Regulamento Geral
Torneio Interno de Beach Tennis
Este material tem o objetivo de esclarecer o formato da competição, pontuação e demais regras estabelecidas. O torneio tem como objetivo promover a prática esportiva, de modo que venha a contribuir para o desenvolvimento da modalidade dentro do clube e gerar um maior engajamento entre os associados.
VALOR DE INSCRIÇÃO
- 1 (uma) Categoria: R$ 50,00
- 2 (duas) Categorias: R$ 50,00 (primeira inscrição) + R$ 30,00 (segunda inscrição)
REGRAS GERAIS
Todas as etapas do torneio seguirão, obrigatoriamente, as regras vigentes da ITF. Altura da rede será de 1,70m.
INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas mediante pagamento de PIX, através do sistema adotado para cada etapa e as mesmas poderão ser visualizadas e confirmadas a qualquer momento.
Lembrando que os dois atletas deverão estar com os pagamentos confirmados.
O prazo para cancelamento da inscrição será conforme abaixo:
- Até 2 dias antes do término das inscrições: o ressarcimento será integral.
- Após o término das inscrições: não haverá nenhum ressarcimento.
- Caso não haja quórum na categoria: o ressarcimento será integral.
DIVISÃO DE CATEGORIAS
- Duplas Femininas: B, C e Iniciante
- Duplas Masculinas: B, C e Iniciante
- Duplas Mistas: B, C e Iniciante
Em comum acordo entre o organizador e equipe do torneio outras categorias poderão ser criadas, desde que não conflitem com as obrigatórias. E, caso haja poucas inscrições, poderão ser unidas.
CRITÉRIO PARA PERMANÊNCIA EM UMA CATEGORIA
Atleta que jogou os últimos 3 torneios em uma determinada categoria, chegando até a final, ele não poderá se inscrever na categoria abaixo.
Caso seja identificada uma incompatibilidade de nível técnico de um atleta, o mesmo poderá ser reclassificado de acordo com a análise feita pela organização do torneio.
NÚMERO DE INSCRITOS
O mínimo será de 3 duplas, para a disputa de qualquer categoria.
SISTEMA DE DISPUTA
FASE DE GRUPOS e FASE ELIMINATÓRIA R32; R16 e QF – joga-se 1 set até 6 games.
Havendo empate em 6X6, joga-se um tie-break (até 7 pontos).
FINAL – joga-se 1 set até 8 games. Havendo empate em 8X8, joga-se um tie-break (até 7 pontos).
Os grupos serão divididos da seguinte forma:
- 3, 4 e 5 duplas: todos contra todos
- 6, 7 e 8 duplas: 2 grupos
- 9, 10 e 11 duplas: 3 grupos
- 12, 13 e 14 duplas: 4 grupos
- 15, 16 e 17 duplas: 5 grupos
- 18, 19 e 20 duplas: 6 grupos
- 21, 22 e 23 duplas: 7 grupos
- 24, 25 e 26 duplas: 8 grupos
- 27, 28 e 29 duplas: 9 grupos
- 30, 31 e 32 duplas: 10 grupos
VENCEDORES:
- Até 5 duplas o campeão será o que vencer mais partidas (Round Robin).
- De 6 a 8 duplas, classificam os 2 primeiros de cada grupo para jogar uma Semifinal.
- De 9 a 48 duplas, classificam os 2 primeiros de cada grupo para jogar uma chave eliminatória.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
EM CASO DE 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS:
- Número de vitórias
- Melhor saldo de games (caso as três duplas tenham saldo de games diferentes, ficam definidas as posições no grupo, do melhor para o pior, 1º, 2º e 3º colocado)
- Melhor saldo de games (caso uma dupla tenha saldo de games diferente das demais, esta dupla estará definida em 1º ou 3º, e o empate entre as outras duas será definido no confronto direto)
- Sorteio (será aplicado no caso das 3 (três) duplas terem saldo de games iguais
EM CASO DE 2 (DUAS) DUPLAS EMPATADAS:
Será considerado o vencedor do confronto direto.
Vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0.
Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo.
Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
Para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como SET, porém, não será considerado na contagem de games.
Nos grupos, a dupla que perder por WO ou desistência, será automaticamente desclassificada e sua pontuação zerada.
O segundo classificado do grupo vai para sorteio e sempre joga contra o primeiro classificado, não podendo jogar na primeira eliminatória contra uma dupla do mesmo grupo anteriormente jogado. Ex.: 1º A x 2º A. Caso aconteça, o sorteio é refeito.
CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a qualquer tempo.
Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral.
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes.
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
- Roupas e Acessórios:
Masculino: obrigatório uso de camiseta e bermuda. Não é permitido o uso de sunga.
Feminino: é permitido o uso de top e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior como a inferior.
- É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das quadras de jogo.
PENALIDADES POR INFRAÇÃO
1ª penalidade: advertência
2ª penalidade: perda de ponto
3ª penalidade: perda de game
4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.
ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e deverá estar disponibilizada na página do Clube, no Instagram ou através do site / app LETZPLAY.ME até 48 horas antes do início da etapa.
A arbitragem do torneio ficará a cargo de um árbitro geral, podendo este ser assessorado por árbitros auxiliares ou não. Todos deverão ser devidamente aprovados pelo Departamento de Arbitragem do torneio, ficando vetada sua participação no torneio como jogador.
O árbitro geral poderá designar auxiliares para exercer a função de árbitros de cadeira. Neste caso, o árbitro não precisa ter sido aprovado em cursos, porém, deverá ter conhecimento das regras.
Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm, entre suas atribuições, o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
O árbitro geral deverá estar sempre presente durante a realização dos jogos e completamente à disposição do torneio. A falta de árbitro acarretará a paralisação imediata do torneio.
No caso de violações do código de conduta, o árbitro deverá informar ao Departamento do torneio, através de formulário próprio, a penalidade aplicada. Em casos de solicitação por parte do Departamento, os árbitros deverão elaborar relatórios detalhando as penalidades.
O nome do árbitro geral será divulgado através do site / app LETZPLAY.ME.
Em caso de WO, tão logo esteja esgotado o prazo de tolerância de 15 minutos, é obrigação do árbitro geral informar ao beach tenista presente, sua vitória por ausência do adversário. Em hipótese alguma, o árbitro geral tem o direito de solicitar ou obrigar o beach tenista presente a esperar mais do que previsto em regulamento. Após a aplicação do WO, não é permitida a realização do jogo mesmo que haja comum acordo entre os jogadores.
Número sugerido de árbitros auxiliares: um para cada 6 quadras.
Somente cabe ao Árbitro Geral alterar a programação de jogos durante o torneio. Em nenhuma hipótese os atletas poderão remarcar, por conta própria, horários pré-divulgados de seus jogos. Caso haja necessidade extrema, esta alteração DEVERÁ SER AUTORIZADA PELO ÁRBITRO GERAL DO TORNEIO. Caso seja remarcado pelos atletas, sem autorização do Árbitro Geral, os jogos realizados perderão valor de resultados.
A arbitragem tem total autonomia para alterar o sistema de disputa, de acordo com as intempéries (intensidade de chuva, qualidade da areia, raios, etc) que possam acontecer durante a realização do evento.
USO DE IMAGEM
O atleta autoriza o Clube Monte Líbano a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador(a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais.
Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela diretoria do torneio.