CATEGORIAS EM DISPUTA:
• MASCULINAS e FEMININAS: OPEN, C e D.
• MISTAS: OPEN, C e D.
ANÁLISE DE NÍVEL TÉCNICO DO ATLETA SERÁ AVALIADO PELOS TORNEIOS QUE OS ATLETAS REALIZAM PELO APP LetzPlay.
1) REGRAS GERAIS
A) Não será permitido inscrição de nenhum atleta após o término do prazo de inscrições.
B) A troca de parceiros só poderá ocorrer 24hrs antes do primeiro jogo da categoria.
C) Em caso de desistência da dupla após o sorteio das chaves, o valor pago pela inscrição não será devolvido, somente abriremos exceção caso seja comprovado algum problema de saúde, com ATESTADO MÉDICO.
D) O Atleta poderá se inscrever na categoria “Classe” (Masculino, Feminino e Mista, respeitando o critério Técnico. Não Será Permitido a inscrição na categoria acima da sua categoria técnica.
Exemplo: Feminina/Masculina C – Mista C (Permitido).
Feminina/Masculina C – Mista D (Não Será Permitido).
FemininoC/Masculino D - Mista C ( Permitido).
Qualquer outra dúvida sobre as regras do torneio deverá ser solucionada com o ÁRBITRO GERAL.
3) DISPUTAS, GAMES E SETS
A) Na primeira fase entre grupos e fases classificatórias, será disputado 01 (um) set de 6 (seis) games. No caso de empate de 5(cinco) a 5(cinco) vai a 7 (sete) e caso de empate de 6(seis) a 6(seis) a disputa vai para tie-breack até 07 (sete) pontos; empatando em 6 pontos, ganha a dupla que alcançar uma diferença de 2 pontos.
B) Final (exceto categoria open) serão um set de 08 (oito) games. No caso de empate de 7(sete) a 7(sete) vai a 9 (nove) e caso de empate de 8(seis) a 8(seis) a disputa vai para tie-breack de 7(sete) pontos, lembrando que a dupla vencedora deve alcançar uma diferença de 2 pontos.
C) Final categoria open: 2 sets de 6, havendo empate em sets, joga-se um super-tie de 10(dez) pontos.
D) O aquecimento é de um tempo máximo de 5(cinco) minutos.
E) O tempo para troca de quadra na virada é de no máximo 1(um) minuto e meio.
4) FASE DE GRUPO E CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Na fase de grupos 2(duas) duplas serão classificadas para próxima fase
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
a. Em caso de 2 duplas empatadas: confronto direto;
b. Em caso de 3 duplas empatadas: melhor saldo de games, confronto direto, sorteio (nessa ordem).
c. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma
dupla, serão computados aos sets os games faltantes para término do jogo.
Exemplo: uma dupla está ganhando por 2x1 e o outro desiste, a contagem para
efeito de desempate será 6x1. Neste caso o vencedor acrescentará os games
que faltariam para término do set paralisado;
d. Nas chaves de grupos, a dupla que perder por W.O. ou desistência sem ter
iniciado o primeiro jogo, será automaticamente desclassificada dos demais
jogos do grupo.
CONSIDERAÇÕES GERAIS:
As Duplas deverão confirmar presença na Mesa de Arbitragem antes do horário prévio para início do seu jogo, só será confirmado a presença da dupla, quando os 02 atletas realizarem a confirmação na mesa de arbitragem.
A tolerância para aguardar uma dupla para início do jogo, será de 15(minutos) após o horário oficial do Jogo, após esse tempo será considerado WO.
Vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6/0, isso nas fases eliminatórias.
Na fase de grupos, a dupla que perder por WO será automaticamente desclassificada e sua pontuação será zerada.
Caso haja desistência por (contusão ou por algum problema de saúde) durante a partida o placar será de vitória para a dupla adversaria, e os games conquistados pela Dupla “Desistência” serão computados.
Exemplo: uma dupla está vencendo por 4/1 e desiste. Automaticamente será declarada vitória por 6/4.
A vitória por tie-break será considerado como game (vale a parcial 7/6 para critério de desempate).
CRITÉRIO DE SORTEIO E CHAVEAMENTO:
Será realizado pelo menos 02 (dois) dias antes do início do Torneio o Sorteio Aleatório para preenchimento das Chaves, para este Torneio não iremos declarar cabeças de chave.
CLASSIFICAÇÃO E PREENCHIMENTO DAS CHAVES FINAIS:
Dependendo da quantidade de grupo, os melhores primeiros colocados dos grupos passaram de bye para a fase seguinte.
SERÁ DIVULGADO PELO APLICATIVO LETZPLAY O CHAVEAMENTO FINAL.
5) CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo ÁRBITRO GERAL e pelos ÁRBITROS AUXILIARES, independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela, a qualquer tempo.
A) Obscenidade audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
B) Obscenidade visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
C) Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador ainda estiver na quadra;
D) Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamento da quadra;
E) Abuso Verbal: expressão verbal que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
F) Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
G) É proibido solicitar ajuda de fora da quadra para tirar dúvidas sobre bola fora, dentro ou qualquer outra questão relacionada ao jogo.
H) Instrução e qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre jogador, técnico, pais, acompanhantes e torcidas.
I) Conduta da torcida:
- Jamais ofenda o adversário
- Não profira palavras provocativas.
- Não comemore com entusiasmo boladas no corpo.
- Jamais dê dicas ou instruções em momento algum do jogo
- Torcedores não devem interferir na contagem.
J) Vestimenta: É permitido o uso de top, bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, seja a parte superior ou inferior e não é permitido jogar sem camiseta (homens).
K) Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima;
PENALIDADES POR INFRAÇÃO
A) Penalidade 1: advertência
B) Penalidade 2: perda de ponto
C) Penalidade 3: perda de game
D) Penalidade 4: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado diretamente, sem passar pelo processo normal descrito acima.
6) ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do ÁRBITRO GERAL e do COMITÊ ORGANIZADOR do torneio, e deverá ser disponibilizada no Letzplay até 48 horas antes do início da etapa.
Durante a realização do torneio, o ÁRBITRO GERAL e seus AUXILIARES são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do mesmo e tem, entre as suas atribuições, o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que acharem necessário, visando a aplicação das regras, procedimentos e Código de Conduta.
Não haverá árbitro apitando os jogos, toda situação dos games deverá ser decidido em acordo entre os atletas da partida. Nesse caso o que vale é o FairPlay.
Em caso de WO, tão logo seja esgotado o prazo de tolerância de 15 minutos, é obrigação do ÁRBITRO GERAL informar à dupla presente a sua vitória por ausência do adversário. Em hipótese alguma o ÁRBITRO GERAL tem o direito de solicitar ou obrigar a dupla presente a esperar mais do que o tempo previsto no REGULAMENTO. Após a aplicação do WO, não é permitida a realização da partida, mesmo que haja comum acordo entre os atletas.
Somente compete ao ÁRBITRO GERAL alterar a programação de jogos antes ou durante o torneio. Em nenhuma hipótese os atletas poderão remarcar, por conta própria, horários pré-divulgados de seus jogos. Caso haja necessidade extrema, esta alteração DEVERÁ SER AUTORIZADA PELO ÁRBITRO GERAL do torneio. Se a partida for remarcada pelos atletas, sem autorização, os resultados não serão válidos.
O ÁRBITRO GERAL tem total autonomia para alterar o sistema de disputa, de acordo com intempéries (intensidade de chuva, qualidade da areia, raios etc.) que possam acontecer durante a realização do torneio.
7) DECLARAÇÃO
Todo atleta, ao fazer a sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este REGULAMENTO e NORMAS OFICIAIS.
Qualquer dupla interpretação que esse REGULAMENTO possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pelo COMITÊ ORGANIZADOR.
8) CONSIDERAÇÕES FINAIS
Temos como objetivo diversão e alegria sem esquecer o espírito esportivo e competitivo.