REGULAMENTO
1. CATEGORIAS
1.1 AMADORAS
Duplas Masculino: A, B, C, Junior Sub 14, Master 40+ Duplas Feminino: A, B, C
Mistas: A, B, C
1.2 PROFISSIONAIS
Duplas Masculino
Duplas Feminino
Mista
2. Premiação:
A Premiação do evento será de R$12.000,00. Distribuidas nas categorias conforme tabela em anexo. Para que aconteça as categorias com premiação em dinheiro é necessário um minimo de 6 duplas inscritas na categoria.
Prêmio Torneio de Verão Mucuri
Categoria 1º Lugar 2º Lugar Semi finalistas
Masculino PRO R$ 2.500,00 R$ 1.250,00 R$ 250,00 R$ 250,00
Feminino PRO R$ 2.500,00 R$ 1.250,00 R$ 250,00 R$ 250,00
Mista PRO R$ 800,00 R$ 400,00
Masculino A R$ 600,00 R$ 300,00
Feminino A R$ 600,00 R$ 300,00
Mista A R$ 300,00 R$ 200,00
Masculino B Brinde Brinde
Feminino B Brinde Brinde
Mista B Brinde Brinde
Masculino C Brinde Brinde
Feminino C Brinde Brinde
Mista C Brinde Brinde
Over 50 Brinde Brinde
Sub 14 Brinde Brinde
Cada atleta poderá se inscrever em duas categorias, sendo uma de genêro e outra mista ou de classe. O atleta só poderá se inscrever na segunda categoria em um nível igual ou acima da sua categoria principal. (Ex: Inscrito na Masculino B, pode jogar a Mista B ou Mista A, mas em nunhuma hipotese poderá jogar na mista C.)
3. SISTEMA DE DISPUTA
3.1 AMADORAS
Fase de GRUPOS - joga-se 1 (um) set até 6 games, havendo empate em 5-5 vai a 7 games e havendo empate 6-6 joga-se um tie-break até 7 pontos.
Fase ELIMINATÓRIA – joga-se 1 (um) set até 6 games, havendo empate em 5-5 o jogo vai a 7, empatando 6-6 joga-se um tie-break até 7 pontos.
Fase FINAL - joga-se 2 (dois) sets até 6 games, havendo empate em 5-5 o jogo vai a 7, empatando 6-6 joga-se um tie-break até 7 pontos. Empatando os Sets em 1-1, joga-se um SUPER TIE-Breack de 10 pontos.
Em todos os games, caso aconteça empate em 40x40, haverá disputa em NO-AD (sem vantagem).
3.2 PROFISSIONAIS
Disputada em chave eliminatória, joga-se melhor de 2 sets de 6 games, em caso de empate 1-1 joga-se um super tie-break até 10 pontos. Exceto quando inscritas somente até 7 duplas, que será formado 2 grupos que disputarão set unico de 8 games + Tie-breack de 7 pontos onde se passa 2 de cada grupo para fase eliminatória e segue com disputa de 2 sets de 6 games nas eliminatórias. Em todos os games, caso aconteça empate em 40x40, haverá disputa em NO-AD (sem vantagem).
3.3 FORMAÇÃO DE GRUPOS
As duplas serão distribuídas conforme o número total de inscritos em cada categoria, obedecendo a distribuição abaixo:
3.4 DISTRIBUIÇÃO DAS DUPLAS NOS GRUPOS
As duplas serão distrubuidas nos grupos através de sorteio realizado pela Organização – através do app LetzPlay.
3.5 CABEÇAS DE CHAVES
Não teremos cabeça de chave nesse torneio.
3.6 SUBSTITUIÇÕES
Em torneios MBT serão permitidas substituições de parceiros após o término da inscrição, somente mediante a solicitação e justificativa a organização. Após o sorteio e a divulgação das chaves, não será permitida qualquer substituição.
4. JOGOS
Os jogos serão iniciados a partir das 08h:00min.
1 - O tempo de aquecimento não poderá ultrapassar os 5 minutos em nenhuma categoria;
2 - A troca de lados não poderá ultrapassar o tempo de 3 minutos. Só é permitido a paralização a partir da segunda troca de lados.
3- Na troca do 1 x 0 não é permitido paralisar o jogo;
4- Nos grupos de 3 atletas as 3 duplas deverão permanecer na mesma quadra aguardando o término das partidas para agilizar o andamento.
5- Não é permitido receber instruções na quadra, ou fora dela, em nenhum momento durante a partida, a torcida não pode contar pontos ou dizer se a bola foi dentro ou fora. Caso ocorra, a dupla que está sendo beneficiada poderá ser punida.
5. TEMPO DE DESCANSO ENTRE OS JOGOS
O período mínimo de descanso para a próxima partida de um atleta disputando mais de um jogo no mesmo dia será de:
1- 5 minutos em disputa de fase de grupos; 2- 60 minutos, em disputa melhor de 3 sets;
6. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
No caso de empate na pontuação dos grupos realizados, a definição das posições será determinada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
Empate com 2 duplas/atletas
1 - Saldo de sets;
2 - Saldo dos games*;
3-Confronto direto.
Empate com 3 duplas / atletas 1 - Saldo de sets;
2 - Saldo dos games*; 3 - Game average**
*Saldo de games será calculado somando os games ganhos e subtraindo os game perdidos. Ex: Uma dupla ganhou um jogo de 6x3 e perdeu outro de 4x6. Saldo dos games = 6 + 4 – 3 – 6 = 1. Havendo empate no saldo, passa a dupla que venceu o confronto direto.
**Soma dos games ganhos divididos pelos games jogados (soma dos resultados de todos os jogos do grupo) EX: 6x4, 6/10 = 0,6 Se em qualquer momento da aplicação dos critérios de desempate, ocorrer empate entre duas duplas, será decidido no confronto direto.
7. DAS DESISTÊNCIAS
Nos casos de desistência de alguma dupla ou jogador, serão computados aos sets os games faltantes para término do jogo.
Por exemplo: um jogo entre a dupla A e dupla B, a dupla A está ganhando por 3/2 e a dupla A desiste, a contagem anotada 3x6 para a dupla B.
8. NÃO COMPARECIMENTO (W.O.)
Na fase de grupos, caso haja um perdedor por W.O., a dupla perdedora estará automaticamente desclassificada da categoria e todos os jogos realizados pela dupla serão zerados. Por exemplo: se existiam 4 duplas no grupo este grupo passará a contar com apenas 3 duplas e todos os seus resultados serão desconsiderados.
9. CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA
Os jogos deverão ser chamados da “Mesa de Arbitragem”, através de sistema de som e todos os atletas inscritos deverão confirmar a sua presença no local. Haverá tolerância de 15 minutos para a apresentação do atleta em quadra, a partir da chamada do jogo SOMENTE NA PRIMEIRA RODADA DO DIA, após essa rodada a tolerância será de 5 minutos para ser aplicado W.O.
10. BOLAS
As BOLAS utilizadas no torneio serão da marca VAIB.
Serão utilizadas 2 (duas) bolas por quadra, e ao término da partida, o vencedor ficará responsável por recolher as bolas e levar a mesa de arbitragem com o respectivo resultado.
11. ARBITRAGEM
A arbitragem dos torneios ficará a cargo de um Árbitro Geral, sendo assessorado por árbitros auxiliares. Durante a realização do torneio o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e tem entre suas atribuições os direitos de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que acharem necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
12. ALTERAÇÃO TÉCNICA
Fica a critério da organização do MBT, qualquer alteração na programação, no formato e na forma de disputa das etapas em virtude das condições climáticas.
O atleta só poderá jogar em uma categoria amadora de nível diferente desde que seu nível for da categoria inferior, independente da categoria da sua dupla.
Ex: nível C jogar nível B ou nível B jogar nível A
13. RANKING
13.1 RANKING REGIONAL
Todos os atletas que participarem dos torneios oficiais do MBT, terão seus pontos computados no Ranking Regional MBT, considerando os jogos das etapas de cada ano.
13.2 RANKING ATLETA
Os pontos da dupla serão computados individualmente, portanto o ranking é baseado nos resultados de cada atleta da dupla.
14. REGRA DE ACESSO AS CATEGORIAS AMADORAS
O atleta poderá iniciar o ano na sua categoria condizente ao seu nível técnico podendo escolher o acesso a uma categoria acima quando bem quiser.
Ao final da temporada os 4 primeiros atletas de cada ranking obrigatoriamente subirão de categoria na próxima temporada.
15. ACIDENTES DURANTE A PARTIDA
Caso o atleta tenha uma lesão durante o jogo, ele terá 5 minutos para recuperação e tratamento médico. Após esse tempo, se permanecer impossibilitado para prática do esporte, a dupla será eliminada do torneio e não será permitida a entrada de substitutos individuais ou em dupla, e os pontos jogados serão computados e, caso a dupla ou atleta ainda tenha jogos a realizar no torneio, mas não puder prosseguir, será aplicado o W.O. com placar de 6x0.
Se a lesão do atleta for ocasionada por objetos pontiagudos, pedras ou outros detritos encontrados na areia da quadra, ele terá um tempo limite de 30 minutos para recuperação e atendimento médico.
16. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros-auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro-geral ou os seus auxiliares, deverão adentrar a quadra e em voz clara e audível informar ao beach tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
a) Obscenidade Audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
b) Obscenidade Visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis;
c) Abuso de Bolas: Bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o atleta estiver na quadra;
d) Abuso de Raquete ou Equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
e) Abuso Verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
f) Abuso Físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
g) Instrução: Qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
h) Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
OBS: Em caso de obscenidade, abuso e instrução previstos nos itens acima, proveniente do público presente, será paralisado a partida até estabelecer.
16.1 PENALIDADES
1ª Ofensa: Advertência;
2ª Ofensa: Perda de Ponto; 3ª Ofensa: Perda de Game.
Obs. A partir da 4ª ofensa, ficará a critério do Árbitro Geral se continua penalizando com perda de games ou com desclassificação do beach tenista faltoso. Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.
17. COMPORTAMENTO DA TORCIDA / ESPECTADORES
Durante os jogos da competição, cada equipe representada em quadra deverá controlar seus atletas, treinadores e espectadores para que o jogo não seja interrompido ou perturbado. No caso de os espectadores ou qualquer individuo que apoiam esta equipe se comportarem de maneira inapropriada ao jogo, interrompa de forma injustificada a partida e/ou provoque, intimide os jogadores adversários, o Arbitro / organizadores penalizará a dupla da equipe de acordo com o que se segue:
1ª Infração: Advertência;
2ª Infração: Perda de Ponto;
3ª Infração: Perda de Game;
A partir da 4ª ofensa, ficará a critério do Árbitro Geral / Organizadores se continua penalizando com perda de games ou com desclassificação da equipe. Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta e/ou integrante da equipe ou espectador, a mesma poderá ser desclassificada sem passar pelo processo normal acima descrito.
18. FALTA DE SERVIÇO
Falhas de serviço ocorre quando: o jogador arremessa e erra a bola ao tentar atingi-la, a bola bate em um objeto permanente, na rede, nas paredes ou o teto de uma área coberta antes de tocar o solo e o servidor invade a linha de base antes de tocar na bola.
A falta do pé ocorre quando servidor piso na linha de fundo antes de bater na bola.