1º Torneio SinTUFSCAR Lagoa do Sino de TÊNIS DE MESA
REGULAMENTO TÉCNICO
Art. 1 O torneio de tênis de mesa será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), adotadas em seu formato simplificado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), e pelo que dispuser este Regulamento.
Da inscrição e da participação
Art. 2 As inscrições serão realizadas pelo aplicativo Letz Play e confirmadas após o pagamento da taxa de R$5,00, realizado via pix informado pela comissão organizadora.
Art. 3 Serão disponibilizadas 16 vagas para participação do torneio, que será disputado em formato simples sem quaisquer distinções entre os participantes.
Art. 4 Cada jogador será responsável por sua raquete.
Da forma de disputa
Art. 5 A forma de disputa será eliminatória, definida de acordo com sorteio efetuado pela comissão dos Jogos.
Art. 6 A cada fase os jogadores serão comunicados e terão um período para realizar o jogo e informar o placar a comissão organizadora, que fará a atualização no aplicativo.
Art. 7 Em quaisquer das fases da competição, um jogo será disputado em melhor de cinco sets, sendo necessário que o jogador vença 03 sets, alternados ou consecutivos, para ser consagrado vencedor da disputa.
Art. 8 Um set será vencido pelo jogador que primeiro completar 11 pontos, a menos que ambos perfaçam 10 pontos, quando o vencedor do set será aquele que primeiro alcançar 02 pontos a mais que seu adversário.
Da realização das partidas
INÍCIO DE PARTIDA:
Após sorteio realizado entre os jogadores, o vencedor pode fazer uma das escolhas:
a) Começar sacando ou recebendo;
b) Escolher o lado da mesa.
O adversário faz a escolha entre as opções que restarem.
PONTOS:
Basicamente, existem duas formas de se pontuar:
a) O jogador bate a bola e ela, após pingar uma vez na mesa no oponente, volta a pingar na mesa ou solo sem que o adversário encoste nela;
b) O adversário comete um erro de batida, sendo incapaz de fazer a bola pingar na mesa.
SAQUE NO TÊNIS DE MESA:
a) Todo ponto é iniciado por um saque;
b) Os jogadores se revezam no saque durante um set, cada um sacando dois pontos consecutivos. Caso o placar do set esteja empatado em dez a dez, passam a revezar o saque a cada ponto;
c) Os jogadores se revezam para começar sacando um set. Isso significa que
se jogador A começou sacando o 1º (primeiro) set, B começará sacando o 2º
(segundo) set, A o 3º (terceiro) e assim por diante;
d) Para um saque ser válido, o jogador deve fazer com que a bola pingue em seu lado da mesa uma vez e depois pingue novamente, desta vez do lado adversário, sem que toque a rede. Caso a bola toque na rede antes de passar para a mesa do adversário, o saque invalidade e realizado novamente. Não é necessário cruzar o saque!
e) O sacador deve lançar a bola verticalmente, a uma altura mínima de 16 (dezesseis) centímetros e bater ela na descendente;
f) No momento do saque, a bola deve estar atrás da linha de fundo da mesa;
g) O jogador não pode esconder a bola ou obstruir a visão do adversário durante o saque;
h) Caso a bola não passe pela rede, não pingue na mesa do sacador ou vá diretamente para fora, o adversário vence o ponto automaticamente.
TROCA DE LADO E INTERVALOS:
a) A cada início de set, os jogadores invertem o lado da mesa em que jogam;
b) No 5º (quinto) set, quando um dos jogadores atinge a marca de cinco pontos primeiro, eles invertem novamente o lado da mesa;
c) Entre o final de um set e o início do próximo, os jogadores têm um minuto de intervalo;
d) A cada seis pontos disputados, os jogadores podem fazer rápido uso de uma toalha para secar as mãos antes que o próximo ponto tenha início.
FALTAS:
Faltas ocorrem quando um jogador não segue as regras do tênis de mesa. Exemplos:
a) O jogador encosta a mão livre na mesa durante a disputa do ponto;
b) O jogador encosta na rede durante a disputa do ponto;
c) O jogador move a mesa durante a disputa do ponto;
d) O jogador bate duas vezes consecutivas na bolinha;
Em todos os casos, a disputa é interrompida e o adversário vence o ponto.
DURAÇÃO DAS PARTIDAS:
Não haverá limite de tempo para duração das partidas.
ARBITRAGEM:
A arbitragem será feita pelos próprios jogadores, que podem concordar em solicitar que alguém de fora apite o jogo.
Da premiação
Art. 9 Haverá um troféu rotativo destinado ao vencedor do torneio.
Art. 10 O vencedor ficará com o troféu até a realização da próxima edição do torneio, quando deverá ser disponibilizado a comissão organizadora.
Disposições finais
Art. 11 Casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.