Regulamento – Ranking Clube AAA
I - OBJETIVO
Estimular a prática do tênis, replicando situações reais de jogo e incentivando o convívio social.
II - INSCRIÇÃO PARA ENTRAR NO RANKING
A inscrição poderá ser feita pelo associado cadastrado no setor de tênis.
Todos os jogadores devem possuir cadastro e um perfil de tenista no sistema LPTENNIS (
www.lptennis.com), que será criado pela organização. O tenista será notificado por e-mail sobre a criação do perfil e precisa criar sua senha de acesso.
O novo participante entrará na última colocação de sua categoria.
III - ADMINISTRAÇÃO DO RANKING
O ranking será administrado por uma comissão que será responsável por:
Analisar sugestões levantadas para alteração deste regulamento;
Efetuar inclusões de novos tenistas;
Acompanhar e aprovar os resultados dos jogos;
Etc.
IV - PARTICIPANTES
O Ranking será divido dentre as seguintes categorias:
Categoria A
V - SISTEMA DE DISPUTA
O sistema do ranking será de Sorteio.
Todo dia 1 de cada mês o sistema Lptennis abrirá uma nova rodada liberando 2 confrontos para cada jogador, dentro da faixa de classificação atualizada, respeitando esse critério até o final do ano.
O ranking adotará um sistema de no qual os jogadores deverão realizar 2 jogos por rodada, sendo cada rodada equivalente a 1 mês de duração limitado àquele mesmo mês (exemplo: se a rodada começou dia 1 de janeiro, encerrará dia 31 de janeiro; se a rodada começou dia 05 de abril, encerrará dia 30 de abril e etc.)
Pontuação:
Vencedor: 100 pontos
Perdedor: 25 pontos
Set vencido: 0 pontos
Set perdido: 0 pontos
VI - JOGOS
Haverá 5 minutos de aquecimento antes do início da partida e descanso de 1min30 entre os games.
Todos os jogos na rodada serão válidos para efeito de classificação, inclusive vitórias por W.O.
Uma partida só poderá ser postergada para o prazo da rodada seguinte por motivo de força maior.
Em caso de tentativa de evitar WO, os jogadores poderão adiantar seus jogos, em caso de disponibilidade de ambos, e também de quadras. (durante o mês/rodada).
Serão disputados em melhor de dois sets curtos + supertiebreak ( até 10 pontos e se necessário até abrir 2 pontos), set (até 4 games) com tiebreak no 4/4 (até 07 pontos, e se necessário até abrir 2 pontos).
VII - RESERVA DAS QUADRAS
A reserva de horários através da plataforma Lptennis não garante a reserva delas no clube. A responsabilidade de marcação dos jogos (data, horário e local) é de total responsabilidade dos jogadores, não cabendo ao clube o compromisso de garantir quadras livres.
VIII - CASOS OMISSOS
Os casos omissos e não previstos neste regulamento serão resolvidos pela organização
IX - DO CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTO
Todo (a) tenista ao fazer sua inscrição neste ranking, declara ter total conhecimento das regras do esporte e preservar o respeito e a cordialidade.
X - PROCEDIMENTOS ÉTICOS E REGRAS PARA JOGOS SEM JUIZ DE CADEIRA
1 - Cada jogador é responsável por todas as marcações no seu lado da quadra. O tenista deve ser honesto em todas as suas marcações. Porém, em caso de dúvida, ele deve dar o benefício da dúvida para o seu oponente e marcar a bola como "boa".
2 - É obrigação de o tenista marcar todas as bolas do seu lado da quadra; porém, para ajudar o seu oponente, quando este pedir, deve o tenista marcar contra si mesmo todas as bolas que ele viu claramente serem "fora" no lado da quadra de seu adversário.
3 - Qualquer marcação ("fora", "let", "fault") deve ser feita imediatamente, isto é, deve ser feita antes de o adversário golpear a bola, ou antes, de seu próprio golpe ir para fora. Se isso não for feito, a bola que originou a marcação será considerada "em jogo".
4 - Se você marcou uma bola como "fora" e depois verificou que foi "boa", deve corrigir sua marcação e, se a bola finalizava o ponto, deve dar o ponto ao seu oponente.
5 - Se os jogadores não se entenderem quanto ao escore, devem voltar até o último escore em que ambos estejam de acordo e recomeçar o jogo naquele escore.
6 - O tenista está proibido de checar marca da bola no campo de seu adversário, a menos que tenha sido convidado por seu oponente para fazê-lo.
7 - Quando não houver "boleiros" nos jogos, o tenista deverá pegar todas as bolas que estiverem no seu lado da rede e enviá-las para o sacador.
8 - O recebedor não deve responder o saque quando vir claramente que foi um "fault", devendo deixar a bola passar.
9 - Jamais peça ajuda ou testemunho de espectadores, pais, treinadores, etc, para marcação de bolas ou para qualquer outro assunto que diga respeito a ocorrências na quadra.
10 - O sacador deve, em bom som, anunciar o escore da partida antes de começar cada "game" e o escore do "game" a cada ponto.
11 - Espere até que o ponto termine antes de passar atrás de uma quadra onde esteja havendo um jogo.
Para o fair-play:
• Sorteio no início do jogo para decidir saque e lado;
• Voltar o ponto em caso de bolas duvidosas;
• Necessariamente cumprimentar parceiros e adversários ao final de cada jogo.