REGULAMENTO 4º OPEN DE BEACH TENNIS DO PIER3
1. INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas através do sistema Letz Play e poderão ser visualizadas;
Ao realizar a inscrição você autoriza o Pier3 a compartilhar seus dados com os patrocinadores do torneio.
Lembrando que os dois atletas deverão estar com os pagamentos confirmados.
O prazo para cancelamento da inscrição será:
- Até 10 dias antes do término da inscrição: o ressarcimento será feito com o abatimento de R$ 30,00.
- Menos de 10 dias antes do torneio: não haverá nenhum ressarcimento.
- Com relação a troca de parceiro só poderá ser feita antes das chaves serem divulgadas. Qualquer desistência posterior será considerado WO.
VALOR DE INSCRIÇÃO
- 01 (uma) CATEGORIA R$ 160,00
- 02 (duas) CATEGORIAS R$ 270,00
1.2 REGRAS DE DISPUTAS DAS CATEGORIAS
O atleta poderá se inscrever em 02 categorias. Se houver categoria SIMPLES do nível do atleta, ele também poderá competir nesta categoria.
1.2.1 DIVISÃO DE CATEGORIAS:
Masculina, Feminina e Mista
Categorias D, C, B e A.
2. REGRAS GERAIS
O Torneio seguirá, obrigatoriamente, as regras vigentes da CBT, exceto quando especificado de forma diferente neste regulamento.
2.1 FORMA DE DISPUTA
O torneio irá ocorrer no formato de Grupos + Chaves.
3. REGULAMENTO DOS TORNEIOS
3.1 SISTEMA DE DISPUTA CATEGORIAS
- Joga-se 1 set até 6 games. Havendo empate em 6X6, joga-se um tie- break de 7 pontos com diferença mínima de 2 pontos.
Grupo Único com 3 duplas poderá ser jogado em 8 games bem como as finais ficando a critério do árbitro geral de acordo com o andamento do evento. sendo 7/7 indo a 9 e 8/8 tie break.
- Cada grupo terá 3 ou 4 duplas e cada dupla fará jogos onde todos jogam contra todos dentro do grupo. (ROUND ROBIN)
- Cada grupo terá 2 duplas classificadas para a fase seguinte ELIMINATÓRIA
3.1.1 CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
EM CASO DE 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS:
1º Saldo de game
2º Sorteio
EM CASO DE 2 (DUAS) DUPLAS EMPATADAS:
Será considerado o vencedor do confronto direto.
Lembrando que: vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como game, portanto a pontuação no tie break não importa pois quem vencer terá a vitória computada como 7/6
4. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral ou organizador geral, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima;
4.1 PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1ª penalidade: advertência
- 2ª penalidade: perda de ponto
- 3ª penalidade: perda de game
- 4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos.
4.2 ROUPAS E ACESSÓRIOS
- É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das quadras de jogo.
- É obrigatório a utilização da camisa do torneio durante os jogos e também durante as premiações no pódio.
5. ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e estará disponibilizada na página do sistema Letz Play até 48 horas antes do início do torneio.
O árbitro geral tem total autonomia para modificar o sistema de jogos caso seja necessário devido a alguma ocorrência que atrase os jogos ou quantidade de duplas inscritas.
Não havendo o mínimo de 03 duplas na categoria escolhida, esta categoria será cancelada.
6. W.O
O wo será aplicado caso uma dupla ou uma atleta da dupla não tenha marcado presença até 10 minutos após o horário previsto para o início do seu GRUPO.
O atleta que leva WO está impedido de seguir no torneio mesmo tendo um jogo a mais no grupo.
Portanto para evitar desconfortos solicitamos que todos cheguem com 30 minutos de antecedência do horário marcado para início dos seus jogos e que ao chegar se direcione a mesa de arbitragem para marcar presença
7- Cabeças de chave.
Para efeito de sorteio não haverá cabeças de chave em nenhuma categoria.
Portanto para efeito de classificação para a fase seguinte, sempre que houver o benefício de uma dupla avançar de “BYE” o critério utilizado será o primeiro colocado do Grupo 1 em diante.
Ex. 5 grupos - 10 duplas classificadas
6 duplas passam direto (as primeiras colocadas do grupo 1 ao 5 e a segunda colocada do grupo 1).
8-Cruzamento.
Os cruzamentos da fase eliminatória seguirão o formato da FPT, chancela oficial da modalidade e varia de acordo com o número de grupos de cada categoria.
9- USO DE IMAGEM
O atleta autoriza o Pier3 a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação do torneio e do espaço Pier3.
10- CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela organização e arbitragem do torneio.
11. SMART FOOT FAULT - ele ocorre quando o atleta ao sacar pisa dentro da quadra, arrasta a linha ou leva qualquer tipo de vantagem. Nesse caso OS ATLETAS deverão chamar o árbitro geral que irá acompanhar a irregularidade e aplicar a regra caso ache necessário.
O torneio poderá substituir ou não uma dupla no lugar do WO para completar a chave, desde que realize o “SIGN IN” antes do início da partida (pagamento), que pertença ao nível técnico da categoria e essa dupla ocupará na chave ou no grupo o mesmo lugar da dupla que deu o WO.
12 - DO NIVELAMENTO
Estarão proibidos de ingressarem no torneio atletas que já tenham disputado E vencido (ser campeão) um torneio na categoria acima.