Regulamento para Liga Schneider Praia Jk
1. INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas através do sistema Letz Play até o dia 10/08/2024. O pagamento deve ser feito via PIX e ser efetuado em até 3 dias após inscrição para garantir a vaga da dupla. Após esse período podemos incluir uma nova dupla.
VALOR DA INSCRIÇÃO:
- 1 (uma) CATEGORIA R$ 160,00
- 2º (segunda) CATEGORIA + R$ 110,00. Total para duas categorias R$270,00.
Cada jogador terá direito a um KIT, mesmo se estiver inscrito em 2 categorias.
Cancelamento e reembolso:
Até o dia 07/08/2024 poderá ser cancelada a inscrição: o reembolso será feito com o abatimento de R$20,00, referente às taxas administrativas;
Após o período de cancelamento: não haverá nenhum ressarcimento.
Troca de Parceiros:
Poderá ser feita até a data do sorteio dos grupos. A troca deverá ser informada a organização e ser cadastrada no letzplay pelo jogador.
Após o sorteio dos grupos nenhuma troca será aceita e o atleta que não puder comparecer, tem direito ao kit mas não será ressarcido e leva WO.
1.2 REGRAS DE DISPUTAS DAS CATEGORIAS
O atleta poderá se inscrever em 2 (duas) categorias, sendo uma mista e uma de gênero.
O atleta deverá se inscrever na mesma categoria no gênero e na mista. As atletas do segmento feminino poderão "subir 1 categoria" nas "Mistas".
O torneio será disputado nas categorias D, C e B, seguindo as regras da CBT.
1.2.1 DIVISÃO DE CATEGORIAS
Feminina:
Classe - B, C e D;
Masculina:
Classe - B, C e D;
Mista
B, C e D
NÃO SERÁ TOLERADO ATLETAS FORA DE CATEGORIA
A verificação será feita através da plataforma LETZPLAY nos anos de 2023 e 2024.
Pedimos que antes de se inscrever se atentem ao seu nível técnico para evitarem maiores contratempos, pois atletas que se inscreverem em categorias erradas serão desclassificados da liga e não terão direito a reembolso.
Caso haja uma denúncia procedente e ainda tenha vaga e tempo hábil para subir a dupla de categoria, isso será feito automaticamente e comunicado a dupla.
Nossa equipe fará o possível para evitar irregularidades e lembramos que todos tem acesso a plataforma podendo avaliar seus adversários.
Sempre que houver dúvidas irá prevalecer a decisão do árbitro que é autoridade máxima dentro do torneio.
2. REGRAS GERAIS DA LIGA SCHNEIDER PRAIA JK
A liga irá ocorrer no formato de Grupos (todos x todos) + Chaves Eliminatórias.
3. REGULAMENTO DOS TORNEIOS
Os jogos consistirão em 1 set de 6 games. Em caso de empate 5x5, o set será estendido até 7 games. Em caso de empate 6x6, será disputado um tie-break de 7 pontos, com diferença mínima de 2 pontos.
3.1 SISTEMA DE DISPUTA CATEGORIAS
Cada grupo no máximo 4 duplas e cada dupla fará jogos onde todos jogam contra todos dentro do grupo.
Todas as duplas do grupo devem chegar no horário marcado, seguindo a ordem do sorteio do Letzplay.
*Caso alguma dupla se atrase, será feita a primeira chamada de WO. Após 10 minutos, será realizada a chamada definitiva de WO.
Em grupos com 3 duplas, a dupla vencedora da primeira partida escolhe se permanece ou espera para a segunda partida.
Cada grupo terá 2 duplas classificadas para a fase ELIMINATÓRIA.
3.1.1 CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
EM CASO DE 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS:
1º Saldo de game
2º Sorteio
EM CASO DE 2 (DUAS) DUPLAS EMPATADAS:
1º Saldo de game
2º Será considerado o vencedor do confronto direto.
Lembrando que: vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0.
Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
Ainda para efeito de contagem do desempate, o tie-break será considerado como game, portanto, a pontuação no tie break não importa pois, quem vencer terá a vitória computada como 7/6.
4. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral ou organizador geral, a qualquer tempo.
Para aplicação do mesmo, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima;
-Em relação a torcida será proibido qualquer tipo de instrução, interferência e instrumentos que sejam considerados perturbadores. Caberá ao árbitro apontar a irregularidade.
4.1 PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1ª penalidade: advertência;
- 2ª penalidade: perda de ponto;
- 3ª penalidade: perda de game;
- 4ª penalidade: desclassificação.
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.
Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos.
4.2 ROUPAS E ACESSÓRIOS
- Feminino: é permitido o uso de top e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior como a inferior.
- Masculino: não é permitido jogar sem camisa, tampouco de sunga.
- Camisetas com tema de política também serão vetadas.
- Pedimos que os atletas deem preferência para jogar com a camiseta da liga.
- É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das quadras de jogo.
5. ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e estará disponibilizada na página do sistema Letz Play em até 24 horas antes do início do torneio.
O árbitro geral tem total autonomia para modificar o sistema de jogos caso seja necessário, devido a alguma ocorrência que atrase os jogos.
Não havendo o mínimo de 03 duplas na categoria escolhida, esta categoria poderá ser cancelada.
6. W.O
O WO será aplicado caso uma dupla ou um(a) atleta da dupla não tenha marcado presença até 10 minutos após o horário previsto para o início do seu GRUPO.
Nenhuma troca poderá ser feita e nenhuma justificativa poderá ser apresentada a título de evitar o WO.
Portanto, para evitar desconfortos, solicitamos que todas as duplas cheguem com 15 minutos de antecedência do horário marcado para início dos seus jogos. Ao chegar se direcione a mesa de arbitragem para marcar presença.
Após essa publicação. nenhuma troca será aceita e a dupla que não puder comparecer, será dado o WO.
7. CABEÇAS DE CHAVE.
Para efeito de sorteio, não haverá cabeças de chave.
Portanto, para efeito de classificação para a fase seguinte, sempre que houver o benefício de uma dupla avançar de “BYE”, o critério utilizado será o primeiro colocado do Grupo 1 em diante.
Ex. 5 grupos - 10 duplas classificadas
As duas melhores duplas passarão direto para a semifinais, e as demais duplas seguirão para as quartas de finais.
8. CRUZAMENTO.
Os cruzamentos da fase eliminatória seguirão o formato da FPT, chancela oficial da modalidade e varia de acordo com o número de grupos de cada categoria.
9. SMART FOOT FAULT
Ocorre quando o atleta ao sacar pisa dentro da quadra, arrasta a linha ou leva qualquer tipo de vantagem.
Nesse caso os atletas deverão chamar o árbitro geral, que irá acompanhar a irregularidade e aplicar a regra, caso ache necessário.
10. JOGO CONTÍNUO
O tempo de aquecimento é de 5 minutos a primeira virada de quadra e o tie break não possuem tempo de parada e as demais viradas seguem com o tempo de 90 segundos para descanso.
11. RANKING
A pontuação do Ranking será individual e dividida por cada categoria.
Pontuação da fase de grupos:
Primeiro do Grupo -100 pontos
Segundo do Grupo -80 pontos
Terceiro do Grupo -60 pontos
Quarto do Grupo -40 pontos
Pontuação da fase de eliminatória:
- Campeões receberão 500 pontos.
- Vice- campeões receberão 300 pontos.
- SF receberão 200 pontos.
- QF receberão 150 pontos.
Acúmulo de Pontos:
A cada rodada, os pontos serão acumulados no ranking individual de cada participante.
O ranking será atualizado mensalmente, refletindo o desempenho de cada competidor ao longo do tempo.
Premiação:
No final do ano, o participante com o maior número de pontos em cada categoria será premiado.
12. CONDIÇÕES GERAIS
Todo o atleta ao realizar a sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais.
O atleta autoriza o EVENTO a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
Todo atleta ao fazer sua inscrição, atesta que está apto a participar do torneio e assegura ter condições físicas e psicológicas, sendo responsável pelos atos ou consequências da sua participação nos torneios.
Nos casos de contusões ou doença, é responsabilidade do atleta todo e qualquer custo para algum tratamento que seja necessário. A organização prestará o atendimento ao quanto ao encaminhamento à clínica especializada. Recomendamos que os inscritos tenham seus próprios Convênios Médicos.