1º OPEN MIKAI DE BEACH TENNIS – 2024
Data: 08 à 10 de março de 2024
Local:
MIKAI ESPORTES - ERECHIM - CENTRO
I. DO REGISTRO E PARTICIPAÇÃO
Poderão participar do 1° OPEN MIKAI DE BEACH TENNIS – 2024, todos os atletas que se inscreverem através do site
https://letzplay.me dentro do prazo de inscrição ( 22/02/2024 até 05/03/2024 às 23h ) e de acordo com número de vagas disponíveis por categoria e pagarem a taxa de inscrição da respectiva categoria.
II. DOS VALORES DAS INSCRIÇÕES
1ª Inscrição: R$ 90,00
2ª Inscrição: R$ 40,00
III. DA FORMA DE DISPUTA
O torneio de Beach Tennis será disputado nas quadras da areia da Mikai esportes ( Eventualmente em quadra de algum clube/point parceiro )
§Único. A tabela dos jogos será divulgada com antecedência mínima de um dia dos jogos, sendo que os horários poderão ser alterados a critério da Comissão Organizadora e após contato com os competidores envolvidos.
IV. DAS CATEGORIAS
As categorias disponíveis no torneio e que integram as competições no estado são as seguintes;
a) - Duplas Masculino A/B, C, D
b) - Duplas Feminina B/C/D
c) - Duplas Mistas C/D e OPEN;
§Único. Devido características da região ainda ter falta de quórum para Feminina A, foi aberta exceção para inscrição de Dupla Feminina A jogar a categoria Dupla Masculina B.
V. DO NÍVEL TÉCNICO
Os critérios para permanência de um atleta em uma categoria serão de acordo com a sua técnica e resultados do ano anterior.
a) Caso o atleta não consiga ao menos uma vitória em 2 ou mais torneios, a comissão técnica poderá realizar seu rebaixamento para categoria imediatamente inferior
b) O atleta poderá solicitar a comissão técnica seu rebaixamento de categoria, esse pedido será analisado pela comissão técnica, que poderá aceitar ou não a solicitação.
c) Não será permitido o atleta disputar mais de um nível técnico no mesmo torneio
Os atletas deverão subir de categoria, segundo os seguintes critérios:
a) Análise do departamento técnico da Mikai esportes;
b) Tiverem ganho 2 ou mais torneios no ano anterior (torneios regionais estaduais ou nacionais).
c) O atleta que quiser “experimentar” jogar uma categoria acima da sua, (A, B, C ) poderá fazer em somente dois torneios durante o ano, se ele jogar três torneios na categoria acima, não poderá voltar mais pra sua categoria de origem no ano, nem mesmo com pedido de rebaixamento ( serão considerados torneios no RS e SC )
VI. DA COMPOSIÇÃO DAS CHAVES
Em sua primeira fase, as duplas/simples serão divididas em grupos, classificando sempre duas duplas/simples para a segunda fase, que serão disputadas chaves em eliminatória simples.
OBS: Para que saia a categoria, o número mínimo de simples/duplas inscritas será de 04 (quatro). A critério da organização a categoria poderá sair com menos inscritos.
A distribuição das simples/duplas nos grupos serão as seguintes:
(máximo de 16 simples/duplas por categoria), de 4 a 5 simples/duplas - Todos Contra Todos. De 6 a 16 simples/duplas - Divididas em grupos de 3 ou 4 duplas.
Será possível aceitação para mais de 16 duplas, após avaliação final do número de inscritos no torneio.
*A partir de 2021, para confecção dos grupos, se houver 2 grupos, as 2 melhores duplas ranqueadas encabeçarão os grupos, se houver 3 grupos, as 3 melhores duplas ranqueadas, e assim por diante. Os demais serão sorteados nos grupos.
* Nas chaves eliminatórias, serão cabeças de chaves os melhores classificados dos grupos entre os 1º colocados (saldo de games), e se ainda assim houver empate, será definido por ordem de ranking. Os 2º colocados serão sorteados, porém sempre em chaves diferentes dos 1º colocados de seu grupo, ou seja, se o 1º colocado do grupo saiu na parte de cima da chave, o 2º colocado do grupo será sorteado na parte de baixo da chave.
VII. DA PONTUAÇÃO E DESEMPATE
A pontuação para a fase de classificação se dará da seguinte forma:
Vitória: 3 pontos
Derrota: 0 pontos.
Em caso de empate das duplas nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem;
1) Em caso de 2 duplas empatadas: - Confronto direto
2) Em caso de 3 duplas empatadas:
- Saldo de Games/Sets (somente entre os envolvidos no empate)
- Games Average (Soma dos games ganhos divididos pelos games jogados em cada jogo.
Após, será somado os resultados da divisão e quem obtiver a maior soma será considerado o melhor classificado). Exemplo: 6x4 = 6/10 = 0,6 7x5 = 7/12 = 0,58
- Se após o Game Average continuar empatado duas duplas, a posição será determinada pelo confronto direto. - Se após o Game Average continuarem empatadas três duplas, a posição será determinada por sorteio.
OBS: Quando houver grupos de 3 e 4 duplas numa mesma categoria, o critério para definição dos melhores classificados para a segunda fase será sempre a soma do saldo de games dividido pelo número de jogos no grupo.
a) Todos os jogos deverão ser realizados no mesmo formato, ou seja, sets até 6 games.
b) Vitória por WO ou desistência sem início do confronto, será considerado como vitória por parcial de 6/0.
c) Nos casos de desistência de alguma dupla durante o jogo, serão computados ao vencedor os games faltantes para o término do jogo. Ex: Uma dupla está ganhando por 2/1 e a outra dupla desiste, a contagem para efeito de desempate será 6/1.
d) Se uma dupla desistir ou perder por WO após ter jogado pelo menos um jogo na chave, terão todos os seus resultados anulados, para efeito de desempate.
e) O super tie-break será considerado como “SET”, porém não será considerado na contagem de games.
VIII. DO SISTEMA DE DISPUTA
Os jogos nas fases de grupo serão disputados em um set até 6 games com “No Ad”. Havendo empate em 6-6, joga-se um tie-break (até 7 pontos).
O tie-break, na contagem para desempate, valerá como 1 game a favor do vencedor.
OBS: Em grupo único de 3 ou 4 duplas, será jogado em dois sets curtos até 4 games com “No Ad” (3x3 joga-se um tie-break até 7 pontos), e o terceiro set, se for o caso, será jogado um super tie-break até 10 pontos. Em grupo único de 5 duplas, joga-se um set até 6 games com “No Ad”, como na fase de grupos.
Fase Eliminatória e Qualify: Será jogado em dois sets curtos até 4 games com “No Ad” (3x3 joga-se um tie-break até 7 pontos), e o terceiro set, se for o caso, será jogado um super tie-break até 10 pontos.
Para disputa dos jogos dos grupos (em grupos de 3 duplas ), deverão os atletas sortear quais duplas entram em quadra para o primeiro jogo, tendo o vencedor o direito de escolher se permanece ou sai da quadra para a segunda partida.
Para disputa dos jogos dos grupos (em grupos de 4 duplas ), deverão os atletas seguirem a ordem dos jogos pela chave.
IX. DA COMISSÃO TÉCNICA DA MIKAI ESPORTES
A comissão técnica será composta pelos sócios, e por, no mínimo, mais 2 (dois) integrantes de sua escolha, os quais, necessariamente, deverão ser praticantes do esporte. Os integrantes da comissão técnica poderão ser substituídos a qualquer momento, por decisão dos sócios
• Caberá à Comissão Técnica decidir sobre a ascensão e o rebaixamento dos atletas em determinada categoria, seja por iniciativa própria, seja quando houver solicitação formal de interessados;
• Definir estrutura de chaves nas categorias com base no número de inscritos para o torneio
• Eventuais decisões técnicas referentes aos torneios
• As decisões da Comissão Técnica serão tomadas com base no voto da maioria simples dos integrantes presentes na reunião específica, sendo que, em caso de empate, o voto do sócio responsável pelo torneio de Beach Tennis será utilizado como critério de desempate.
X. DO CÓDIGO DE CONDUTA
Será aplicada de acordo com o código de conduta da CBT O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros-auxiliares (independente de estarem dentro ou fora da quadra) árbitro de cadeira a qualquer tempo ou pela organização do torneio em caso de ausência de árbitro.
Para aplicação do código de conduta, o árbitro-geral ou os seus auxiliares, deverão adentrar a quadra e em voz clara e audível informar ao beach tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
A) Obscenidade Audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma.
B) Obscenidade Visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis.
C) Abuso de Bolas: Bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
D) Abuso de Raquete ou Equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
E) Abuso Verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente arbitragem ou público em geral.
F) Abuso Físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
G) Instrução: Qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes.
H) Conduta Anti Desportiva: toda e qualquer atitude anti desportiva que não esteja prevista nos itens acima, como por exemplo vibrar de frente para o adversário. Vestimenta dos atletas: Roupa adequada em torneios Estaduais, Nacionais e Internacionais no território brasileiro: Masculino: Bermuda/Camiseta (não é permitido jogar de sunga ou sem camiseta) Feminina: Short/Saia/Top/Camiseta. (não é perimito jogar de biquíni)
PENALIDADES POR INFRAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA ♣ 1ª Ofensa: Advertência ♣ 2ª Ofensa: Perda de Ponto ♣ 3ª Ofensa: Perda de Game
Obs. A partir da 4ª ofensa ficará a critério do Árbitro Geral se continua penalizando com perda de games ou com desclassificação do beach tenista faltoso. Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.
XI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
O 1º OPEN MIKAI ESPORTES DE BEACH TENNIS – 2023, além do estabelecido neste Regulamento específico, será regido pelas REGRAS INTERNACIONAIS DA MODALIDADE, com as adaptações feitas e publicadas.
XII. DOS CASOS OMISSOS
Este regulamento foi desenvolvido baseado em consulta ao regulamento técnico da FGT disponível em
https://www.tenisintegrado.com.br/perfil2/docs/4301 .
Os casos omissos deverão ser resolvidos pela organização do evento com a observância do Regulamento Técnico e Código de Conduta da FGT.