Regulamentação Futevolei
A competição de Futevôlei será regida pelas regras oficiais da Federação Internacional de Futevôlei (FIFv), salvo os dispostos contidos neste regulamento técnico.
A partida é disputada em 1 “set” único (até as semifinais) de 18 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos entre as duplas. Ex.: Em caso de empate em 17 x 17, o jogo continua até que a diferença de dois pontos seja atingida (19 x 17, 20 x 18 e etc…). Sempre haverá troca de lado de quadra quando a contagem de pontos atingir múltiplos de 06 (seis) pontos, sem direito a descanso.
Na final, a partida será disputada em melhor de 2 sets vencedores de 18 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos entre as duplas. No caso de empate em sets (1×1), o terceiro e decisivo set será disputado até 15 pontos com uma diferença mínima de 02 pontos, não havendo limite de pontos. Nesse caso, as trocas de quadra ocorrerão quando a contagem atingir múltiplos de 05 pontos.
A quadra de jogo medirá 9m de largura x 18m de comprimento
A altura da rede será de 2,20m, medida no centro da quadra.
Cada dupla terá direito a 01 (um) pedido de tempo de 1 minuto por partida/set, o qual deverá ser solicitado pelo capitão da dupla.
Os participantes deverão comparecer uniformizados para os jogos, sendo constituído de camisetas idênticas e numeradas (preferencialmente 1 e 2) e shorts e/ou calção (preferencialmente iguais).
Haverá tolerância de 15 (quinze) minutos apenas para o 1º jogo da rodada, ficando os demais para o horário programado em tabela.
A dupla declarada INCOMPLETA para a partida perderá a partida
Caso o W x O ocorra, a dupla adversária terá seu placar final do jogo como 18 × 0.
Todos os placares anteriores ao W x O serão revertidos para 18 x 0 para as duplas adversárias.
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
LINHAS DE LIMITAÇÕES DE QUADRA
a) A quadra possui duas linhas laterais e duas de fundo. As linhas de fundo e lateral estão inseridas
nas dimensões da quadra de jogo.
b) Se usar fitas para marcações da quadra, deverão ter 5 cm (cinco) de largura.
c) As linhas devem ser de cores bem contrastantes com a cor da areia.
EQUIPAMENTOS REDE E POSTES
1- REDE
a) Com a medida de 1m de altura por 9,5m de comprimento em quadrados de malha de dez
(10) centímetros, com margens superiores e inferiores delimitadas por faixas horizontais de
cinco (5) a oito (8) centímetros de largura;
b) É permitida publicidade nas faixas horizontais da rede.
2- ALTURA DA REDE
A altura da rede deve ser de 2,00m para jogos femininos e 2,20m para jogos masculinos de
duplas. A medida é tomada do centro da quadra de jogo. As duas extremidades da rede
(acima da linha lateral) podem estar até 2cm mais alta em relação ao centro;
3- FAIXAS LATERAIS
Duas faixas laterais, medindo 05 cm de largura por 1m de comprimento, são fixadas
verticalmente a rede, acima da linha lateral. São consideradas como parte integrante da rede.
Será permitido o uso de propaganda nestas faixas.
4- ANTENAS
a) As antenas são varas flexíveis medindo 1,8m de comprimento e 10mm de diâmetro.
b) São feitas de vibra de vidro ou materialsimilar.
c) São colocadas verticalmente na rede, tangenciando a parte externa das faixas laterais.
d) Na parte superior de cada antena, 80 cm estendem-se além do bordo superior da rede. São
consideradas como parte integrante da rede e delimitam lateralmente o espaço de jogo por
sobre a rede.
e) As antenas são consideradas parte da rede e delimita, lateralmente, o espaço de jogo sobre a
mesma.
REGRA 4 - NÚMERO DE JOGADORES
a) Uma equipe é formada por 2 (dois) jogadores;
b) Somente os jogadores inscritos na súmula poderão participar do jogo
REGRA 6 - DIREITOS E RESPONSABILIDADES DOS PARTICIPANTES
1- DOS JOGADORES
a)Todos os participantes devem conhecer e cumprir às regras oficiais do futevôlei;
b) Os participantes devem acatar as decisões da equipe de arbitragem com espírito esportivo, sem
questioná-las. Em caso de dúvidas, poderá ser solicitado um esclarecimento somente pelo capitão;
c) Os participantes devem ter conduta respeitosa e cortês, dentro do espírito esportivo, não somente para
com os árbitros, mas também em relação aos demais componentes da equipe de arbitragem, dirigentes,
adversários, companheiro de equipe e aos espectadores.
d) Os participantes devem evitar ações ou atitudes que influenciem nas decisões dos árbitros ou ainda,
encobrir faltas cometidas por suas equipes;
e) Os participantes devem evitar ações que provoquem retardamento do jogo;
2- DO CAPITÃO
a) Antes do jogo, o capitão da equipe:
- Representa sua equipe no sorteio
- Assina a súmula do jogo;
- Em qualquer momento da competição será o canal de comunicação entre os organizadores, a arbitragem
e sua equipe.
b) Durante o jogo, apenas o capitão está autorizado a falar com os árbitros, desde que a bola não esteja em
jogo, para solicitar autorização:
- Para trocar de uniforme ou equipamento;
- Checar a rede, a bola, etc.;
- Verificar o placar;
- Ajustar uma linha de delimitação da quadra que esteja fora de posição;
- Solicitar “tempo”;
- Pedir explicação sobre a aplicação da regra. Caso a explicação não lhe satisfaça, ele deverá comunicar ao
árbitro o direito de seu desacordo registrado na súmula, como um protesto oficial ao término da partida.
c) No final do jogo o capitão:
- Agradece aos árbitros (cumprimento);
- Assina a súmula;
- Caso algum jogador da equipe tenha expressado seu protesto junto ao primeiro árbitro, poderá, então,
registrá-lo na súmula do jogo.
3- DOS TÉCNICOS
a)Caso uma equipe venha ser dirigida por um técnico, ele poderá exercer suas funções sentado no banco
de reserva correspondente à sua equipe, sem poder deixa-lo durante o rally e desde que o mesmo esteja
cadastrado na FIFv e inscrito na súmula do jogo.
b)b) O banco de reservar da equipe será o mesmo durante toda a partida, porém o técnico acompanhará
sua equipe nas trocas de quadra, nas paralisações a equipe deverá dirigir-se ao seu banco de origem.
5- FALTA NO TOQUE DE BOLA
a) Dois Toques - quando a bola é tocada duas vezes consecutivas pelo mesmo jogador, ou este é tocado
sucessivamente pela bola, em várias partes do corpo.
b) Quatro Toques - quando uma equipe toca a bola quatro (4) vezes antes de devolvê-la ao adversário;
c) Toque Irregular - quando a bola toca no braço, antebraço ou na mão do jogador ou ainda retida e/ou
conduzida;
d) Toque Apoiado - quando o jogador apoia no companheiro ou em qualquer outra estrutura/objeto para
alcançar a bola e golpeá-la.
REGRA 11 - FALTAS DO JOGO
a) Toda falta sofre uma penalidade; a equipe contrária àquela que cometeu a falta vence o rally;
b) Se duas ou maisfaltas forem cometidassucessivamente, somente a primeira é considerada;
c) No caso de faltas cometidas simultaneamente por dois adversários, considera-se Falta Dupla e o rally
será repetido.
1- PENALIDADES PELA CONDUTA INDEVIDA
Dependendo do grau de incorreção de conduta, o árbitro deverá aplicar as seguintes penalidades:
a) Conduta Antidesportiva: advertência verbal (evitar que os atletas se aproximem do nível de sanção);
reincidência por qualquer membro da equipe advertência com cartão amarelo;
b) Conduta rude: advertência com cartão amarelo, acumulativo para equipe; reincidência por qualquer
membro da equipe penalização com cartão vermelho e perda do rally;
c) Conduta Ofensiva: penalização com cartão vermelho, (sanção individual) perda de rally;
d) Conduta Agressiva: penalidade, expulsão do set com cartão amarelo e vermelho juntos.
2- ESCALA DE SANÇÕES
A repetição de conduta indevida por um mesmo jogador, num mesmo jogo será penalizado,
progressivamente, como demonstrado na escala de sanções.
a) Advertência - em condutas anti-desportivas se aplica 1 (uma) advertência verbal para a dupla;
reincidência será aplicado advertência com cartão amarelo para dupla;
b) Penalidade - Em caso de conduta antidesportiva reincidente ou primeira rude e sucessivas o atleta
será penalizado com cartão vermelho e perda do rally;
c) Expulsão - a primeira conduta agressiva ou na 2ª conduta ofensiva o jogador será penalizado com a
expulsão, o jogador infrator deverá deixar a quadra de jogo e sua equipe será declarada incompleta
nesta partida, salvo se a partida estiver sendo jogada em melhor de três (3) sets, no qual será expulso
apenas do set em questão;
d) Desqualificação - Primeira agressão física consumada ou na reincidência de conduta agressiva, o
jogador será desqualificado e deixará a quadra e sua equipe será eliminada da competição.
A expulsão e desqualificação devido à conduta ofensiva ou agressão não exige a ocorrência de sanção
prévia.
3- CONDUTA INDEVIDA ANTES E ENTRE AS PARTIDAS
A ocorrência de qualquer conduta indevida, antes ou no intervalo dos jogos, será penalizada conforme
a escala de sanções
REGRA 19- EQUIPE DE ARBITRAGEM E PROCEDIMENTOS
1 - COMPOSIÇÃO
A equipe de arbitragem será composta por:
- Primeiro árbitro.
- Segundo árbitro
- Apontador
- Quatro juízes de linha
Os posicionamentos na quadra são demonstrados no diagrama da arbitragem.
2- PROCEDIMENTOS
a) Somente o primeiro e o segundo árbitro têm o direito de apitar durante o jogo:
- O primeiro árbitro que autoriza o saque que dá inicia ao jogo;
- O primeiro e o segundo árbitro sinalizam o final do rally, certos de que uma falta foi cometida,
identificando-a quando necessário.
b) Os árbitros poderão apitar durante uma interrupção do jogo para indicar que autorizam ou rejeitam
uma solicitação de uma equipe,
c) Após o apito sinalizado o fim da jogada, o árbitro indica através de sinalização manual:
- Equipe sacadora;
- A natureza da falta;
- O jogador faltoso.