8.1 Até 7 jogadores inscritos(as) por categoria serão jogados fase de grupos, conforme abaixo:
a) 3 a 5 jogadores/categoria – 1 grupo, todos(as) contra todos(as), classificando os(as) 2 melhores para final
b) 6 a 7 jogadores por categoria – 2 grupos, todos(as) contra todos(as), sendo classificado 1 jogador(a) de cada grupo para a final.
3.8.2 Acima de 8 jogadores(as) por categoria - 2 grupos, com classificações dos(as) vencedores(as) dos confrontos diretos para oitavas, quartas semi-finais e finais, conforme necessidade.
3.9 CRITÉRIOS DE DESEMPATE
No caso de empate na pontuação dos grupos realizados, a definição das posições será determinada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
3.9.1 Empate com 2 atletas/grupo (categoria):
a) Confronto direto.
3.9.2 Empate com 3 atletas/grupo (categoria):
a) Saldo de sets;
b) Saldo dos games;
c) Sorteio
3.9.3 Se em qualquer momento da aplicação dos critérios de desempate, ocorrer empate entre dois atletas/grupo (categoria), será decidido no confronto direto.
4. DA PONTUAÇÃO
As pontuações serão definidas pela comissão organizadora e divulgado até o último dia anterior ao início do torneio.
5 PREMIAÇÃO
5.1 Os(As) Campeões(ãs) e Vice-Campeões(ães) de todas categorias receberão troféus.
5.2 Os terceiros lugares de todas categorias receberão medalhas.
6. CÓDIGO DE CONDUTA
6.1 O código de conduta poderá ser aplicado pelo Árbitro, Árbitros Auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela).
6.2 Para aplicação do código de conduta, o Árbitro ou o seu auxiliar deverão adentrar-se a quadra e em voz clara e audível informar a violação ao atleta infrator e aos demais atletas da partida, conforme segue:
6.2.1 Obscenidade audível: Palavras obscenas ditas pelos(as) jogadores(as) em qualquer idioma;
6.2.2 Obscenidade visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis;
6.2.3 Abuso de bolas: Bolas golpeadas propositalmente e de forma desnecessária para dentro ou fora da quadra, mesmo com o ponto ou jogo terminado, enquanto o(a) jogador(a) estiver na quadra;
6.2.4 Abuso de raquete ou equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos dentro e fora da quadra;
6.2.5 Abuso verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
6.2.6 Abuso físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
6.2.7 Conduta antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima, sejam elas dentro ou fora das quadras, praticadas por pessoas, sejam elas técnicos, acompanhantes ou jogadores que estejam jogando inscritos ou não na competição, estarão sujeitos ao código de conduta, inclusive no ambiente DO CLUBE em que estiver sendo realizada a competição.
7 PENALIDADES POR INFRAÇÃO AO CÓDIGO DE CONDUTA
1ª Violação: Advertência;
2ª Violação: Perda de Ponto;
3ª Violação: Perda de Game.
4ª violação em diante fica a critério do Árbitro Geral se continua penalizando com perda de games ou com desclassificação do atleta.
7.1 A depender da gravidade do ato cometido pelo(a) atleta, o mesmo poderá ser desclassificado(a) sem passar pelo processo normal acima descrito.
7.2 Em caso de violação por conduta antidesportiva desferida por técnico, acompanhantes, torcida ou JOGADOR(A) inscrito(a) ou não na competição, além das sanções administrativas aqui descritas, poderá ainda sofrer suspensão de participação em torneios futuros do Jockey Club (Tênis ) e ainda sujeito às sanções administrativas do Clube.
8. ALGUNS PROCEDIMENTOS
8.1 Toda partida suspensa ou adiada por motivo de força maior (chuva, falta de energia, dentre outros) terá seu prosseguimento respeitando-se a contagem e posição em que foi interrompida;
8.2 O bate bola de aquecimento não poderá ultrapassar o tempo de 5 (cinco) minutos;
8.3 A troca de lado não poderá ultrapassar o tempo de 1 minuto e 30 segundos, exceto ao término de cada set quando o tempo será de 2 minutos e 30 segundos entre os pontos;
8.4 A presença de árbitros na quadra não será obrigatória, ficando a contagem de pontuações sob a responsabilidade dos atletas.
8.5 Ao término das partidas, ambos os atletas deverão procurar a comissão organizadora para informar os resultados.
9. ARBITRAGEM / PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
9.1 A programação de jogos, horários e informações gerais é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio e deverá estar disponível no Letzplay até o dia anterior de início dos jogos.
9.2 A arbitragem do torneio ficará a cargo do Arbitro geral, que poderá ou não ser assessorado por Árbitros Auxiliares.
9.3 Somente cabe ao Árbitro Geral alterar a programação de jogos durante o torneio. Em nenhuma hipótese os atletas poderão remarcar, por conta própria, horários pré-divulgados de seus jogos. Caso seja remarcado pelos atletas, sem autorização do Árbitro Geral, os jogos realizados perderão valor de resultados.
9.4 A arbitragem tem total autonomia para alterar o sistema de disputa, por qualquer motivos que seja, sempre a fim de garantir o bom andamento do torneio.
10. USO DE IMAGEM
Os torneios poderão ser registrados em vídeo e foto pela Organização e parceiros oficiais. Os participantes que tiverem alguma restrição quanto ao uso de imagem, deverão notificá-la por escrito à Organização no ato da inscrição no evento. Caso contrário, autorizam, automaticamente, a utilização de forma inteiramente gratuita, a título universal, em caráter total, definitivo, irrevogável e irretratável, sem limitação de tempo ou de número de vezes, podendo ocorrer no Brasil e/ou no exterior, sem que seja devida ao autorizador qualquer remuneração.
11. ATENDIMENTO
O Jockey Club de Uberaba e a Comissão de Esportes não serão responsabilizados por quaisquer acidentes que possam ocorrer com jogadores ou terceiros no decorrer ou após a realização dos jogos, sendo que as condições físicas de cada atleta/participantes são de inteira responsabilidade destes e/ou sua equipe.
12. OUTROS ASSUNTOS
12.1 É obrigatório o uso de equipamentos adequados à prática do tênis (piso saibro), tais como raquetes e/ou acessórios, roupas, calçados. O não cumprimento estará passível de desclassificação pela comissão organizadora.
12.2 Qualquer dúvida não expressa neste regulamento será resolvida pela comissão organizadora do torneio e/ou Arbitragem.