Regulamento
1. Marcação de jogos e definição da rodada:
1.1. Os confrontos serão definidos pelas seguintes regras:
1.1.1 Nos rankings de classe sempre o jogador será sorteado aleatoriamente para jogar com qualquer tenista da sua classe.
1.1.2 Nos rankings de uma classe só, ou seja, ranking único, o jogador será sorteado aleatoriamente dentro da classe para jogar com qualquer um dos tenistas que estejam no máximo a 10 posições de diferença no ranking.
1.1.3. Serão observadas as licenças, suspensões para formação dos confrontos dentro da classe.
1.1.4. A formação da rodada será induzida pelo sistema de forma que a repetição de confrontos só aconteça depois de 03(três) rodadas.
1.1.5 Se houver número ímpar de participantes na classe, será acrescentado um jogador “CURINGA”, que servirá para termos um número par de jogadores.
1.1.5.1. Para efeito de pontuação, o jogador que for sorteado para “enfrentar o CURINGA” receberá 6 pontos na rodada.
1.2. O desafiante será sempre o que está mais abaixo na ordem de classificação.
1.3. A regra de utilização das bolas para o jogo deverá ser definida pelo administrador do ranking.
1.4. A divulgação dos confrontos (rodada atual) será em dia e horário determinado pelo adminisrador.
1.4.1. Nos jogos que não tiverem seu resultado informado, ambos os jogadores não receberão pontuação.
1.4.1.1. A responsabilidade de cadastrar o resultado é do vencedor, mas o perdedor também pode cadastrar.
1.4.2. Caso o jogo seja realizado com atraso o Vencedor deve lançar o resultado atrasado no site ou no aplicativo da mesma forma como se faz para o jogo realizado em dia.
2. Jogos:
2.1. O tipo do piso ficará a cargo dos jogadores.
2.1.1. Se não houver consenso, será dada preferência ao tipo de piso escolhido pelo desafiado.
2.2 Nos casos em que jogos forem disputados sempre no mesmo local, então será o piso disponibilizado pelo clube, condomínio ou academia.
2.1. O resultado lançado será pontuado proporcionalmente da mesma forma pelo sistema em dois sets e um supertiebreak, 2x0 ou 2x1
2.2. Se por algum problema não for possível terminar o jogo, será considerado vencedor quem tiver maior quantidade de games, exceto por contusão ou desistência.
2.3. Se ainda persistir a igualdade, o vencedor sairá de um sorteio e receberá a quantidade de games suficientes para fechar a partida.
2.4. No caso de término do jogo por contusão ou desistência, o vencedor irá receber a quantidade de games suficientes para fechar a partida.
2.5. Se algum jogador não comparecer, ou se atrasar por mais de 20 minutos, será considerado vitória por WO a favor do jogador que compareceu.
2.6. Se os jogadores compareceram no local e no horário marcado para o jogo, e o jogo não puder ser realizado, eles devem remarcar o jogo, dentro do prazo estipulado pelo organizador para a realização dos jogos.
2.7 Se ainda assim não puder haver o jogo, nenhum jogador receberá pontos, mas poderão, caso queiram, realizar o jogo em outra data e depois lançar o resultado.
3. Admissão no ranking:
3.1. No momento da entrada no ranking o tenista receberá os pontos necessários para que fique posicionado no meio da classe escolhida. Essa pontuação recebida será divida por 10 e destribuída em 10 rodadas. Dessa forma, já na sua primeira rodada, o novo integrante do Ranking já começa a defender seus pontos.
3.2 O tenista que se cadastrar no site deverá entrar em contato com o organizador para solicitar o seu ativamento.
4. Saída da ranking:
Para saída definitiva do ranking, o participante deve solicitar que o organizador altere seu status para DESATIVADO.
5. Pontuação para o ranking:
5.1. Jogos Normais
5.1.1. Cada jogador receberá uma pontuação por cada partida disputada.
5.1.2. Esses pontos serão acumulados por 10 (dez) rodadas, quando eles serão substituídos pelos novos pontos, portanto a pontuação de cada jogador para o ranking será sempre a soma dos seus últimos 10 resultados.
5.1.2.1. Dessa forma, o ranking funcionará como o ranking da ATP-Tour, que cada jogador começará a ter que defender seus pontos.
5.1.3. A pontuação por jogo esta exibida na aba ranking-regra de pontuação (computador) e menu-ranking-regra de pontuação (aplicativo).
5.2. Nos jogos que houver WO:
5.2.1. Considera-se ocorrido o WO quando um dos jogadores não puder jogar na rodada da semana.
5.2.2. O vencedor receberá 6 pontos.
5.2.3. O perdedor não receberá pontuação.
5.3. Nos jogos em que o resultado não for informado por nenhum dos tenistas, ambos não receberão pontuação.
6. Regra de suspensão:
6.1. Suspensão por jogos atrasados: O jogador que não lançar resultado, mesmo que justificadamente, por 2 (dois) jogos seguidos será retirado das rodadas e será automaticamente suspenso pelo sistema até que regularize pelo menos um dos seus jogos e informe o resultado no site, pois assim voltará automaticamente para o sorteio.
6.2. Suspensão por duas derrotas seguidas por wo: o jogador que sofrer duas derrotas seguidas por Wo será suspenso e só voltará para o sorteio quando entrar em contato com o administrador e solicitar o seu retorno.
6.3. O jogador Suspenso não receberá pontos até sair desta condição.
7. Regra de Bônus
Nos jogos em que o perdedor fizer menos de 2 (dois) games o vencedor receberá um Bônus de 3 pontos na sua pontuação normal do jogo.
8. Regra de Licença:
8.1. O jogador que estiver impossibilitado de jogar, por qualquer motivo, deve alterar sua situação/status no site para licenciado. Desta forma seu nome não sairá na rodada, portanto não prejudicando os colegas.
8.2. A licença será sempre por prazo indeterminado, ou seja, o participante quando quiser voltar deverá alterar o status/situação no site para ativo.
8.3. O jogador que entrar de licença não constará nas rodadas da Barragem.
8.4. O jogador de Licença irá receber 3 (três) pontos nas rodadas em que estiver ausente.
9. Jogos atrasados
Os jogos atrasados poderão ser realizados a qualquer tempo e os pontos serão computados normalmente, mas os tenistas devem ficar atentos aos motivos de suspensão prevista no item 6 e lembrar que sua pontuação individual é sempre a soma dos seus últimos 10 resultados, portanto se o jogo em aberto passar de 10 rodadas atrás, o resultado não será somado na sua pontuação.
10. Ascensão e queda entre as classes. (este item não é válido para ranking de uma classe só)
O administrador do ranking deverá estabelecer critérios de ascenção e queda entre as classes depois de um determinado periódo.
PONTUAÇÃO POR JOGO
Vitórias
O Desafiante que vencer pelo seguinte placar em sets:
2x0 - ganhará 10 pontos
2x1 - ganhará 08 pontos
O Desafiado que vencer pelo seguinte placar em sets:
2x0 - ganhará 09 pontos
2x1 - ganhará 07 pontos
Derrotas
O Desafiante que perder pelo seguinte placar em sets:
2x0 - ganhará 02 pontos
2x1 - ganhará 04 pontos
O Desafiado que perder pelo seguinte placar em sets:
2x0 - ganhará 01 ponto
2x1 - ganhará 03 pontos
PRÓ-SET
A pontuação nos jogos de PRÓ-SET será igual aos resultados de jogos com placares 2x1.
WO e Jogo com o Curinga
O Vencedor ganhará - 06 pontos
O Perderdor não pontuará
Bônus
Nos jogos em que o perdedor fizer no máximo 2 games na partida o ganhador do jogo receberá 3 pontos a mais de bônus na sua pontuação do jogo.