REGULAMENTO RANKING INTERNO DE BEACH TENNIS - 2025
A Sociedade Recreativa Mampituba através do seu Núcleo de Esportes
realiza o sistema de desafio de Beach Tennis (ranking interno) a fim de oportunizar aos
associados do clube a integração entre os praticantes do esporte além de
momentos de lazer e confraternização.
1. RANKING
1.1. Todos os jogos serão realizados nas dependências da sede campestre e sede
praia. Somente em casos extraordinários poderá ser realizado em outro local com
autorização do Núcleo de Esportes.
1.2. Todos os jogadores devem possuir cadastro ativo no sistema LetzPlay
(
www.letzplay.com).
1.3. Para estar apto a jogar o desafio, o sócio deve estar em dia com suas obrigações
junto ao clube.
1.4. O período de disputa será de 03/03/2025 a 19/10/2023.
1.5. A taxa de inscrição será de R$ 140,00
1.6. Novas inscrições serão permitidas até a 5ª rodada de disputa do Ranking.
Contudo, para iniciar a disputa, é necessário ter pelo menos 02 participantes no último
grupo de disputa.
1.7. O jogador que, por ventura, estiver suspenso do clube ou das atividades esportivas
só poderá participar do referido ranking após cumprir sua pena integralmente.
1.8. Os beach tenistas serão responsáveis por levar as bolas em boas condições de
uso.
1.2. 1.9. Os jogos deverão ser disputados dentro do horário de funcionamento das
quadras de Beach Tennis, das 06h às 22h, todos os dias da semana.
2. SISTEMA DE DISPUTA
2.1. O ranking da Sociedade Recreativa Mampituba segue o sistema de desafio por
pontos.
2.2. O ranking será dividido por categorias para nivelamento nas primeiras rodadas.
Após o início dos desafios, os participantes de todas as categorias serão classificados
em uma tabela única de pontos.
2.3. De acordo com a classificação na tabela, a cada "janela" de 12 participantes, o
sistema dividirá automaticamente, de maneira aleatória, em subgrupos de 04 jogadores
para que possam realizar seus confrontos.
2.4. Não será permitido cancelar o desafio. Depois de sorteado os confrontos e
lançados os jogos, os mesmos não poderão ser trocados.
2.5. Ao término da última rodada do ranking, será utilizada a colocação na tabela de
classificação geral de cada categoria para a formação dos grupos do Torneio Master.
2.6. DO TORNEIO FINAL
2.6.1. Ao final das rodadas, os 08 primeiros colocados gerais de cada categoria serão
convocados a participarem de um Torneio Master.
2.6.2. Serão formados dois grupos obedecendo à seguinte ordem:
Grupo A Grupo B
1º Colocado (a) 2º Colocado (a)
3º Colocado (a) 4º Colocado (a)
5º Colocado (a) 6º Colocado (a)
7º Colocado (a) 8º Colocado (a)
2.6.3. Classificando-se para a próxima fase os dois primeiros de cada grupo.
2.6.4. Os jogos seguirão o mesmo formato do Ranking.
2.6.5. Este Torneio não somará pontos para a classificação geral do Ranking, mas
terá uma premiação exclusiva.
2.6.6. Critérios de Desempate no Torneio Master
Em caso de empate entre jogadores na fase de grupos do torneio Master, os
seguintes critérios de desempate serão aplicados, na ordem apresentada:
1. Saldo de Sets.
2. Saldo de Games.
3. aproveitamento (%) de sets
4. aproveitamento (%) de games
5. Classificação no Ranking: Se o empate persistir após a aplicação dos critérios
anteriores, a classificação final será definida pelo ranking, onde quem tiver a
melhor colocação no ranking será classificado à frente.
3. CATEGORIAS
3.1. O ranking será disputado nos gêneros masculino e feminino nas seguintes
categorias:
Categoria Avançada;
Categoria Intermediária;
Categoria Iniciante.
3.2. O nível de jogo de cada atleta será avaliado por uma comissão organizadora.
3.2.1. Para evitar desnivelamento de jogos nas primeiras rodadas, os jogadores
receberão pontuações iniciais na categoria inscrita, conforme:
3.2.2 O primeiro colocado no ranking de 2024 da categoria Avançada receberá 350
pontos. Os ranqueados imediatamente abaixo no mesmo ano receberão 01 ponto a
menos, estabelecendo suas posições na tabela de classificação inicial.
3.2.3, O primeiro colocado no ranking de 2024 da categoria Intermediária receberá 200
pontos. Os ranqueados imediatamente abaixo no mesmo ano receberão 01 ponto a
menos, estabelecendo suas posições na tabela de classificação inicial.
3.2.4. O primeiro colocado no ranking de 2024 da categoria Iniciante receberá 01 ponto.
Os ranqueados imediatamente abaixo no mesmo ano receberão 01 ponto a menos,
estabelecendo suas posições na tabela de classificação inicial.
3.2.5 Todos os jogadores que não participaram e/ou não finalizaram o ranking do ano de
2023 receberão a pontuação mínima em suas categorias.Os jogadores que entrarem já
com o ranking em andamento receberão a pontuação inicial do ultimo inscrito da categoria
que optarem por jogar.
3.2.7 Ao término da 10ª rodada, a pontuação inicial dada para o nivelamento das
categorias será retirada, visando manter a dinâmica do ranking.
4. DA RODADA
4.1. Serão realizadas 10 rodadas para contabilização de pontos do ranking, conforme
descritas abaixo:
1ª rodada: de 03/03 a 23/03/24;
2ª rodada: de 27/03 a 16/04/24;
3ª rodada OURO: de 19/04 a 09/05/24;
4ª rodada: de 12/05 a 01/06/24;
5ª rodada: de 05/06 a 25/06/24;
6ª rodada OURO: de 28/06 a 18/07/24;
7ª rodada: de 21/07 a 10/08/24;
8ª rodada: de 14/08 a 03/09/24;
9ª rodada OURO: de 06/09 a 26/09/24;
10ª rodada: de 29/09 a 19/10/24.
4.2. Os jogos deverão ser realizados dentro do período determinado para cada rodada.
4.3. Passados 07 dias da data de abertura da rodada e os integrantes não conseguirem
marcar a data, o Núcleo de Esportes deverá ser acionado para mediar a data que
contemple o maior número possível de jogadores.
4.3.1. O jogador que não puder participar do desafio receberá a pontuação equivalente
à derrota de set nos confrontos apenas em casos em que não houver W.O.
(ausência total de participação do adversário). Para receber a pontuação, o jogador
deve procurar o Núcleo de Esportes e comunicar sua impossibilidade de
participação.
4.4. Neste caso, deverá ser acionado um “coringa” para que ocupe a vaga do jogador
faltante. Este coringa deverá ser um jogador localizado até 04 posições acima ou
04 posições abaixo na classificação geral do ranking, sendo que o jogador coringa
não pontuará para o ranking.
4.5. Finalizada a rodada, todos os jogos marcados e sem placar serão cancelados, e
todos os jogadores receberão a pontuação correspondente ao jogo cancelado.
4.6. Os jogadores que não conseguirem jogar seus desafios durante o período da
rodada (por qualquer que seja o motivo) deverão ‘‘inativar’’ seu cadastro no
LetzPlay para não receberem desafios neste período.
4.7. RODADA OURO
4.7.1. Será considerada RODADA OURO somente as rodadas N° 03, 06 e 09, e estas
terão pontuação bônus de 50% da pontuação conquistada na rodada.
4.7.2. O bônus será lançado após o fechamento da rodada e manualmente pelo Núcleo
de Esportes.
4.7.3. Poderá ser acionado jogador "coringa", sendo este jogador participante do
ranking ativo, e os nomes de quem não vai jogar e o de quem vai substituir
devidamente informado ao núcleo de esportes.
4.7.4. No caso de utilização do "coringa" para os atletas que não puderam participar da
rodada, estes perderão o direito à pontuação bônus da Rodada Ouro. A substituição
por um "coringa" implica na renúncia à vantagem da pontuação extra.
5. JOGOS
5.1 Os jogos serão disputados em três sets de 06 games.
5.2. Em caso de empate em 5 x 5, um tiebreak até 07 pontos corridos será disputado,
seguindo as regras do esporte com alternância dos sacadores.
5.3. Cada set deverá ser disputado com um parceiro diferente do grupo.
5.4. Se, por algum motivo, não for possível concluir o jogo, os jogadores poderão
continuar a disputa em outro dia da mesma semana, mantendo o placar já jogado.
5.5. Se algum jogador não comparecer dentro do horário combinado ou se atrasar por
mais de 10 minutos, será considerado W.O. e este jogador não poderá jogar a nova
partida, sendo utilizado um coringa inscrito e ativo no ranking.
5.6. Nos jogos em que houver desistência, por qualquer motivo, um coringa deve ser
acionado para realizar o novo confronto. O novo jogo deverá iniciar do zero, ou seja,
os placares até então jogados não serão mantidos.
5.7. Este coringa deverá pertencer e estar ativo no ranking.
5.8. Se todos os jogadores comparecerem para o jogo e, por algum motivo, o jogo não for
realizado, uma nova data para o confronto deverá ser marcada.
5.9. O jogador que estiver ocupando a última posição na classificação geral dentro de seu
respectivo grupo de confronto terá a obrigação de iniciar as conversas com o intuito
de marcar o desafio, embora todos possam fazê-lo.
5.10. É também obrigação deste último colocado lançar os resultados no aplicativo,
embora qualquer participante possa fazê-lo.
6. PONTUAÇÃO
6.1. A pontuação de cada jogo se dará da seguinte forma:
6.2. Jogos finalizados:
Vitória de set: 30 pontos;
Derrota de set: 10 pontos;
Game vencido: 02 pontos por game vencido para cada um dos jogadores.
7. PONTUAÇÃO ESPECIAL: JOGOS POR W.O.
7.1.1. Em jogos por W.O., o jogador que não compareceu perderá 90 pontos (pontuação
negativa).
NOTA: Entende-se por W.O o jogo que foi marcado e não houve comparecimento de
algum dos oponentes.
7.2. Nos jogos em que houver desistência, deverá ser acionado um coringa para a
realização do novo confronto, e o jogador que desistiu receberá a pontuação de derrota
em set sem bonificação dos games.
NOTA: O jogo cancelado devido à lesão também será considerado desistência por parte
do jogador lesionado.
7.2.1. Os jogos que não tiverem o resultado informado até o fechamento da rodada, que
ocorre durante o expediente do Núcleo de Esportes, serão cancelados. O fechamento da
rodada sempre será feito durante o expediente do Núcleo de Esportes, de Segunda a
Quinta, das 08h00 às 22h00, e Sexta, das 08h00 às 18h00.
7.2.3. Nos jogos cancelados, serão dados 30 pontos para cada um dos jogadores.
7.2.4. O jogador inativo na rodada, ao retornar aos confrontos, deve avisar ao Núcleo de
Esportes para que receba como bonificação a pontuação de derrota (30 pontos) por cada
rodada que esteve ausente.
6.3.4. Os jogadores que entrarem na competição após a finalização da primeira rodada
serão bonificados recebendo a pontuação inicial do último inscrito na categoria que
optarem por jogar.
8. CASOS OMISSOS
8.1.Quaisquer situações não contempladas neste regulamento serão resolvidas pela
organização e Núcleo de Esportes da Sociedade Recreativa Mampituba.
9. DO CONHECIMENTO DAS REGRAS E DO REGULAMENTO
9.1 O beach tenista incluso no ranking declara ter total conhecimento das regras e
submete-se a aceitar as normas do regulamento.
Núcleo De Esportes – S.R.Mampituba
Criciúma, Fevereiro de 2025.