REGRAS RANKING PCSF 2017
1. As inscrições para o RANKING 2017 terão o encerramento previsto para 30/02/2017.
2. O RANKING será dividido em Categoria A e Categoria B seguindo os resultados obtidos em 2016 com os respectivos assensos e também de acordo com critérios técnicos da organização.
3. Partidas serão realizadas em set normal de 6 games em data combinada pelos tenistas até o último dia do mês.
Os jogos poderão ser realizados em set de 9, em comum acordo entre os tenistas, desde que fora dos horários de pico (sab e dom pela manhã) e desde que não tenha fila de espera de tenistas no caso de dias de semana.
O resultado será informado a organização e convertido no formato de 6 games.
OBS: o jogos do ranking NÃO terão prioridade sobre nenhum outro jogo. Mesmo que agendado, os tenistas deverão respeitar a fila de espera aguardando sua hora de jogar, assim como qualquer partida amistosa realizada no clube.
4. O início do período de desafios será informado pela organização e os desafios deverão ser lançados até o dia 5 do mês vigente. Caso o tenista tenha dificuldade de lançar seu desafio pode recorrer a organização para fazê-lo.
5. O tenista poderá bloquear sua posição caso não possa jogar no mês desde que avise até o último dia do mês anterior ao que não vá jogar.
6. O tenista que não jogar 2 meses consecutivos, a não ser que seja por motivo de lesão, sairá do ranking.
7. Os tenistas poderão desafiar 1vez no mês e ser desafiado 1 vez no mês.
8. Os tenistas poderão desafiar qualquer um dos 5 jogadores a cima da sua posição, inclusive de outra classe. Ex: 1o da B pode desafiar último, penúltimo ou até os 5 últimos da A. Jogadores da B não são obrigados a desafiar jogadores da A e em caso de desafio o jogo servirá apenas para computo dos pontos não significando mudança de Categoria.
9. O número 1 do ranking poderá ser desafiado 2 vezes no mês (caso já não tenha desafiado alguém da categoria acima no caso da B) e o ultimo poderá desafiar 2 vezes no mês caso não tenha sido desafiado pelos da Categoria B. O número 1 da Categoria A caso não seja 2 vezes desafiado pode fazer um desafio.
10. Os desafios não realizados serão considerados WO. Caso o WO não seja lançado no grupo até a data limite, será considerado jogo não realizado resultando WO para ambos os tenistas.
11. Pontuação: -vencedor ganha 30 pontos,
- perdedor que jogou, ganha 10 pontos
- perdedor por WO não faz ponto
- vencedor por WO faz 30 pontos
- jogo não realizado, ambos não fazem ponto
12- critérios para desempate segundo desempenho em todo ranking atual:
1o- número de pontos;
2o- número de vitorias;
3o-menor número de derrotas;
4o-melhor saldo de sets
5o – melhor saldo de games
6o – melhor saldo de tie breaks
13- desafios começam em março e acabam em outubro com o FINALS previsto para novembro.
14- A pontuação inicial do RANKING 2017 será a final do ano de 2016 multiplicada por 10 tendo em vista o novo sistema de pontuação (a organização divulgará no grupo/site Lptennis.com.br o ranking final de 2016).
15- Em novembro os 8 melhores de cada categoria, jogarão a FINALS CUP e os demais poderão participar do torneio de duplas.
16- Os desafios não precisarão ser confirmados pelo desafiado e deverão ser feitos em CAIXA ALTA no GRUPO do WHATTSAPP. O desafio será considerado automático assim que o desafiante o fizer. O desafiante precisa entrar em contato com o desafiado para agendar o jogo. Serão aceitos desafios feitos por terceiros em caso de impossibilidade do tenista desde que a organização seja antecipadamente avisada.
17-O tenista que não fizer desafio no mês não marcará pontos a não ser que seja desafiado.
18- O tenista que não tiver quem desafiar, poderá desafiar acima do limite de 5 colocações, até encontrar alguém. Caso não encontre, deverá entrar em contato com a organização para que estes o façam seguindo ordem descendente de colocação.
19- O 2o lugar de cada categoria tem seu desafio ao 1o colocado assegurados na virado do ranking. No caso do 2o da B desafiar alguém da A, este desafio automático será desconsiderado.
20- Desafios acima do limite em caso de vitória terão um bônus de 5 pontos e desafios a baixo da posição da tabela terão um ônus de 5 pontos em caso de vitória. Ex1: o 10o desafia e ganha do 4o, o 10o faz 35 pontos e o 4o 10 pontos. Ex2: O 10o desafiou e ganhou do 12o, o 10o faz 25 pontos e o 12o faz 10 pontos.
Em caso de vitória do desafiado, a pontuação segue pela regra número 11.
Em caso de WO ou jogo não realizado, a pontuação segue a regra número 11.
21- Ao final do ano PODERÃO, SE SOLICITADO PELOS MESMOS, subir até 4 jogadores da categoria B para a A, respeitando a classificação final e desde que estes estejam entre os 8 primeiros da B.
22- Torneios adicionais: sistema de disputa em 6 games sem vantagem ( “no-ad”). Cada vitória valerá 10 pontos, vencedores da semi-final ganharão 15 pontos e campeão 25 pontos.
obs: o tenista vencedor vai somando a pontuação a cada rodada. Essa pontuação final será somada ao ranking como bonificação. Tenistas eliminados na primeira rodada não somam pontos.
23- O site LPTENNIS estará a disposição dos tenistas, com todas as informações do ranking e dos torneios, assim como estatísticas de cada jogador com gráficos e head to head!!!
https://lptennis.com/PCSF/
24- Qualquer situação que não esteja nas regras acima, serão avaliadas e decididas pela organização do ranking.