REGULAMENTO TORNEIO MINEIRO BEACH TENNIS
Sumário
1. Torneio Mineiro Beach Tennis
2. Local
3. Inscrição
3.1 Prazo de inscrição
3.2 Adiamento e ou cancelamento
3.3 Substituição de atletas
3.4 Política de cancelamento e estorno
4. Categorias
4.1 Segunda categoria
5. Regulamento Geral do torneio
5.1 Linha de 3 metros
5.2 Número mínimo de inscritos
5.3 Sistema de disputa
5.4 Critério de desempate na fase de grupos
5.5 Ordenamento das disputas
5.6 Desistência
5.7 Tempo de tolerância / WO
5.8 Sorteio e divulgação das chaves
5.9 Arbitragem
5.10 Jogos
6. Código de conduta
6.1 Motivos para penalização
6.2 Penalidades
7. Conhecimentos das regras e regulamentos
8. Direito de imagem
9. Casos omissos
1. Torneio MBT
O torneio Mineiro de Beach Tennis será realizado nos dias 31/08 e 01/09 com as seguintes categorias A,B,C,D, MASCULINO/FEMININO E MISTA , 50+ MASCULINO /FEMININO e FUN FEMININO. Em parceria com a Track e field
2. Praia de São Francisco
3.Inscrição
As inscrições serão feitas no App Tf Sports com início dia 09/07
3.1 Prazo de Inscrição
O prazo limite para a realização das inscrições até o dia 28/08 às 16h, após esse prazo os inscritos serão transferidos para o app letzplay para o sorteio dos grupos e chaveamento dos jogos
3.2 Adiamento e ou cancelamento do torneio MBT
O evento não será cancelado, entretanto, o torneio poderá ser adiado em caso extremo de mau tempo, conferindo risco para os atletas. Nesse caso o valor da inscrição será transferido imediatamente para a próximo evento a ser remarcado .
3.3 Substituições de atletas
Serão permitidas substituições de parceiros após o término da inscrição, somente mediante envio de atestado médico (CRM), atestado de trabalho, convocação e casos que forem comunicados a direção do torneio com justificativa plausível a ser avaliada pela comissão técnica.
3.4 Política de cancelamento e estorno
- Devolução integral do valor pago ou crédito para a próximo torneio, para cancelamentos realizados em até duas semanas anterior ao evento.
- Devolução de 50% do valor pago ou crédito para a próximo torneio 50%, para cancelamentos realizados entre duas semanas e uma semana anterior ao evento.
- Pós fechamento das inscrições não haverá estorno nem cancelamentos.
4. Categorias
Sábado 31/08
Feminino C
Masculino C
Feminino Fun
Masculino B
Feminino B
Mista D
Mista A
Domingo 01/09
Feminino D
Masculino D
Mista B
Mista C
Feminino A
Masculino A
Feminino 50+
Masculino 50+
4.1 Segunda Categoria
Sendo sua primeira escolha uma categoria de nível técnico (A,B,C,D) Sua segunda escolha pode ser por categoria de idade (50+) ou Mista (A,B,C,D) não podendo de forma alguma jogar duas categorias no mesmo dia e de nível técnico diferente.
5. Regulamento geral do torneio
O regulamento seguirá como base o Código Internacional sancionado pela ITF Beach Tennis.
http://www.cbt-tenis.com.br/arquivos/beachtenis/beachtenis_58ebba3096fac_10-04-2017_14-00- 32.pdf , com algumas modificações para adequação ao torneio Mineiro Beach Tennis.
* Casos omissos no regulamento serão resolvidos pelo Organizador do Evento.
5.1 Linha de 3 metros
Tanto os recebedores, como o parceiro do sacador, deverão permanecer atrás da linha imaginária de 3 metros até o contato da bola com a raquete do sacador. A raquete poderá invadir a área desde que os pés dos atletas não ultrapassem a linha imaginária da área. O atleta somente poderá adentrar a área depois que a bola sair da raquete do sacador.
Penalidades: Primeira penalidade: Advertência (não volta o ponto); Segunda penalidade: Perda do ponto.
5.2 Número de Inscritos mínimo para realização da categoria
O mínimo para a disputa de qualquer categoria é de 4 (quatro) duplas
5.3 Sistema de disputa
Fase de grupos: As partidas serão organizadas no sistema de grupos, onde todas as duplas do mesmo grupo jogam entre si sempre classificando 2 duplas.
A ordem dos jogos será confirmada pela comissão técnica em até 24 horas antes dos jogos
Set: Set de 6 games; Havendo empate em 6-6, joga-se um tie-break (até 7 pontos). Havendo empate em 5-5, o jogo vai a 7. No tie-brake, caso haja empate em 6-6, vai a 8, e assim sucessivamente até que se obtenha uma vitória por dois pontos de diferença.
Fase eliminatória: Após a disputa da fase de grupos, as duas duplas melhores colocadas em cada grupo, se classificam para fase eliminatória. Essa fase é mata mata, quem perder está fora.
Set: Um set até 6 games, havendo empate em 6-6, joga-se um tie-break (até 7 pontos). Havendo empate em 5-5, o jogo vai a 7. No tie-brake, caso haja empate em 6-6, vai a 8, e assim sucessivamente até que se obtenha uma vitória por dois pontos de diferença.
No jogo final poderá ser adotado Sets de 8 games. Isso ficará a critério da Organização do Evento, e será divulgado até a data da etapa.
Os atletas classificados em 1o lugar na fase de grupos, serão ordenados como cabeças de chave. O segundo classificado do grupo vai para lado oposto da chave e sempre joga contra o primeiro classificado, não podendo jogar na primeira rodada eliminatória contra uma dupla que esteve no mesmo grupo na fase anterior.
Distribuição de duplas nas chaves de acordo com o número de inscritos:
- 3 duplas: todos jogam contra todos - 4 duplas: todos jogam contra todos - 5 duplas: todos jogam contra todos - 6 duplas: 2 grupos de 3 duplas
- 7 duplas: 2 grupos (1 grupo de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
- 8 duplas: 2 grupos de 4 duplas
- 9 duplas: 3 grupos de 3 duplas
- 10 duplas: 3 grupos (2 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas) - 11 duplas: 3 grupos (1 grupo de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas) - 12 duplas: 4 grupos de 3 duplas
- 13 duplas: 4 grupos (3 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas) - 14 duplas: 4 grupos (2 grupos de 4 duplas e 2 grupos de 3 duplas) - 15 duplas: 4 grupos (4 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 3 duplas) - 16 duplas: 4 grupos (4 grupos de 4 duplas)
- 17 duplas: 5 grupos (3 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas) - 18 duplas: 6 grupos (6 grupos de 3 duplas)
- 19 duplas: 6 grupos (5 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas) - 20 duplas: 6 grupos (4 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas) - 21 duplas: 7 grupos (7 grupos de 3 duplas)
- 22 duplas: 7 grupos (6 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas) - 23 duplas: 7 grupos (5 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas) - 24 duplas: 8 grupos (8 grupos de 3 duplas)
- 25 duplas: 8 grupos (1 grupos de 4 duplas e 7 grupos de 3 duplas) - 26 duplas: 8 grupos (2 grupos de 4 duplas e 6 grupos de 3 duplas) - 27 duplas: 8 grupos (3 grupos de 4 duplas e 5 grupos de 3 duplas) - 28 duplas: 8 grupos (4 grupos de 4 duplas e 4 grupos de 3 duplas) - 29 duplas: 8 grupos (5 grupos de 4 duplas e 3 grupos de 3 duplas) - 30 duplas: 8 grupos (6 grupos de 4 duplas e 2 grupos de 3 duplas) - 31 duplas: 8 grupos (7 grupos de 4 duplas e 1 grupos de 3 duplas) - 32 duplas: 8 grupos (8 grupos de 4 duplas)
5.4 Critério de desempate na fase de grupos
No caso de empate na pontuação da fase de grupos, a definição das posições será determinada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
1o Critério - Número de vitórias
2o Critério - Saldo de games
3o Critério - Confronto direto
4o Critério - Melhor resultado obtido nos jogos 4o Critério – Sorteio
Obs: Caso na fase de grupos esteja previsto que os melhores resultados passem diretamente para uma das fases finais (passar de by), utilizaremos como critério de desempate o sistema de game average*. (que é a soma dos games ganhos, dividido pelos games jogados em todos os jogos do grupo). Ex: 6x4, 6/10 = 0,6. Se ainda assim continuar empatado, o desempate será pelo melhor resultado obtido nos jogos.
Para contagem de saldo de games utilizaremos a seguinte pontuação:
Vitória por resultado normal: Subtração de resultado, sendo saldo positivo para um e negativo para outro
Vitória por 7-5: Saldo de 1,5 game.
Vitória no Tie Brake (7-6): Saldo de 1 game.
5.5 Ordenamento das disputas
As disputas serão ordenadas da seguinte maneira:
a) Até 5 duplas, jogado em grupo único e será campeão quem tiver vencido mais partidas;
b) De 6 a 8 duplas, jogado em grupos e classificam os 2 primeiros de cada grupo para a semifinal.
c) De 9 a 32 duplas, jogado em grupos e classificam as duas primeiras duplas de cada grupo para jogar a chave eliminatória.
d) 33 duplas ou mais, jogará chave eliminatória, no sistema mata mata. A quantidade de vagas será definida pelo organizador. Caso tenham mais duplas inscritas do que o número de vagas disponíveis no torneio, haverá um “corte”, de acordo com a sequência de inscrições e confirmações, limitando a apenas a quantidade de vagas disponíveis.
5.6 Desistência
Nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados aos sets os games faltantes para término do jogo.
Por exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o outro desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1. Neste caso o vencedor acrescentará os games que faltariam para término do set paralisado.
5.7 Tempo de tolerância / WO
Serão concedidos 20 minutos de espera, após o horário previsto do início de jogos da dupla, antes da aplicação do W.O.
O W.O elimina a dupla na fase de grupos zerando todos os seus resultados.
5.8 Sorteio e divulgação das chaves
O sorteio das chaves do torneio será de responsabilidade do Departamento Técnico, e será divulgado em até 24 horas antes do início dos jogos pelo site Letz play
5.9 Arbitragem
a) A programação de jogos, horários e informações sobre o torneio é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da direção.
b) A arbitragem do torneio ficará a cargo de um árbitro geral, podendo este ser assessorado por árbitros auxiliares ou não.
c) O árbitro geral poderá designar auxiliares para exercer a função de árbitros de cadeira, e juízes de linha, porém deverão ter conhecimento das regras.
d) Durante a realização do torneio, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm entre suas atribuições o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
e) O nome do árbitro geral será divulgado nas informações da etapa e pelo locutor oficial do evento. f) Somente cabe ao Árbitro Geral alterar a programação de jogos durante o torneio. Em nenhuma hipótese os atletas poderão remarcar, por conta própria, horários já divulgados de seus jogos.
5.10 Jogos
a) Jogos
- Os jogos poderão ser realizados a partir das 08h
- O tempo de aquecimento não poderá ultrapassar os 5 minutos.
- A troca de lados não poderá ultrapassar o tempo de 1 minuto e 30 segundos exceto ao término de cada set quando o tempo será de 2 minutos.
- Não é permitido receber instruções na quadra, ou fora dela, em nenhum momento durante a partida.
b) Intervalo entre os jogos
O período mínimo de descanso para a próxima partida de um atleta disputando mais de um jogo no mesmo dia, será de:
- 5 minutos, em disputa de fase de grupos.
- 15 minutos entre a fase de grupos e eliminatórias.
c) Atendimento Médico
Os atletas poderão receber atendimento de fisioterapeutas ou médicos durante 3 minutos e por no máximo 1min e 30seg nas viradas de lado, ficando restrito a, no máximo, 3 atendimentos por partida. No caso da necessidade de mais atendimentos, a dupla será desclassificada por falta de condicionamento físico
d) Acidentes durante a partida
Se a lesão do atleta for ocasionada por objetos pontiagudos, pedras ou outros detritos encontrados na areia da quadra ou no local de realização, ele terá um tempo maior, mas limitado em 20 minutos para sua recuperação e atendimento médico, mas se mesmo assim permanecer impossibilitado para prática do esporte, a dupla será eliminada do torneio.
e) Chamada de jogos
Os jogos serão chamados pela “Mesa de Arbitragem”, através de sistema de som, e todos os atletas inscritos deverão confirmar a sua presença no local. Haverá tolerância de 20 minutos para a apresentação do atleta em quadra, a partir da chamada do jogo.
Será declarado perdedor o atleta que não se apresentar na quadra após esse período de tolerância. Não havendo o comparecimento, ambos serão declarados perdedores por WO.
6. Código de conduta
6.1 Motivos para penalização:
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
a) Obscenidade Audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma.
b) Obscenidade Visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis.
c) Abuso de Bolas: Bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
d) Abuso de Raquete ou Equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
e) Abuso Verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral.
f) Abuso Físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
g) Instrução: Qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes.
h) Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
i) Roupas e Acessórios:
Masculino: obrigatório uso de camiseta e bermuda. Não é permitido o uso de sunga.
Feminino: é permitido o uso de “top” e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior e/ou inferior.
Obs: Todos os atletas deverão utilizar a camiseta oficial do torneio
O não cumprimento dos itens acima, pode acarretar punição do atleta, pelo árbitro geral do torneio.
6.2 Penalidades por Infração ao Código de Conduta
1a Ofensa: Advertência
2a Ofensa: Perda de Ponto
3a Ofensa: Perda de Game
Obs. A partir da 4a ofensa ficará a critério do Árbitro Geral se continua penalizando com perda de games ou com desclassificação do tenista faltoso. Dependendo da gravidade do ato cometido pelo tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.
7. Conhecimento das regras e regulamento
Todo o atleta ao realizar a sua inscrição no torneio, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais, atesta que está apto a participar do torneio e assegura ter condições físicas e psicológicas, sendo responsável pelos atos ou consequências da sua participação no torneio.
8. Direito de imagem
Todo atleta inscrito no torneio mineiro Beach Tennis, está autorizando o uso de sua imagem em todo e qualquer material entre fotos, documentos, transmissões ao vivo, mídias sociais, campanhas promocionais, etc.
9. Casos omissos
Os casos omissos e não previstos neste regulamento, serão resolvidos pelo Árbitro Geral com prévia consulta aos organizadores do torneio.