Regulamento
REGULAMENTO RANKING KOSMOS CLUBE – R.K.C - 2025
CAPÍTULO I – DOS OBJETIVOS
Art. 1º – O RANKING KOSMOS CLUBE (R.K.C) tem como objetivo integrar os sócios agregando uma melhor evolução no seu nível de tênis com o intuito também de proporcionar maior visibilidade do Clube na Região.
CAPÍTULO II – DA COORDENAÇÃO
Art. 2º – A coordenação do R.K.C., será realizada pelo Departamento de Tênis do Clube Kosmos, que estarão à disposição na orientação das regras e demais assuntos pertinentes ao Departamento. As atribuições da Coordenação do R.K.C., incluem, porém não se limitam a: (I) orientar os tenistas participantes quanto à disponibilidade de quadras e horários para a realização dos jogos; (II) atualizar e divulgar periodicamente a classificação dos tenistas em todas as categorias; (III) orientar os jogadores a utilização do APP (LETZPLAY) OFICIAL DO R.K.C., (IV) organizar e coordenar o R.K.C.
CAPÍTULO III –DAS INSCRIÇÕES
Art. 3º – As inscrições para a temporada de 2025 se encerrarão no dia 31/01/2025, ao meio-dia, podendo ser prorrogadas, devendo os interessados se dirigirem à Secretaria do Clube ou entrar em contato com o Diretor de Tenis pelo telefone 9 1772-6552 ou ainda solicitar sua inscrição no App LETZPLAY até 1 (uma) hora antes da realização do sorteio dos jogos.
§ Parágrafo 1 – O valor da inscrição para o exercício de 2025 será de R$ 100,00 (cem reais), taxa anual, por categoria.
§ Parágrafo 2 – A inscrição deverá ser realizada diretamente no APP (LETZPLAY), informando a categoria que irá jogar, (PODE HAVER REMANEJAMENTO DE CATEGORIA A CRITÉRIO DA ORGANIZAÇÃO).
§ Parágrafo 3 – Ao realizar o pagamento o interessado deverá enviar o comprovante para o telefone 9 1772-6552.
§ Parágrafo 4 – O pagamento da inscrição deverá ser realizado por meio de boleto bancário que será enviado ao interessado pela secretaria do clube, podendo ser paga em até 2x, devendo o interessado informar a Secretaria caso opte pelo parcelamento.
§ Parágrafo 5 – Somente sócios adimplentes do Clube Kosmos podem se inscrever no R.K.C., vedada a participação de não sócios;
§ Parágrafo 6 – Após encerramento deste período inicial de inscrição, os interessados retardatários poderão se inscrever a qualquer momento da competição, cientes de que entrarão na última posição das respectivas categorias e por ordem de inscrições, e de que os demais participantes já acumulam pontos dos confrontos anteriores.
CAPÍTULO IV – DAS CATEGORIAS
Art. 4º – As categorias no R.K.C – 2025 são:
NAS SIMPLES
1. CAT. ESPECIAL
2. CAT. A
3. CAT. B
4. CAT. C
5. CAT. INICIANTES
6. CAT. KIDS
NAS DUPLAS
7. CAT. DUPLAS 60+
8. CAT. DUPLAS FEMININO 50+
9. CAT. DUPLAS OURO
10. CAT. DUPLAS PRATA
11. CAT. DUPLAS ESPECIAL
§ Parágrafo 1º – As categorias em vermelho, são as novas categorias criadas para esse ano.
§ Parágrafo 2º – A Cat. KIDS, serão formadas por crianças de 08 a 13 anos, podendo participar tanto, meninas quanto meninos.
§ Parágrafo 3º – Fica consignado que nessa categoria serão realizados apenas uma partida por mês, nos mesmos critérios das outras categorias.
§ Parágrafo 4º - na Cat. DUPLAS ESPECIAL, só poderão participar quem estiver jogando a Cat. de SIMPLES ESPECIAL, salvo exceções, a critério da Coordenação do Ranking.
CAPÍTULO V – DA COMPETIÇÃO
Art. 5º – A competição será realizada em duas etapas, a primeira, na forma de pontos corridos, sendo que cada tenista jogará 2 (duas) partidas no ranking de simples e 1 (uma) partida no ranking de duplas, que serão realizados por meio de sorteios ocorridos no primeiro dia de cada mês, pela Coordenação do R.K.C., na plataforma do APP LETZPLAY, e serão disputadas de 01/02/2025 a 31/10/2025, e a segunda etapa, onde participarão apenas os 8 (oito) primeiros colocados no ranking de simples e os 16 (dezesseis) primeiros colocados no ranking de duplas, podendo haver alteração a depender do número de inscritos, o denominado, KOSMOS FINALS, que será realizado no mês de novembro de 2025, em datas a serem ainda definidas.
Art. 6º – Cada jogo de simples será disputado em melhor de três SETS, sendo os dois primeiros normais, até 6 games, no sistema NO AD (VEDADO JOGAR COM VANTAGEM). Havendo a necessidade de desempate em placar de 6 games a 6, será disputado um TIE BREAK normal (mínimo de 7 pontos). Caso haja empate em sets (1-1), o terceiro set será realizado na forma de um SUPER TIE BREAK (mínimo de 10 pontos).
Parágrafo 1º: Nas duplas, as partidas serão realizadas no formato denominado Super 4, que consiste em disputas em 3 set, sendo cada set com um parceiro diferente, o nosso conhecido TROCA-TROCA, cada set será de até 6 games, no sistema NO AD (VEDADO JOGAR COM VANTAGEM). Havendo a necessidade de desempate em placar de 6 games a 6, será disputado um TIE BREAK normal (mínimo de 7 pontos).
Parágrafo 2º: Fica consignado que nas categorias de duplas, por restrições do sistema do LETZPLAY, embora esteja disponível em “meus jogos pendentes” 3 (três) partidas no mês, basta realizar apenas um agendamento, jogando os três sets no horário agendado.
Art. 7º – Os jogos serão realizados nas quadras e horários disponibilizados na plataforma LETZPLAY, devendo cada tenista entrar em contato com seu oponente, por meio do APP WhatsApp – (para registro do convite) e realizar os agendamentos das partidas, devendo, obrigatoriamente, lançar os resultados da partida na plataforma oficial do certame, APP LETZPLAY.
§ Parágrafo 1º – Fica estabelecido que caso os sócios não atualizem os resultados dos jogos até o fim do mês da realização dos mesmos, o resultado não será computado e terá o status de jogo cancelado.
§ Parágrafo 2º – Fica estabelecido ainda o tempo máximo de cinco minutos para aquecimento dos tenistas (bate-bola seguido de voleio, smash e saque, a critério dos tenistas) antes do início de cada jogo. É vedada aos tenistas a disputa de pontos (TIE BREAK ou SUPER TIE BREAK, por exemplo) como forma de aquecimento preliminarmente ao início do jogo.
§ Parágrafo 3º – As partidas terão uma tolerância de atraso de quinze minutos, ainda que o participante venha comunicar seu atraso a seu oponente ou ao Departamento de tênis.
§ Parágrafo 4º – Caso o jogador não chegue até o limite de tolerância descrito no parágrafo 2º, será considerado como W.O, com vitória para o jogador que estiver em quadra.
§ Parágrafo 5º – Todavia, considerando tratar-se de um evento amistoso e que busca a interação social, será permitida, por mera liberalidade do jogador que obteve a “vitória” por W.O, reagendar a referida partida, no mesmo mês que deveria ter sido realizada, desde que tenha disponibilidade de horários no APP, e caso haja algum contratempo posterior e independentemente de qual seja, que impeça a realização da mesma, o jogo terá o status de cancelado não havendo pontuação para nenhum jogador.
§ Parágrafo 6º – É proibida a realização de jogos do R.K.C., fora do Clube Kosmos sem o consentimento da Coordenação do Departamento de tênis. Caso tal situação aconteça, os respectivos resultados não serão aceitos para fins de alteração de posições na classificação.
CAPÍTULO VI – DA ALTERAÇÃO DAS POSIÇÕES
Art. 8º – A tabela será de maneira automática após ser informado o resultado.
Art. 9º – É proibido o congelamento ou proteção da classificação do tenista sob quaisquer justificativas, incluindo motivos de lesão, mesmo que comprovadas por laudo médico.
CAPÍTULO VII – DOS PERÍODOS DE DISPUTA
Art. 10º – Os R.K.C., serão realizados entre 01 de fevereiro de 2025 e 31 de outubro de 2025.
Art. 11º – Ao final deste período, será realizado a segunda etapa, o TORNEIO KOSMOS FINALS, com datas de realização a definir e com a participação dos oito tenistas mais bem classificados, considerando-se a Pontuação Final de cada categoria dos 8 primeiros colocados nas simples e 16 nas duplas.
§ Parágrafo 1 – O regulamento detalhado do TORNEIO FINALS KOSMOS CLUBE será divulgado no decorrer do mês de outubro de 2024.
CAPÍTULO VIII – DA PONTUAÇÃO
Art. 12° - As pontuações para os resultados de cada jogo são:
Vitória 100 pontos
Derrota 25 pontos
Art. 13º – Nos jogos que houver W.O.
Vencedor W.O. 100 pontos
Perdedor W.O. 0
§ Parágrafo 1 – o jogador que sofrer duas derrotas seguidas por W.O. na mesma categoria, será suspenso para o próximo sorteio e voltará automaticamente no sorteio posterior, devendo, portanto, avisar a coordenação para ativa-lo novamente.
§ Parágrafo 2 – A coordenação poderá punir um participante com a perda de pontos (a critério da mesma) ou até mesmo a eliminação do R.K.C., em casos disciplinares ou que venham a ferir o Estatuto do Clube Kosmos, considerados de natureza grave pela coordenação.
§ Parágrafo 3 – Nas partidas de Duplas, fica consignado que somente o jogador que faltar à partida é que perderá os pontos por derrota por WO, e seus parceiros receberão os pontos da “derrota”, ou seja: 25pts.
§ Parágrafo 4 – Consigne-se ainda que será considerado W.O mesmo que os jogadores informarem seu oponente que não poderá jogar a partida agendada antecipadamente, caso não haja mais possibilidade de jogar a partida naquele mês de sorteio;
CAPÍTULO IX – DAS RESERVAS DE QUADRAS E FILA DE RAQUETES
Art. 14º – FICA PROIBIDA A ANTECIPAÇÃO DE PARTIDAS PRE-AGENDADAS, A MENOS QUE OS PARTICIPANTES RESPEITEM A FILA DE RAQUETES, SITUAÇÃO EM QUE PERDEM O DIREITO À RESERVA DE QUADRA.
§ Parágrafo 1º – Caso a regra em apreço não seja respeitada, todos os jogadores serão punidos com perdas de pontos à critério da coordenação do ranking.
§ Parágrafo 2º– As partidas poderão ser realizadas sem o devido agendamento na plataforma LETZPLAY, entretanto, os jogadores devem respeitar a fila de raquetes, devendo jogar um set de cada vez, caso tenham sócios esperando para jogar, não tendo essa condição, os jogadores podem jogar a partida ininterruptamente.
§ Parágrafo 3º – NÃO HÁ EXCLUSIVIDADE DE RESERVA DE QUADRA ANTES DO HORARIO AGENDADO, PODENDO OS DEMAIS SÓCIOS UTILIZAREM AS QUADRAS LIVREMENTE.
CAPÍTULO X – DAS PROMOÇÕES E REBAIXAMENTOS
Art. 15° - Todo participante do R.K.C., ficam ciente que serão promovidos para a categoria acima aqueles que, ao término do campeonato, inclusive contando com o FINALS, ficarem entre os 5 (cinco) melhores de sua categoria, (salvo exceções), todavia, quando um dos jogadores promovidos, por qualquer motivo, não vá continuar a jogar o Ranking DEFINITIVAMENTE no ano posterior, promove-se à vaga o próximo colocado que participou do FINALS, ou seja: 6,7 e 8 lugares.
§ Parágrafo 1º – Os tenistas que ficarem nas últimas 3 (três) posições de suas categorias e que jogaram, no mínimo, 50% dos jogos dos primeiros colocados de sua categoria até a primeira fase, serão automaticamente rebaixados para a categoria inferior, devendo ser considerado ainda os critérios estabelecidos pela plataforma do LETZPLAY em caso de empates, com exceção da categoria C, que não haverá rebaixamento para a categoria INICIANTE, e nas Duplas, não haverá rebaixamento na categoria 60+, FEMININO 50+ e DUPLAS ESPECIAL.
§ Parágrafo 2º – Na categoria ESPECIAL, serão rebaixados o mesmo número de jogadores promovidos da categoria A, desde que não ultrapasse 3 jogadores e ainda, não haverá abertura de vaga para aqueles que ficarem abaixo da 5 (quinta) colocação, em nenhuma hipótese.
CAPÍTULO XI – DOS JOGOS ATRASADOS
Art. 16º - As partidas não realizadas no mês do sorteio não poderão ser reagendadas e o jogo será cancelado, não havendo a computação de pontos aos tenistas, salvo exceções que serão avaliados pela coordenação.
CAPÍTULO XII – WILD CARD
Art. 17º - Aqueles que se inscreveram no RANKING a partir da primeira rodada e após 3 (três) meses de competição estiverem entre as 3 (três) primeiras colocações em suas categorias, PODERÃO usar o WILD CARD, para usá-lo em até (2 (dois) meses a partir de maio do ano corrente, para PROMOVEREM-SE à categoria superior.
§ Parágrafo 1º – Os interessados deverão solicitar após o fechamento da classificação do mês de abril sua intenção em usar o WILD CARD, ocasião em que será realizado um sorteio contra um jogador da categoria superior, excluindo os 5 primeiros colocados, para realização da partida de PROMOÇÃO de CATEGORIA;
§ Parágrafo 2º – Consigne-se que o WILD CARD NÃO poderá ser usado na categoria INICIANTE → C, bem como nas categorias de duplas.
§ Parágrafo 3º – Frise-se ainda que, o participante que optar em usar o WILD CARD e vencer a partida de promoção NÃO carregará os pontos conquistados até então, participando, assim, já no próximo mês, na categoria superior, porém com 100PTS DE BONUS.
CAPÍTULO XIII – CASOS OMISSOS
Art. 18 - OS CASOS OMISSOS NESTE REGULAMENTO SERÃO RESOLVIDOS PELA COORDENAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE TÊNIS DO CLUBE KOSMOS.
CAPÍTULO XIV – DAS DECLARAÇÕES FINAIS
Art. 19 - Considerando o estado pandêmico instaurado nos dias de hoje, sem previsão de término, o DEPARTAMENTO DE TENIS terá plena autonomia para alterar toda e qualquer clausula constante deste regulamento, a qualquer tempo, de acordo com as necessidades e possibilidades, bem como ainda realizar eventuais avaliações que se fizerem necessárias, para melhor estruturar o certame.
Este regulamento terá validade imediatamente após sua divulgação, sem efeitos retroativos.
Mogi das Cruzes, 14 de janeiro de 2025.
Departamento de Tênis do Kosmos Clube.
Crisleno Drago
Eduardo Sakamoto
Mari Yamamoto
Paulino Emiliano