REGULAMENTO
1 – DO TORNEIO
Duplas Fixas é um torneio de duplas FEMININO de caráter interno, contando com a participação de associadas ativas, com a manutenção do Departamento de Tênis em dia, PAR-Q devidamente assinado e será regido pelo presente regulamento.
2 – LOCAL/DATA/HORÁRIO
O evento será realizado nas quadras de saibro do Esporte Clube Sírio.
3 – PROVAS/PARTICIPAÇÃO
Serão disputadas as categorias Safira, Ouro, Prata e Bronze, tendo como base o resultado do ultimo torneio Duplas Fixas para a formaçãos dos cabeças de chave e se necessário poderá ser utlizado o critério técnico baseado no ranking de simples. As duplas formadas por jogadores de categorias diferentes, jogarão na categoria do jogador com melhor ranking. Ex.: 1 jogadora Ouro com 2 jogadora Prata, jogarão na categoria Ouro.
4 – INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas no link disponibilizado pelo departamento de tênis e o sorteio dos grupos e das chaves será realizado pela Plataforma da Letzplay. Os tenistas poderão acompanhar em tempo real os grupos, chaves, jogos, oponentes, pontuações e estatísticas.
5 – SISTEMA DE DISPUTA
AS CATEGORIAS “Safira, Ouro, Prata e Bronze” SERÃO DISPUTADAS EM GRUPOS NO SISTEMA ROUND ROBIN (UM CONTRA TODOS).
Os jogos serão disputados em melhor de três sets com super tie break NO-AD.
Sistema de Desempate na fase de grupos (Round Robin):
Empate entre 3 (três) duplas – O desempate será baseado no saldo de sets, saldo de games, permanecendo o empate será realizado um sorteio.
Empate entre 2 (duas) duplas – Confronto direto.
Sistema de classificação:
Na categoria que tiver até 8 duplas, serão formados dois grupos de até no máximo 4 duplas, classificando as duas duplas com melhor desempenho de cada grupo para seguir para a as semifinais
Na categoria que houver mais de 8 duplas, serão formados 3 grupos ou mais se necessário, classificando as duplas com melhor desempenho para formarem as semi ou quartas de finais dependendo do número de duplas inscritas.
W.O. se houver desistência de uma dupla durante a fase de grupos, o Departamento de Tênis irá convidar por sorteio, uma dupla que disputou o torneio e que não tenha mais chance de passar de fase para compor a partida.
Após a fase de grupos a disputa será por eliminatória DIRETA, sendo as chaves compostas por confrontos entre as duplas com melhores campanhas x as duplas com as piores campanhas ex: Dupla 1 x dupla 8, dupla 2 x dupla 7 e assim sucessivamente para compor a chave.
Em caso de desistência, o placar será mantido no momento da interrupção da partida Ex: se a partida for interrompida com o placar de 6/3 3/1 será acrescido os 3 games restantes para a dupla vencedora (6/3 6/1)
Caso uma atleta não possa participar do torneio, a substituição poderá ser feita antes do início do Torneio, desde que tenham a mesma categoria e/ou nível técnico.
As quatro duplas que chegarem na semifinal de sua categoria estarão automaticamente classificadas para o Torneio Masters de Duplas Feminino.
6 – SORTEIO
O sorteio dos grupos e ou chaves será realizado pela Plataforma da Letzplay. Os tenistas poderão acompanhar em tempo real as chaves, seus jogos, oponentes, pontuações e estatísticas.
7 – PLANO DE JOGOS
Será definido e divulgado junto com as chaves do evento pela Plataforma da Letzplay.
8 – MARCAÇÃO/REMARCAÇÃO DE JOGOS
Uma vez divulgada a rodada, o início dos jogos terá tolerância máxima de 15 minutos após o horário marcado, aplicando-se WO nas jogadoras que não se apresentarem no Departamento dentro deste horário e tolerância.
Em comum acordo entre as tenistas, um jogo poderá ser preferencialmente antecipado, porém em caso de transferência, o mesmo não poderá ultrapassar a rodada seguinte, ou seja, tem que haver uma dupla vencedora até a véspera da próxima partida. Não havendo a partida, a dupla causadora da primeira transferência será considerada perdedora por WO.
Se ambas as duplas não puderem jogar no dia/hora marcado, e não jogarem até o início da próxima rodada, AMBAS serão consideradas perdedoras (WO duplo).
Qualquer mudança de programação só será efetivada com o aval do Departamento de Tenis
Obs: Não será permita a prorrogação das partidas que devem acontecer impreterivelmente dentro dos prazos estabelecidos para cada fase do torneio.
9 – PREMIAÇÃO / BONUS RANKING
Serão premiados, com troféus, as duplas campeãs e vices de cada chave.
10 – DEPTO MÉDICO
O Departamento Médico do clube estará, dentro do horário de funcionamento, à disposição para eventuais emergências.
11 – CASOS OMISSOS
Os casos omissos neste regulamento, serão resolvidos pelo Departamento de Tênis.
DEPARTAMENTO DE TÊNIS