REGULAMENTO – TORNEIO DE BEACH TENNIS BASEL
Comissão organizadora:
• Fernanda Kede
• Dayse Moreno
• Vital Jr.
• Marco Rocha
• Felipe Freire
• Lucas Favalli
1. REGRAS GERAIS
O torneio seguirá, em geral, as regras vigentes da ITF. No entanto, por se tratar de um torneio independente, algumas regras poderão ser adotadas pela organização do torneio e staff que deverão, obrigatoriamente, informar os atletas até o último dia de inscrições da etapa.
Altura da rede para categoria masculina e feminina é de 1,70m.
Em virtude do espaço reduzido após a linha de saque, o sacador poderá colocar um dos pés dentro da quadra, mantendo o outro pé fora da quadra , atrás da linha de fundo para realizar o saque.
2.1. NÚMERO DE INSCRITOS
O mínimo será de 4 (quatro) duplas para a disputa de qualquer categoria.
2.2. SISTEMA DE DISPUTA: FASE DE GRUPOS e FASE ELIMINATÓRIA
Todas categorias terão início e fim no mesmo dia, seguindo o cronograma previamente divulgado.
Os grupos e fase eliminatórias serão divididos pelo aplicativo LetzPlay seguindo as regras utilizadas pelos principais torneios e beach tennis cadastrados na ferramenta;
Os jogos serão de 1 set até 6 games. Havendo empate em 6X6, joga-se um tie-break (até 7 pontos).
2.3. CLASSIFICAÇÃO
- De 9 a 48 duplas, classificam os 2 primeiros de cada grupo para jogar fase eliminatória.
2.4. CRITÉRIO DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
- EM CASO DE 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS: Número de vitórias; Melhor saldo de games (caso as três duplas tenham saldo de games diferentes, ficam definidas as posições no grupo, do melhor para o pior, 1o, 2o e 3o colocado) - caso uma dupla tenha saldo de games diferente das demais, esta dupla estará definida em 1o ou 3o, e o empate entre as outras duas será definido no confronto direto; e Sorteio (será aplicado no caso de as três duplas terem saldo de games iguais
- EM CASO DE 2 (DUAS) DUPLAS EMPATADAS: Será considerado o vencedor do confronto direto.
Lembrando que: vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como SET, porém, não será considerado na contagem de games. Nos grupos, a dupla que perder por WO, será automaticamente desclassificada e sua pontuação zerada.
2.5. ATENDIMENTO MÉDICO
Em caso de lesões, câimbras ou qualquer impossibilidade física de continuação do jogo o atleta tem até 5 minutos para recuperação, podendo ser declarado desistência caso a mesa de arbitragem entenda a não possibilidade de continuação do jogo.
3. CODIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelos membros da comissão organizadora (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira (se existir), a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, os mebros da comissão organizadora deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao beach tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma; - Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador e técnico, pais ou acompanhantes/torcida;
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima; - Atraso ao início de jogo: Não iniciar o jogo após a solicitação da mesa de arbitragem, atrasando seu início pode acarretar em penalidade.
PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1a penalidade: advertência
- 2a penalidade: perda de ponto - 3a penalidade: perda de game - 4a penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos.
4. ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade da organização do torneio.
A organização do torneio deverá estar sempre presente durante a realização dos jogos e completamente à disposição do torneio. A falta da organização acarretará a paralisação imediata do torneio. No caso de violações do código de conduta, a organização deverá informar a penalidade aplicada.
Em caso de WO, tão logo esteja esgotado o prazo de tolerância de 10 minutos, é obrigação do árbitro geral informar ao beach tenista presente, sua vitória por ausência do adversário. Em hipótese alguma, o árbitro geral tem o direito de solicitar ou obrigar o beach tenista presente a esperar mais do que previsto em regulamento. Após a aplicação do WO, não é permitida a realização do jogo mesmo que haja comum acordo entre os jogadores.
Somente cabe ao Árbitro Geral alterar a programação de jogos durante o torneio. Em nenhuma hipótese os atletas poderão remarcar, por conta própria, horários pré-divulgados de seus jogos. Caso haja necessidade extrema, esta alteração DEVERÁ SER AUTORIZADA PELO ÁRBITRO GERAL DO TORNEIO. Caso seja remarcado pelos atletas, sem autorização do Árbitro Geral, os jogos realizados perderão valor de resultados.
A organização do torneio tem total autonomia para alterar o sistema de disputa, por qualquer motivos que seja, sempre a fim de garantir o bom andamento do mesmo.
6. CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição para o torneio declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela organização do torneio.
7. REGRAS BÁSICAS
1. Quadra e Rede
• Dimensões da quadra: 16m x 8m para jogos de duplas (cada lado tem 8m x 8m). Em jogos individuais, a quadra pode ser um pouco mais estreita, com 4,5m de largura.
• Altura da rede: 1,70m do chão.
2. Equipamentos
• Raquete: Curta e sem cordas, semelhante a uma raquete de padel, com superfície perfurada.
• Bola: Bola de tênis despressurizada, que quica menos.
3. Jogadores
• Número de jogadores: Podem ser 2 (duplas) ou 1 (individual).
4. Pontuação
• Sistema de pontuação: Igual ao tênis tradicional, com pontos contados como 15, 30, 40 e game.
• Vantagem: Não há vantagem após 40-40 (deuce); o próximo ponto decide o game.
• Sets: O set é vencido ao se fazer 6 games, com pelo menos 2 games de vantagem (6-4). Caso haja empate em 6-6, um tiebreak é jogado.
5. Saque
• Serviço: Só há uma chance de saque (não há segundo serviço como no tênis).
• Let: Não existe "let" no beach tennis. Se a bola toca a rede e cai na área de saque, o ponto continua.
6. Jogo
• Rebatidas: A bola não pode tocar o chão. Deve ser devolvida no ar, sem quicar.
• Toques: Em duplas, apenas um toque é permitido para devolver a bola.
7. Faltas
• Invasão: Não é permitido invadir a quadra adversária (passar a raquete ou corpo sobre a rede) antes da bola ser rebatida, mas é permitido após o contato.
• Bola fora: Como no tênis, se a bola sair das linhas delimitadoras da quadra, o ponto é do adversário.
8. Vira de quadra
• A troca de lado acontece quando a soma dos games é impar. Exemplos:
o 1x0
o 2x1
o 3x0
o Etc...
9. Tie-break
• Durante um jogo tie-break, os pontos são marcados “Zero”, “1”, “2”, “3”, etc.
• A primeira dupla que ganhar sete pontos ganha o tie-break
• Se a pontuação no Tie-break, ficar 6×6, fecha o tie-break quem fizer uma diferença de dois pontos. Por exemplo 8×6 ou 9×7 ou até mesmo 20×18.
• No Tie-break, o jogador que começa saca uma vez.
• Os dois pontos seguintes devem ser sacados por outro jogador da dupla adversária.
• E assim até o final do jogo, onde cada dupla deve servir alternadamente por dois pontos consecutivos até o final do Set ou jogo de for o último Set a ser jogado.
• As posições de saque permacem as mesmas, ou seja, o sacado continua sacando sempre do mesmo lado que sacou durante os games anteriores.