Regulamento
REGULAMENTO RANKING DE TÊNIS - CCMC – 2023
VISÃO
Construir um ambiente de relacionamento saudável e harmônico, motivar a prática do convívio social e a interação entre amigos, através do tênis.
COMPROMISSO
Manter a educação e respeitar as regras de conduta social, além de evitar e não estimular conflitos.
CAPÍTULO I – DOS OBJETIVOS
Art. 1º – O RANKING DE TÊNIS DO CLUBE DE CAMPO DE MOGI DAS CRUZES (RANKING CCMC) tem como objetivo variar as opções de jogos dos sócios do Clube De Campo de Mogi das Cruzes, agregando uma melhor evolução no seu nível de tênis com o intuito também, de melhorar os relacionamentos entre os tenistas que participam do RANKING CCMC.
Parágrafo Único – o principal objetivo é a confraternização entre AMIGOS.
CAPÍTULO II – DA COORDENAÇÃO
Art. 2º – A coordenação do RANKING CCMC, será realizada pelo Departamento de Esportes do Clube De Campo de Mogi das Cruzes, em conjunto com os administradores/fundadores do RANKING AMIGOS CCMC, os que estarão à disposição na orientação das regras e demais assuntos pertinentes ao Departamento. As atribuições da Coordenação do RANKING CCMC incluem , porém não se limitam a: (I) orientar os tenistas participantes quanto à disponibilidade de quadras e horários para a realização dos jogos; (II) atualizar e divulgar periodicamente a classificação dos tenistas em todas as categorias; (III) orientar os jogadores a utilização do APP (LETZPLAY) OFICIAL DO RANKING CCMC; (IV) organizar e coordenar o RANKING CCMC.
CAPÍTULO III – DA COMPETIÇÃO
Art. 5º – A competição será realizada na forma de pontos corridos, sendo que cada tenista jogará 2 (duas) partidas por mês, que serão realizadas por meio de sorteios ocorridos no primeiro dia (útil) do mês, pela Coordenação do RANKING CCMC, no Aplicativo/Site LetzPlay Tênis.
Art. 6º – Cada jogo será disputado em melhor de três SETS, sendo os dois primeiros normais, até 6 games, sem vantagem (no ad). Havendo a necessidade de desempate em placar de 6 games a 6, será disputado um TIE BREAK normal (mínimo de 7 pontos). Caso haja empate em sets (1-1), o terceiro set será realizado na forma de um SUPER TIE BREAK (mínimo de 10 pontos).
Art. 7º – Os jogos serão realizados somente nas quadras do Clube de Campo de Mogi das Cruzes, devendo cada tenista entrar em contato com seu oponente, por meio do APP WhatsApp – (GRUPO DA CATEGORIA E NO PARTICULAR - para registro do convite) e realizar os agendamentos das partidas, de acordo com a disponibilidade das quadras, devendo, sempre respeitar as regras internas no Clube de Campo de Mogi das Cruzes.
I – Realizado o jogo, o resultado deverá ser lançado na plataforma oficial do ranking LETZPLAY. Fica critério dos jogadores tirar uma foto e divulgar no grupo do WhatsApp, e, caso assim o faça, desde já, o tenista autoriza a divulgação das imagens nas redes sociais do RANKING CCMC e do CLUBE DE CAMPO DE MOGI DAS CRUZES.
CAPÍTULO IV – DAS INSCRIÇÕES
Art. 3º – As inscrições para a 1ª rodada de 2023 se encerrarão no dia 31/01/2023, devendo os interessados pagarem uma taxa anual de R$ 70,00 ( Setenta reais ), que deverão ser pagos direto na secretaria do Clube de Campo de Mogi das Cruzes ou por Pix CNPJ 52577491000131 - enviar o comprovante para 11 99649 2112 - Financeiro
§ Parágrafo 1 – Somente sócios do Clube De Campo de Mogi das Cruzes podem se inscrever no RANKING CCMC, vedada a participação de não sócios.
§ Parágrafo 2 – Para participar do Ranking será permitido nascidos até 2011
§ Parágrafo 3 – Após encerrado este período inicial de inscrição, os interessados poderão se inscrever a qualquer momento da competição, cientes de que entrarão na última posição das respectivas categorias, por ordem de inscrições, iniciando sua participação no mês subsequente a inscrição e de que os demais participantes já acumulam pontos dos confrontos anteriores.
CAPÍTULO V – DAS CATEGORIAS E CLASSIFICAÇÃO INICIAL
Art. 4º – As categorias disponíveis no RANKING CCMC – 2023 são:
- SIMPLES FEMININO – A e B
- SIMPLES MASCULINO – CATEGORIA A
- SIMPLES MASCULINO – CATEGORIA B
- SIMPLES MASCULINO – CATEGORIA C
- SIMPLES MASCULINO – CATEGORIA 60+
- SIMPLES MASCULINO – CATEGORIA ESPECIAL
§ Parágrafo 1 – A classificação inicia-se com a pontuação zerada para todos os tenistas de todas as categorias.
§ Parágrafo 2 – A definição do nível de cada tenista levará em consideração a classificação final do RANKING 2022. Todavia, para casos excepcionais e divergências, o RANKING CCMC – 2023 manterá uma comissão para análise dessas inscrições.
Fica determinado que as Tenistas que disputam Torneios FPT / CBT deverão se inscrever na Cat. Masculina Especial.
O Tenista poderá se inscrever apenas em uma categoria.
A Comissão será composta por um representante de cada Categoria, Diretor de Esportes, um representante do Depto. de Esportes e um árbitro Odair Costa
CAPÍTULO VI – DA ALTERAÇÃO DAS POSIÇÕES
Art. 8º – A tabela será de maneira automática após ser informado o resultado.
Art. 9º – É proibido o congelamento ou proteção da classificação do tenista sob quaisquer justificativas, incluindo motivos de lesão, mesmo que comprovadas por laudo médico.
CAPÍTULO VII – DO PERÍODO DE DISPUTA
Art. 10º – O RANKING CCMC, será realizados entre 01 de fevereiro de 2023 e 31 de outubro de 2023.
Art. 11º – Ao final deste período, será realizado o torneio FINALS 2023, com datas de realização a definir e com a participação dos oito tenistas melhores classificados, de cada categoria, considerando-se a Pontuação Final.
§ Parágrafo 1 – O regulamento detalhado do TORNEIO FINALS DO CLUBE DE CAMPO DE MOGI DAS CRUZES será divulgado no decorrer do mês de outubro de 2023.
CAPÍTULO VIII – DA PONTUAÇÃO
Art. 12° - As pontuações para os resultados de cada jogo são:
Vitória 100 pontos
Derrota 25 pontos
Art. 13º – Nos jogos que houver W.O.
Vencedor W.O. 100 pontos
Perdedor W.O. -50 pontos
§ Parágrafo 1 – o jogador que sofrer duas derrotas seguidas por W.O., será suspenso e só voltará para o sorteio quando entrar em contato com a Coordenação do Departamento de Esportes e solicitar o seu retorno.
§ Parágrafo 2 – A comissão poderá punir um participante com a perda de pontos (a critério da mesma) ou até mesmo a eliminação do RANKING CCMC, em casos disciplinares ou que venham a ferir o estatuto do Clube De Campo de Mogi das Cruzes, considerados de natureza grave pela comissão.
CAPÍTULO IX – DAS PROMOÇÕES E REBAIXAMENTOS
Art. 14° - Todos os participantes do RANKING CCMC, ficam cientes que serão promovidos para a categoria acima somente aqueles que, ao término do campeonato ficarem entre os 3 (três) melhores de sua categoria, vedada qualquer outro tipo de promoção, ainda que o tenista possua nível para jogar em outra categoria.
§ Parágrafo único – NÃO HAVERÁ REBAIXAMENTO – Todavia, os tenistas que ficarem nas últimas 5 (cinco) posições de suas categorias e que jogaram, no mínimo, 50% dos jogos dos primeiros colocados de sua categoria PODERÃO OPTAR POR JOGAR NA CATEGORIA INFERIOR.
CAPÍTULO X – DOS JOGOS ATRASADOS
Art. 15º - As partidas não realizadas no mês do sorteio não poderão ser reagendadas e o jogo será cancelado, não havendo a computação de pontos aos tenistas, salvo exceções que serão avaliados pela Comissão do RANKING CCMC.
CAPÍTULO XI – CASOS OMISSOS
Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos através da COMISSÃO do RAKING CCMC criada nos termos do § Parágrafo 2 , Artigo 2º.
CAPÍTULO XII – DAS DECLARAÇÕES FINAIS
Considerando o estado pandêmico instaurado nos dias de hoje, sem previsão de término, o DEPARTAMENTO DE ESPORTES terá plena autonomia para alterar toda e qualquer clausula constante deste regulamento, a qualquer tempo, de acordo com as necessidades e possibilidades, bem como ainda realizar eventuais avaliações que se fizerem necessárias, para melhor estruturar o certame.
O Clube de Campo de Mogi das Cruzes, através de seu departamento de esportes NÃO visa a obtenção de lucros com implementação do RANKING CCMC, estabelecendo que seu compromisso é com o desenvolvimento do esporte e apoio aos tenistas do clube.
A coordenação do RANKING CCMC buscará patrocínio para a realização de eventos, distribuição de camisetas, brindes e prêmios. Esses patrocinadores terão seus nomes vinculados aos produtos e/ou ações realizadas pelo departamento de esportes, no tocante à prática do tênis, conforme cada projeto pré estabelecido.
Este regulamento terá validade imediatamente após sua divulgação, sem efeitos retroativos.
Mogi das Cruzes, 09 de janeiro de 2023.