TORNEIO DE BEACH TENNIS 2024 – COPINHA OPÇÃO TELECOM/OLINDA
REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO
CAPITULO I – DOS OBJETIVOS
Artigo 1° - Proporcionar integração e oportunidade de competição para evolução técnica dos praticantes de Beach Tennis.
CAPITULO II – DAS INSCRIÇÕES
Artigo 2º - As duplas poderão se inscrever através do site ou App do LetzPlay, mediante pagamento de R$ 50,00 (cinquenta reais) por pessoa.
Parágrafo primeiro – Todas as inscrições serão analisadas pela comissão técnica, formada pelos professores e equipe administrativa. Esta comissão utilizará o critério técnico para avaliar as inscrições dos atletas e a adequação em suas respectivas categorias.
Parágrafo segundo – Até 48 horas antes do início da referida categoria é possível fazer a substituição de atletas em caso de desistência de um dos integrantes das duplas. O novo parceiro necessita possuir o cadastro no LetzPlay e a comunicação da desistência já com a informação do novo parceiro deve ser feita pelo WhatsApp dentro do período acima mencionado.
Parágrafo terceiro – Em caso de WO o valor da inscrição não será ressarcido.
Artigo 3º - Os atletas deverão informar no ato da sua inscrição a categoria que pretendem jogar, sendo essa obrigatoriamente no mesmo nível. As categorias para esta etapa serão: Duplas Masculinas A+B, C e D.
CAPITULO III – DO REGULAMENTO ESPECIFICO
Artigo 4º - O torneio seguirá as regras da Federação Paranaense de Tênis (FPT), exceto sobre os artigos neste documento descritos.
Artigo 5º - O mínimo para a disputa de qualquer categoria é de 3 duplas.
CAPITULO IV – DO SISTEMA DE DISPUTA E CHAVEAMENTO
Artigo 6º – O sistema de disputa será fase de grupos e eliminatórias. Nas fases de grupo, classificam-se os primeiros e segundos melhores colocados de cada grupo e a organização da fase eliminatória seguirá o formato proposto pela plataforma LetzPlay. A divulgação da tabela e da programação será feita através do LetzPlay. Grupos únicos não tem finais, sendo o campeão e o vice-campeão os dois melhores classificados do grupo.
Artigo 7º - O formato de disputa dos jogos será um set de 6 games, sendo que havendo empate em 6 x 6 a disputa será por tie break de 7 pontos. Este formato poderá sofrer alteração, a critério da organização, de acordo com a quantidade de inscritos no torneio, de forma a possibilitar o melhor andamento da competição, situação que será comunicada aos atletas antes do início da partida.
Artigo 8º - As rodadas terão horários estipulados, porém com possibilidade de alteração devido ao andamento das partidas;
Parágrafo único – Recomenda-se que os atletas cheguem 30 minutos antes de suas partidas para melhor andamento da competição.
Artigo 9 – O prazo de tolerância para se decretar o WO será de 15 minutos apenas para o 1º jogo da rodada, para os demais jogos serão respeitados 5 minutos de tolerância. Tempo de aquecimento serão respeitados 5 minutos.
CAPITULO V – CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Artigo 10 – Em caso de empate no número de vitórias, o critério de desempate será o seguinte.
1º) Confronto direto (em caso de 2 duplas empatadas);
2º) Saldo de games (em caso de 3 duplas empatadas)
3º) Games vencidos (em caso de 3 duplas empatadas);
4º) Sorteio (em caso de 3 duplas empatadas)
Artigo 11 - Vitória por WO, será considerada como vitória por parcial de 6x0, sendo que o WO não é condição eliminatória da competição.
Artigo 12 - Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2x1 e o outro desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1. Neste caso o vencedor acrescentará os games que faltariam para término do set paralisado.
CAPITULO VI – DAS PENALIDADES
Artigo 13 - O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros-auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro-geral ou os seus auxiliares, deverão adentrar a quadra e em voz clara e audível informar ao participante infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
a) Obscenidade Audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma.
b) Obscenidade Visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis.
c) Abuso de Bolas: Bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
d) Abuso de Raquete ou Equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
e) Abuso Verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral.
f) Abuso Físico: Agredir fisicamente seu parceiro, oponente, arbitragem ou público.
g) Instrução: Qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes.
h) Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
Artigo 14 – As penalidades por infração do código de conduta são, evidentemente analisando a gravidade da infração, em ordem:
a) 1ª Ofensa: Advertência;
b) 2ª Ofensa: Perda de Ponto;
c) 3ª Ofensa: Perda de Game.
d) A partir da 4ª ofensa, ficará a critério do Árbitro Geral se continua penalizando com perda de games ou com desclassificação do participante faltoso. Dependendo da gravidade do ato cometido pelo participante, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.
CAPITULO VII – DA ARBITRAGEM
Artigo 15 – A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas são de inteira responsabilidade da organização do torneio e deverão ser conferidas pelos jogadores através do sistema LetzPLay ou grupo de WhatsApp.
Artigo 16 – Não haverá arbitragem para os jogos, porém o árbitro geral poderá tirar dúvidas e mediar bolas e pontos duvidosos na competição.
Artigo 17 – Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e os gestores do evento serão as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e terão entre as suas atribuições o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
Artigo 18 – Em caso de WO, é obrigação do árbitro geral informar ao participante presente sua vitória por ausência do adversário. Em hipótese alguma o árbitro geral tem o direito de solicitar ou obrigar o participante presente a esperar mais do que previsto em regulamento. Após a aplicação do WO pelo árbitro geral não é permitida a realização do jogo mesmo que haja comum acordo entre os jogadores.
CAPITULO VIII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Artigo 19 – Todas as etapas do torneio renderão pontos aos participantes no Ranking, conforme previsto no LetzPlay.
Artigo 20 – Todos os jogadores, ao fazerem suas inscrições, declaram ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceitam e se submetem e a este regulamento e normas oficiais.
Artigo 21 – Todos os jogadores, ao fazerem suas inscrições, responsabilizam-se pela sua condição física e declaram estar aptos para prática esportiva, isentando o Olinda Beach Tennis de qualquer acidente, problema de saúde que possa acontecer durante a realização do torneio.
Artigo 22 – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Evento.
COMISSÃO ORGANIZADORA