REGULAMENTO TORNEIO DE BEACH TENNIS
1. INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas somente pelo sistema LetzPlay (link de inscrição) e poderão ser visualizadas a qualquer momento.
O formato da inscrição e seu pagamento é obrigatoriamente por dupla, não sendo permitida a inscrição individual.
O prazo para o pagamento é de no máximo 48 horas. Após esse prazo o organizador poderá cancelar a inscrição da dupla por falta de pagamento.
1.1 CANCELAMENTO
O prazo para cancelamento da inscrição paga será de 72 horas e antes do encerramento das inscrições.
- Até o último dia de inscrição: o ressarcimento será feito com o abatimento de 50% do valor pago, referente às taxas administrativas.
- Após o término das inscrições: não haverá nenhum ressarcimento.
- A classe de inscrição do atleta é de sua responsabilidade, porém se o mesmo tiver ranking na CBT ou FPT, ou caso tenha sido campeão em Torneio do Letz Play em categoria acima da que ele se inscreveu será desclassificado sem direito a devolução de valores.
- A troca de parceiro poderá somente ser realizada até o encerramento das inscrições. Casos especiais como doenças, com atestado médico serão avaliadas pelo organizador do Torneio e o árbitro geral.
1.2 DAS CATEGORIAS
Duplas Femininas: D, C, B, Pro/A.
Duplas Masculinas: D, C, B, Pro/A.
Duplas Mistas: D, C, B, Pro/A.
Master 80+ fem. e masc. – categoria única, sem classes.
Pais/Mães e filhos(as) – categoria única, sem classes e gêneros.
1.3 REGRAS DE DISPUTAS DAS CATEGORIAS
O atleta poderá se inscrever em 03 categorias, sendo uma de gênero, uma mista e uma Master ou Pais/Mães e filhos(as). Não será permitido o atleta disputar mais de um nível técnico no mesmo torneio. Somente nas categorias mistas, a atleta (feminino) poderá subir um nível.
2. REGRAS GERAIS
O Torneio seguirá, obrigatoriamente, as regras vigentes da CBT, exceto quando especificado de forma diferente neste regulamento.
2.2 PROGRAMAÇÃO
Os torneios da ROTA 55 serão realizados em um ou dois dias (sábado e domingo), de acordo com o volume de inscrições de cada etapa, condições de tempo e locais. Sendo realizado em apenas um dia, este será realizado no sábado.
- Tabela de previsão de jogos das categorias e classes.
TORNEIOS DE 01 DIA
SÁBADO, MANHÃ
FEM / MASC - C e D
MISTAS - Pro/A e B
PAIS E FILHOS (CLASSE ÚNICA)
SÁBADO, TARDE
MISTAS - C/D
FEM / MASC - Pro/A e B
FEM / MASC - MASTER 80+
TORNEIOS DE 02 DIAS
FEM e MASC - C e D (SÁBADO)
MISTA - Pro/A e B (SÁBADO, a definir)
PAIS E FILHOS - ÚNICA (SÁBADO, a definir)
MASTER 80+ FEM e MASC (DOMINGO)
MISTAS - C e D (DOMINGO, a definir)
FEM e MASC - Pro/A e B (DOMINGO, a definir)
3. FORMA DE DISPUTA
O torneio irá ocorrer no formato de Grupos + Chaves Eliminatórias
3.1 CRITÉRIO MÍNIMO PARA CHAVES
Não será realizada nenhuma categoria com menos de 3 duplas jogadores inscritos, caso isso ocorra uniremos duas categorias.
4. SISTEMA DE DISPUTA CATEGORIAS
- As categorias D, C, B e Pro/A serão disputadas em 1 set até 6 games. Havendo empate em 6X6, joga-se um tie -break de 7 pontos.
- Cada grupo terá 3 ou no máximo 4 duplas e cada dupla fará jogos onde todos jogam contra todos dentro do grupo.
- A ordem dos jogos é definida por sorteio, porém todas as duplas do grupo devem chegar no horário marcado.
*Caso alguma dupla se atrase será feita a primeira chamada de WO e o árbitro geral poderá alterar a ordem dos jogos sorteados. Caso a dupla não apareça após 15 minutos do horário marcado para o início, será desclassificada do torneio.
- Cada grupo terá 2 duplas classificadas para a fase seguinte ELIMINATÓRIA.
4.1. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
- EM CASO DE 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS
1º Saldo de games levando em consideração todos os jogos do grupo;
2º Sorteio
Em caso de no saldo de games duas duplas empatarem, vai para o confronto direto.
- EM CASO DE 2 (DUAS) DUPLAS EMPATADAS:
Será considerado o vencedor do confronto direto.
**Lembrando que: vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo.
Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como game, portanto, a pontuação no tie break não importa pois quem vencer terá a vitória computada como 7/6.
Caso alguma dupla na fase de grupos de o W0, todos os seus jogos serão anulados.
5. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares, ou organizador geral, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
- Conduta Antiesportivo: toda e qualquer atitude antiesportivo que não esteja prevista nos itens acima;
-Em relação a torcida será proibido qualquer tipo de instrução, interferência e instrumentos que sejam considerados perturbadores. Caberá ao árbitro apontar a irregularidade.
5.1 PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1ª penalidade: advertência
- 2ª penalidade: perda de ponto
- 3ª penalidade: perda de game
- 4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos.
6. ARBITRAGEM
O árbitro geral tem total autonomia para modificar o sistema de jogos, caso seja necessário devido a alguma ocorrência que atrase os jogos ou quantidade de duplas inscritas, ou intempéries do clima.
7. W.O
O WO será aplicado caso uma dupla ou uma atleta da dupla não tenha marcado presença até 15 minutos após o horário previsto para o início do seu GRUPO, ou os atletas não compareçam à quadra de jogo após a terceiro chamada. Após a fase de Grupo, NÃO HAVERÁ TOLERÂNCIA DE TEMPO.
O atleta que leva WO está impedido de seguir no torneio mesmo tendo jogos ainda a fazer no grupo.
Nenhuma troca poderá ser feita e nenhuma justificativa poderá ser apresentada a título de evitar o WO.
Portanto para evitar desconfortos solicitamos que todos cheguem com 30 minutos de antecedência do horário marcado para início dos seus jogos e que ao chegar se direcione a mesa de arbitragem para marcar presença.
Nenhuma troca de duplas poderá ser realizada após a publicação das chaves e a dupla que não puder comparecer será dado o WO.
ALTERNATE: o torneio poderá substituir ou não uma dupla no lugar do WO para completar a chave, desde que realize o SIGNIN antes do início da partida (pagamento), que pertença ao nível técnico da categoria e essa dupla ocupará na chave ou no grupo o mesmo lugar da dupla que deu o WO.
8- Cruzamento.
Quando a fase de grupos se encerrar, a chave eliminatória será montada de acordo com os grupos de origem dos jogadores.
Os vencedores dos primeiros grupos entram nas posições de cabeça-de-chave.
Exemplo de uma categoria com 4 grupos, classificando os 2 primeiros de cada grupo:
1º colocado do Grupo 01 contra 2º colocado do Grupo 03
2º colocado do Grupo 02 contra 1º colocado do Grupo 04
1º colocado do Grupo 03 contra 2º colocado do Grupo 01
2º colocado do Grupo 04 contra 1º colocado do Grupo 02
Em caso de haverem duplas no Bye, serão pela ordem do primeiro colocado dos grupos. Ex. – 1 bye o primeiro colocado do grupo 1, 2 byes os primeiros colocados dos grupos 1 e 2, e assim sucessivamente.
9- USO DE IMAGEM
O atleta autoriza o EVENTO a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
10- CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador(a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela organização do torneio.
11. JOGO CONTÍNUO
O tempo de aquecimento máximo é de 5 minutos, a primeira virada de quadra, e o tie break não possuem tempo de parada, e as demais viradas seguem com o tempo de 90 segundos para descanso.
12. PREMIAÇÃO
A premiação das categorias será feita no momento do pódio, com os atletas vencedores dos 1˚, 2˚ e 3˚ lugares. Caso a dupla não esteja no ato da premiação, o prêmio não estará mais disponível.
13. DISPOSIÇÕES GERAIS
O Organizador poderá cancelar ou adiar o evento a qualquer momento mediante de força maior, exemplo: mau tempo, condições climáticas, segurança.
Respeitando as regras do item 1.1 CANCELAMENTO, a dupla poderá solicitar a transferência da inscrição para outra etapa.
Kit atleta deverá ser retirado no dia do evento, diante da não retirada do kit o atleta perde o direito.
14. CASOS OMISSOS
Os casos omissos a esse Regulamento serão resolvidos pelos Organizadores em conjunto com o árbitro Geral.