REGULAMENTO
3ª ETAPA – CIRCUITO UIRAPURU DE BEACH TENNIS
OBJETIVO DO TORNEIO
A 3ª ETAPA DO CIRCUITO UIRAPURU DE BEACH TENNIS 2024 tem por objetivo
promover a integração e o intercâmbio social e desportivo, incentivando o convívio e o
respeito mútuo entre participantes, organizadores e associados.
ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO
A realização e organização do torneio caberá aos professores do Uirapuru Iate Clube,
sob a coordenação geral da coordenadora de esportes Patrícia Rebeca.
O torneio será realizado nos dias 22 e 23 de Novembro de 2024, no Uirapuru Iate Clube (Rua Amapá, nº 810, Bairro Santa Maria - Uberaba - MG) com início às 18h00 do dia 22/11/2024. As duplas inscritas deverão se apresentar vinte minutos antes do seu
primeiro jogo para marcação de presença na mesa de arbitragem.
CATEGORIAS
O torneio será disputado no sistema de duplas em 13 categorias:
- Feminina A-B, Feminina C, Feminina D e Feminina Aulão.
- Masculina A, Masculina B, Masculina C e Masculina D.
- Mista A, Mista B, Mista C, Mista D e Mista Aulão
- Cada atleta poderá SUBIR categoria para jogar a dupla mista (ex: O jogador se inscreve para jogar a Masculina C e a Mista B)
- Não será aceito que o jogador(a) se inscreva na categoria de gênero, e baixe categoria na Mista (ex: Jogador se inscreve na categoria na Masculina C e Mista Iniciante).
OBS: A organização poderá alterar, excluir ou acrescentar outras categorias, após o
início, mediante a demanda e estratégia do torneio.
PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÕES
Poderão se inscrever apenas sócios do clube.
As inscrições devem formalizadas mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor
de R$ 75,00 por atleta pelo Letzplay.
Caso o jogador queira se inscrever em mais de uma categoria, não será aplicado custo na segunda inscrição.
REGULAMENTO
Parágrafo único: O valor da inscrição não será devolvido por motivos de
desistência da dupla (ou de algum integrante), incompatibilidade de data com
compromissos particulares, atrasos, derrotas por WO, atleta fora de nível, etc.
- Em caso de troca de duplas, após o sorteio das chaves, o motivo será avaliado e
a decisão será tomada pela organização do torneio;
Os atletas não poderão se inscrever em mais de uma categoria do mesmo gênero; em caso de categorias de gênero diferentes, o jogador poderá se inscrever em até 2 (duas) categorias (Ex: Jogar uma dupla Masculina e outra Dupla Mista);
SISTEMA DE DISPUTA
O sistema de disputa será de acordo com o número de duplas inscritas por categoria.
- Será priorizado a primeira fase ser disputada em fase de grupos e segunda fase por eliminatórias simples;
A tabela do torneio, resultados e classificação será́publicada no Letzplay.
Os critérios de desempate estão publicados na também no Letzplay.
JOGOS
- Os jogadores terão 4 minutos para aquecimento antes do início das partidas;
CONTADOS A PARTIR DO MOMENTO QUE O JOGO FOR CHAMADO.
Tolerância de atraso para os jogos de 05 minutos, contados a partir do horário marcado
para o início do jogo; O jogador atrasado não terá direito a aquecimento.
- Caso a dupla não comparecer para o jogo, considerado o tempo de tolerância, será
configurado W.O.
- Todos os jogos da competição serão disputados em 01 set de 6 games, ocorrendo
empate em 5x5 vai a 7. Em caso de 6x6 teremos um tie break de 7 pontos.
- Não será permitido o pedido de tempos em nenhum jogo.
- Caberá aos árbitros decidirem o tempo para atendimento dos jogadores para
qualquer fim durante as partidas.
- Em caso de chuva os jogos serão mantidos e poderão, se necessário, ser
interrompidos temporariamente pelos árbitros e/ou organização.
- Caso no meio do jogo, uma das duplas se lesionar ou deixar a partida, a partida
terminará com 6 games para a dupla vencedora e quantidade de games que fez a dupla
desistente (ex: se o jogo estava 3x2 para a dupla X e a dupla Y desistir, a partida
terminará em 6x2 para a dupla X);
- A dupla (ou jogador) que estiver participando do torneio irregularmente estará
automaticamente eliminada.
SAQUE
O saque pode ser realizado por cima da cabeça (como no tênis) ou por baixo. Nas
duplas mistas, o homem só tem permissão de sacar por baixo.
O saque pode ser feito de qualquer região antes da linha de base para qualquer área
da quadra adversária. Apenas um serviço é permitido, e é considerada falta e,
consequentemente perda de ponto, se houver o contato do pé do sacador por baixo ou
por cima da linha de base antes do impacto da raquete com a bola.
Tanto os recebedores, como o parceiro do sacador, deverão permanecer atrás da linha
imaginária de 3 metros até o contato da bola com a raquete do sacador. A raquete
poderá invadir a área desde que os pés dos atletas não ultrapassem a linha imaginária
da área. O atleta somente poderá adentrar a área depois que a bola sair da raquete do
sacador.
PENALIDADES
Primeira penalidade: ADVERTÊNCIA (não volta o ponto),
Segunda penalidade: PERDA DE PONTO.
Terá continuidade do jogo se a bola toca a rede no saque e passa para a quadra
adversária.
CÓDIGO DE CONDUTA
Não será tolerado:
Obscenidade Audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer
idioma.
Obscenidade Visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis.
Abuso de Bolas: Bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra,
mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
Abuso de Raquete ou Equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando
raquetes ou equipamentos da quadra.
Abuso Verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou
público em geral.
Abuso Físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
Instrução: Qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador ou
acompanhantes. Principalmente em dúvidas no jogo, a torcida não poderá intervir ou
auxuliar em nenhuma decisão
Conduta Anti Desportiva: toda e qualquer atitude anti-desportiva que não esteja
prevista nos itens acima.
PENALIDADES POR INFRAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA:
Ficará a cargo do arbitro geral e da organização do torneio a aplicação das penalidades
por infração ao código de conduta, sendo elas:
• Advertência
• Perda de Ponto
• Perda de Game
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela coordenação e organização.
- Se a bola em jogo toca uma instalação permanente, árvore ou o poste da rede antes
de atingir o solo, o jogador que bater a bola perde o ponto.
- Será ponto perdido quando o jogador ou a raquete, seja na mão de um jogador ou
não, ou qualquer coisa que o jogador está vestindo ou carregando toca a rede, postes
da rede, cabo ou metal de cabo, ou o adversário a qualquer momento enquanto a bola
está em jogo.
Uberaba, 29 de Outubro de 2024