Regulamento
REGULAMENTO ATP PALMARES- 2017
DA DURAÇÃO DA PARTIDA
Não há um tempo estabelecido para uma partida de tênis. O vencedor é definido num jogo de um set profissional ate 9 games.
DA QUADRA
As partidas do campeonato terão preferencia
DA INSCRIÇÃO
A inscrição do campeonato será um tubo de bola da marca Wilson, ao final do campeonato ficara disponível para uso dos atletas durante as partidas.
DO INÍCIO DA PARTIDA
Antes do jogo, o juiz se reúne com os jogadores e fara um sorteio. O vencedor ganhara o direito a escolher entre:
Começar sacando ou recebendo; Em qual lado da quadra começa jogando. O outro jogador fica com a outra opção de escolha.
DOS PONTOS
Para um jogo rápido iremos utilizar o sistema de não ter a vantagem. Ex: em uma partida que chegar aos 40 iguais, o próximo que fizer o ponto fecha o game.
DO GAMES
O jogador que ganhar 9 games primeiro vence o mesmo; Se os jogadores empatarem em 8 games a 8 será disputado tie-break para determinar o vencedor do set.
Cada game vencido somara 10 pontos para o futuro ranking
DO TIEBREAK
O jogador que recebeu o último game começa sacando o primeiro ponto do tie-break. Após o primeiro ponto, os jogadores se revezam, sacando dois pontos seguidos cada um;Vence o tie-break (e, consequentemente, o set) aquele que marcar 7 pontos primeiro (a contagem no tie-break é normal, de 0 a 7).Caso os jogadores empatem em 6 a 6, o próximo que fizer o ponto vence a partida.
DAS FALTAS
O jogador deve respeitar a linha divisória, localizada no centro da linha de fundo. Tocar a rede com qualquer parte do corpo ou com a raquete com o jogo em andamento não é permitido. O adversário vence automaticamente o ponto que está sendo disputado caso isso ocorra; Tocar a bola com qualquer parte do corpo, mesmo que de forma não intencional. Caso ocorra, o adversário vence o ponto em disputa automaticamente; Tocar a bola enquanto ela ainda está ocupando o espaço aéreo da quadra adversária. (Exceção ocorre quando a bola quica em sua quadra e volta para o lado do oponente. Nesse caso, o jogador pode tocar na bola). Quando a bola Bater na rede de cima, automaticamente o ponto devera voltar, com apenas um saque.
DAS ADVERTÊNCIAS
O jogador pode ser advertido em caso de atitude antiesportiva. Alguns exemplos são:
a) Quebrar raquetes, pois é considerado abuso de material esportivo;
b) Uso excessivo de palavrões e xingamentos;
c) Fazer barulhos propositais para distrair o adversário durante o ponto, como bater a raquete no chão repetidamente ou gritar durante a batida do oponente.
d) O acúmulo de duas advertências faz com que o jogador perca automaticamente o ponto a ser disputado.
Três advertências geram a perda do game que está em andamento ou que está por iniciar quarta advertência causa ao jogador a perda direta da partida, independente do placar.
Durante as partidas devera ter o máximo de silencio para não atrapalhar os jogadores
DA VIRADA DE QUADRA
Para evitar que condições climáticas favoreçam ou prejudiquem um jogador, a troca de lado da quadra após o primeiro game do jogo e depois a cada dois games. Para não se confundir quanto ao momento de mudar de lado, basta somar o total de games disputados no set. Quando a soma resulta em um número ímpar, os jogadores devem inverter o lado da quadra em que estão; No momento da virada de quadra, os jogadores têm o direito de uma pequena pausa 40 segundos para um rápido descanso
DO CAMPEONATO
O campeonato será disputado em jogos todos contra todos, em um único turno
DA REALIZAÇÃO DOS JOGOS
Os Jogos serão realizados na quadra, no final da rua 7, Se ambos os jogadores em comum acordo optarem em realizar seus jogos em outro lugar, não terá problema, desde que combinem com antecedência e o resultado encaminhado para a comissão organizadora. Com antecedência a comissão poderá libera um tubo de bola para os jogos fora.
Todos os jogos haverá sumulas e ambos os jogadores deverão assinar e encaminhar para a comissão organizadora
DO CAMPEAO
Será considerado o campeão quem no final do campeonato somar mais pontos
Cada vitória 3 pontos
Para o vencedor do campeonato, o mesmo ganhara um bônus de 20 pontos para o ranking
DO CRITERIO DESEMPATE
a) soma de pontos
b) numero de vitória
c)games marcado
d)games sofrido
e) saldo de games
f) confronto de direto