REGULAMENTO
1º TORNEIO MASCULINO DE BEACH TENNIS DO TERRAÇO BEACH
1. DA DEFINIÇÃO
Art. 1º - Este regulamento dispõe sobre o 1º Torneio Masculino de Beach Tennis do Terraço Beach Club que ocorrerá no dia 02 de dezembro de 2023.
2. DA COORDENAÇÃO DO CAMPEONATO
Art. 2º - As disputas terão acompanhamento e organização da Comissão Organizadora do Evento,
Art. 3º - Os casos omissos deste regulamento serão definidos pela Comissão Organizadora.
3. DA PROGRAMAÇÃO
Art. 4º - O evento terá a seguinte programação:
06 de novembro Início das inscrições
27 de novembro Fim das inscrições
28 de novembro Sorteio das duplas
30 de novembro Sorteio de chaves e horários dos jogos
02 de dezembro Realização do Torneio
4. DOS PARTICIPANTES DE INSCRIÇÕES
Art. 5º - As inscrições ocorrerão a partir do dia 06 de novembro de 2023 a partir das 12h até às 22h do dia 27 de novembro através da plataforma LETZPLAY; e a confirmação só será efetivada mediante pagamento via pix com envio do comprovante para o WhatsApp do Terraço Beach (68 99236-4830).
Art. 6º - Valores: R$70,00 por atleta.
Art. 7º - Cancelamento das inscrições e devolução dos valores: O prazo para cancelamento da inscrição, será de um dia após o encerramento das inscrições. Toda atleta que cancelar sua inscrição dentro do prazo ficará isento de qualquer penalização. Após expirado o prazo de cancelamento não será permitido o fazer e o atleta não terá direito ao estorno das taxas de inscrição, visto o pagamento de custos fixos para a realização do evento.
Art. 8º - Serão permitidas até 20 (vinte) duplas inscritas.
5. DO FORMATO DAS DUPLAS
Art. 9º - O sorteio para definição das duplas será realizado nas dependências do Terraço Beach, onde contará com dois potes para definição das duplas:
- Pote 1 (Um): Atletas das Categorias A e B
- Pote 2 (Dois): Atletas das Categorias C e D
6. CHAVES E SISTEMA DE DISPUTA
Art. 10º - Na fase de grupos as duplas serão divididas em grupos com no mínimo 3 duplas, classificando para as fases finais os primeiros colocados. Fase de grupo e eliminatórias (quartas e semifinais) 2 sets de 4 games, 3x3 em games, disputa-se ie-break de 7 pontos, 1x1 em sets, disputa-se super tie-break de 10 pontos.
Art. 11º - Final: 2 sets de 6 games, 5x5, joga-se um tie-break de desempate em sete pontos, devendo haver pelo menos 2 pontos de vantagem. Caso ocorra empate em sets “1-1”, joga-se um tie-break de desempate em dez pontos, devendo haver pelo menos 2 pontos de vantagem.
Art. 12º - A aplicação pela comissão organizadora do WO será feita decorridos 10 (dez) minutos da ausência do(s) adversário(s) em relação ao horário previsto para o início do jogo ou da liberação da quadra, caso ocorra em horário posterior.
Art. 13º - O tempo máximo de aquecimento será de cinco minutos.
Art. 14º - Durante os sets, as duplas mudarão de lado quando a soma dos games seja um número ímpar.
Art. 15º - No tie-break, as duplas mudarão de lado a cada 6 pontos, não havendo tempo para intervalo.
Art. 16º - A contagem dos pontos será feita pelos atletas, e em caso de dúvida se repete o ponto. Em caso de falta de consenso entre os(as) jogadores(as) será chamado um(a) juiz(a) (membro da comissão organizadora do torneio).
Art. 17º - As bolas serão fornecidas pela Comissão Organizadora.
Art. 18º - Ao término de cada partida, a dupla vencedora deverá informar à comissão organizadora o placar do jogo.
Art. 19º - Na fase de chaves, havendo empate entre as equipes, o desempate far-se-á da seguinte maneira e em ordem sucessiva de eliminação de critérios: Saldo de games, Confronto direto;
Art. 24 - A Comissão Organizadora poderá alterar a forma de disputa prevista nessa seção com o intuito de melhorar o andamento da competição.
7. CÓDIGO DE CONDUTA
Art. 13º - Será aplicada de acordo com o código de conduta da CBT. O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral a qualquer tempo.
a) Obscenidade Audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma.
b) Obscenidade Visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis.
c) Abuso de Bolas: Bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
d) Abuso de Raquete ou Equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
e) Abuso Verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente arbitragem ou público em geral.
f) Abuso Físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
g) Instrução: Qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes.
h) Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima, como por exemplo vibrar de frente para o adversário.
i) Vestuário: É obrigatório obedecer aos seguintes critérios de vestuário short/saia/top/camiseta (não é permitido jogar de biquíni).
8. PENALIDADES POR INFRAÇÃO AO CÓDIGO DE CONDUTA
1ª Ofensa: Advertência
2ª Ofensa: Perda de Ponto
3ª Ofensa: Perda de Game
Observação: A partir da 4ª ofensa ficará a critério do Árbitro Geral se continua penalizando com perda de games ou com desclassificação da beach tenista faltosa. Dependendo da gravidade do ato cometido pela beach tenista, a mesma poderá ser desclassificada sem passar pelo processo normal acima descrito.
Rio Branco, Acre
01 de novembro de 2023